Buscar

TEMAS GERAIS DO DIREITO PENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Constituição: Estudo sobre a natureza, função e tipos de constituições, bem como os procedimentos de sua elaboração, revisão e interpretação.
2. Princípios Constitucionais: Exploração dos princípios fundamentais do direito constitucional, como o princípio da legalidade, da igualdade, da separação de poderes e da supremacia da Constituição.
3. Direitos e Garantias Fundamentais: Análise dos direitos individuais e coletivos previstos na Constituição, incluindo direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais.
4. Controle de Constitucionalidade: Estudo sobre os mecanismos de controle da constitucionalidade das leis, incluindo o controle difuso e o controle concentrado, realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil.
5. Organização do Estado: Exploração da divisão de competências entre os entes federativos (União, estados, municípios) e a estrutura dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
6. Federalismo: Análise do sistema federativo e seus princípios, incluindo a autonomia dos entes federativos, a repartição de competências e a cooperação entre União, estados e municípios.
7. Sistemas de Governo: Estudo sobre os diferentes sistemas de governo, como o presidencialismo, o parlamentarismo e o semipresidencialismo, e suas características e funcionamento.
8. Processo Legislativo: Análise dos procedimentos para elaboração das leis, incluindo a iniciativa, tramitação e votação de projetos legislativos no âmbito federal, estadual e municipal.
9. Direito Eleitoral: Exploração das regras e princípios que regem as eleições, incluindo o sistema eleitoral, o financiamento de campanhas e os direitos políticos dos cidadãos.
10. Tributação e Orçamento Público: Estudo sobre as normas constitucionais relacionadas à tributação, incluindo princípios como a capacidade contributiva e a vedação ao confisco, e sobre o processo de elaboração e execução do orçamento público.

Outros materiais