Buscar

SANEAMENTO BÁSICO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Referente às aulas 1, 2, 3 e 4
Disciplina: Saneamento Básico
AULA 1: História do Saneamento Básico no Mundo
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 Água Potável e Saneamento visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Apresente pelo menos duas soluções de como este objetivo poderá ser alcançado no Brasil, contextualizando-as com dados oficiais. Mínimo de cinco linhas.
Para alcançar o objetivo sustentável 6, referente a água potável, os órgãos governamentais deverão se empenhar para até 2030 melhorar a qualidade da nossa água, reduzindo a poluição hídrica, eliminando os despejos e minimizando a liberação de materiais perigosos. Além de aumentar a eficiência do uso da água em todos os setores produtivos e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água para reduzir o número de pessoas que não tem água potável disponível.
AULA 2: Saneamento Básico no Brasil
Com base na compreensão do termo “Saúde Ambiental”, comente sobre duas ações que, em sua opinião, devem ser consideradas prioritárias para a melhoria da saúde ambiental de uma sociedade. Mínimo de cinco linhas.
Para que uma sociedade tenha o mínimo de dignidade, entendo que as principais ações governamentais seriam proporcionar o acesso à água potável e a coleta de resíduos sólidos. A ausência desses fatores implica em muito no aumento da mortalidade infantil, causando doenças parasitárias, devido ao fato de estarem consumindo água contaminada, e também vivendo em um ambiente degradado e sem condições de higiene.
É preciso uma conscientização geral de todos, para que haja um processo de despoluição dos mananciais, preservação dos recursos hídricos, tratamento de esgotos, recuperação das matas ciliares. 
Outro fator importante é a gestão dos resíduos sólidos, então, é imprescindível a coleta seletiva, reciclagem e responsabilizar as empresas com a logística reversa de contaminantes como baterias de celulares, pilhas, pneus entre outros.
AULA 3: Legislação e Políticas
Elabore um texto, com pelo menos cinco linhas, explicando sobre a importância das políticas públicas ambientais no acesso à melhoria da qualidade de vida ambiental dos brasileiros.
A gestão ambiental pública é uma responsabilidade do poder público nacional, estadual e municipal. É através das legislações ambientais e ações como educação ambiental nas escolas, preservação de áreas verdes, controle de epidemias (dengue e febre amarela) irão promover a sustentabilidade, a qualidade de vida e a salubridade ambiental.
Recentemente foi aprovado o Marco Legal do saneamento básico, onde as principais mudanças na questão legal foram voltadas ao saneamento básico, com a intenção de nos próximos 12 anos, até 2033, universalizar o acesso à água potável a toda população urbana e a 90% com acesso a coleta de esgotamento sanitário.
AULA 4: Abastecimento de Água Potável
Pesquise sobre o sistema de abastecimento de água de sua cidade e elabore um texto, com pelo menos cinco linhas, contemplando:
a) Principais usos da água no município;
b) Número de habitantes (urbana e rural);
c) Tipo de manancial de abastecimento;
d) Consumo per capita de água (L. hab-1.dia-1).
No local onde moro, Barros Cassal, os principais usos da água são domésticos, comerciais e públicos. É um município pequeno com uma população total de 10 mil habitantes, onde 6 mil são de zona rural e 4 mil na área urbana.
O sistema de abastecimento de água da área urbana é de responsabilidade de uma companhia estadual de saneamento ( Corsan), onde há uma estação de tratamento de água que capta a água no manancial Arroio Pessegueiro. Mensalmente são produzidos em média 20.000 m3 de água para uma população de 4 mil habitantes ocorrendo um consumo per capta de 166 L. hab-1.dia-1.

Outros materiais