As necessidades básicas de aprendizagem das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais requerem atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência como parte integrante do sistema educativo. Sendo assim, sobre a Educação Inclusiva, é correto afirmar: A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de encontrar respostas para as necessidades individuais de todos os educandos, com ou sem dificuldades. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, propondo um currículo de base tradicional. A educação inclusiva tem como prioridade a prática pedagógica tradicional, preparando os alunos para que consigam inserir-se no exigente e competitivo mercado de trabalho. A educação inclusiva é aquela que mantém os educandos em escolas especiais, com ensino adaptado.
Referente à educação inclusiva, avalie as afirmativas abaixo. I. A educação inclusiva é fundamentada nos princípios de que todos são iguais e precisam do mesmo tratamento. II. A educação inclusiva é fundamental para garantia de mão de obra qualificada de deficientes para o trabalho produtivo. III. As ações afirmativas são medidas especiais voltadas para promover a inclusão de grupos discriminados e vitimados pela exclusão social. IV. O princípio da educação inclusiva é a garantia de educação de qualidade para todos, independente de características físicas, mentais, psíquicas, culturais e sociais. V. A educação inclusiva é baseada no papel do professor, sendo este o responsável pelo sucesso ou fracasso escolar dos estudantes. Assinale a alternativa CORRETA. Estão corretas somente as afirmativas III e IV. Estão corretas somente as afirmativas I, e II. Estão corretas somente as afirmativas I, III e IV. Estão corretas somente as afirmativas III e IV.
Escolha uma: Apresentam transtornos globais de desenvolvimento. Possuem inteligências múltiplas. Apresentam transtornos funcionais como dislexia e disgrafia. Têm altas habilidades/superdotação. Sua resposta está correta. A resposta correta é: Possuem inteligências múltiplas.
a) Apresentam transtornos globais de desenvolvimento. b) Possuem inteligências múltiplas. c) Apresentam transtornos funcionais como dislexia e disgrafia. d) Têm altas habilidades/superdotação.
Texto da questão A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva considera que a educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Nesse sentido, dentre os objetivos previstos na referida política, encontra-se promover Escolha uma: a individualização dos programas escolares, adaptando os currículos e os objetivos educacionais a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, como a maneira mais apropriada para o atendimento de alunos portadores de deficiência. a escolarização da pessoa portadora de deficiência na educação básica, com prioridade a transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
a) a individualização dos programas escolares, adaptando os currículos e os objetivos educacionais b) a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, como a maneira mais apropriada para o atendimento de alunos portadores de deficiência. c) a escolarização da pessoa portadora de deficiência na educação básica, com prioridade d) a transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
Texto da questão A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva orienta que a avaliação pedagógica da educação inclusiva deve ser concebida como processo dinâmico tanto em relação ao conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno quanto em relação às possibilidades de aprendizagem futura, configurando uma ação pedagógica Escolha uma: processual e somativa, prevalecendo os aspectos quantitativos processual e formativa, prevalecendo os aspectos qualitativos cumulativa e classificatória, prevalecendo os aspectos comparativos cumulativa e somativa, recolhendo elementos que comprovem a deficiência apresentada.
a) processual e somativa, prevalecendo os aspectos quantitativos b) processual e formativa, prevalecendo os aspectos qualitativos c) cumulativa e classificatória, prevalecendo os aspectos comparativos d) cumulativa e somativa, recolhendo elementos que comprovem a deficiência apresentada.
Texto da questão De acordo com o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar que o(a) Escolha uma: atendimento educacional especializado, em função da complexidade na elaboração e organização de recursos pedagógicos específicos, restringe-se ao ensino fundamental. ensino regular não está apto para atender todos os alunos e, portanto, não pode enfrentar a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência. inclusão escolar tem início no ensino fundamental, e sua oferta deve ocorrer, preferencialmente, em centros educacionais em interface com os serviços de saúde e assistência social. educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.
a) atendimento educacional especializado, em função da complexidade na elaboração e organização de recursos pedagógicos específicos, restringe-se ao ensino fundamental. b) ensino regular não está apto para atender todos os alunos e, portanto, não pode enfrentar a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência. c) inclusão escolar tem início no ensino fundamental, e sua oferta deve ocorrer, preferencialmente, em centros educacionais em interface com os serviços de saúde e assistência social. d) educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.
(BIG ADVICE) Assinale a alternativa incorreta sobre a avaliação na Educação Especial: Escolha uma: Ao contrário do modelo clínico tradicional e classificatório, a ênfase da avaliação recai no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno, bem como na melhoria da instituição escolar. A avaliação constitui-se em processo contínuo e permanente de análise das variáveis que interferem no processo de ensino e de aprendizagem, objetivando identificar potencialidades e necessidades educacionais dos alunos e das condições da escola e da família. Nenhuma das alternativas A avaliação na Educação Especial deverá levar em consideração todas as variáveis: as que incidem na aprendizagem com cunho individual; as que incidem no ensino, como as condições da escola e da prática docente; as que inspiram diretrizes gerais da educação, bem como as relações que se estabelecem entre todas elas.
a) Ao contrário do modelo clínico tradicional e classificatório, a ênfase da avaliação recai no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno, bem como na melhoria da instituição escolar. b) A avaliação constitui-se em processo contínuo e permanente de análise das variáveis que interferem no processo de ensino e de aprendizagem, objetivando identificar potencialidades e necessidades educacionais dos alunos e das condições da escola e da família. c) Nenhuma das alternativas d) A avaliação na Educação Especial deverá levar em consideração todas as variáveis: as que incidem na aprendizagem com cunho individual; as que incidem no ensino, como as condições da escola e da prática docente; as que inspiram diretrizes gerais da educação, bem como as relações que se estabelecem entre todas elas.
Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a opção correta. Escolha uma: Não tem condições de garantir a continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino. A transversalidade da educação especial é uma exigência da educação básica. Não requer atendimento educacional especializado, pois o aluno deve inserir-se no contexto regular de ensino. Requer a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
a) Não tem condições de garantir a continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino. b) A transversalidade da educação especial é uma exigência da educação básica. c) Não requer atendimento educacional especializado, pois o aluno deve inserir-se no contexto regular de ensino. d) Requer a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
A relação entre EE e EI na escola regular deve ocorrer em 3 formas de atendimentos que são complementares e podem ser: Assinale a alternativa errada. Escolha uma: Momento individual – reservado para contatos e interação com a família e a avaliação do desenvolvimento da criança e suas condições de vida; Momentos entre as atividades na sala comum e na sala de recursos sem os professores da sala comum e ou os pais e comunidade; Momento grupal – destinado a intervenção propriamente dita com a criança, que é considerada mais eficaz quando as ações ocorrem em contexto grupal; O trabalho conjunto – família de forma a fornecer o suporte necessário ao atendimento às necessidades cotidianas das crianças.
a) Momento individual – reservado para contatos e interação com a família e a avaliação do desenvolvimento da criança e suas condições de vida; b) Momentos entre as atividades na sala comum e na sala de recursos sem os professores da sala comum e ou os pais e comunidade; c) Momento grupal – destinado a intervenção propriamente dita com a criança, que é considerada mais eficaz quando as ações ocorrem em contexto grupal; d) O trabalho conjunto – família de forma a fornecer o suporte necessário ao atendimento às necessidades cotidianas das crianças.
Em relação à educação inclusiva, todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO UMA, assinale-a.
Na LDB 9394/1996, a Educação Especial constitui a modalidade de educação escolar oferecida exclusivamente na rede regular de ensino, para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, assegura a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e super-dotação. Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial integra a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento educacional especializado. A Educação Especial é uma modalidade de ensino que se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o atendimento educacional especializado como parte integrante do processo educacional.
Após nossas aulas podemos afirmar com certeza que a inclusão se caracteriza por:
A inclusão se caracteriza por incluir negros, índios, amarelos, etc.... nas salas de aula do ensino regular; Ampliação do acesso à educação para grupos excluídos historicamente desse direito em função da classe social, gênero, etnia, faixa etária e deficiência, o que garantiria a democratização do ensino; Os cegos, surdos e mudos tem escolas especiais e por isso não necessitam de inclusão. Os transtornos de espectro autista e a superdotação não são consideradas deficiências;
De acordo com Maria Teresa Mantoan (UNICAMO – LEPED) afirma:
O regresso do sistema educacional proporcionou que a inclusão fosse aceita em toda escola; A inclusão somente é determinada em lei dentro da educação básica. O avanço da inclusão escolar pode ser explicado tanto por políticas públicas como por lei e mudança de mentalidade da população; Toda e qualquer criança só é considerada portadora de necessidades especiais mediante laudo e assim aceita na rede de ensino pública;
Sartoreto (2006, p.81) destaca:
Que o respeito a diferença não acontece se não houverem as leis para serem cumpridas; O deficiente não tem aprendizagem e sendo a escola um meio apenas para socialização; Que o respeito a diferença é condição “sine qua non” para a inclusão e que se traduz pela adoção de prática pedagógicas que permitam as pessoas com deficiência aprender. Nenhuma das resposta esta correta.
Podemos afirmar após nossas aulas que ter respeito pela diversidade não significa:
O respeito pela diversidade é enfatizado pela legislação vigente ...tomar como certo o bom tudo o que a diversidade nos traz ....a tomada de decisão em prol do respeito pela diversidade é caso de legislação para acontecer dentro da educação básica
As necessidades básicas de aprendizagem das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais requerem atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência como parte integrante do sistema educativo. Sendo assim, sobre a Educação Inclusiva, é correto afirmar: A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de encontrar respostas para as necessidades individuais de todos os educandos, com ou sem dificuldades. A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, propondo um currículo de base tradicional. A educação inclusiva tem como prioridade a prática pedagógica tradicional, preparando os alunos para que consigam inserir-se no exigente e competitivo mercado de trabalho. A educação inclusiva é aquela que mantém os educandos em escolas especiais, com ensino adaptado.
Referente à educação inclusiva, avalie as afirmativas abaixo. I. A educação inclusiva é fundamentada nos princípios de que todos são iguais e precisam do mesmo tratamento. II. A educação inclusiva é fundamental para garantia de mão de obra qualificada de deficientes para o trabalho produtivo. III. As ações afirmativas são medidas especiais voltadas para promover a inclusão de grupos discriminados e vitimados pela exclusão social. IV. O princípio da educação inclusiva é a garantia de educação de qualidade para todos, independente de características físicas, mentais, psíquicas, culturais e sociais. V. A educação inclusiva é baseada no papel do professor, sendo este o responsável pelo sucesso ou fracasso escolar dos estudantes. Assinale a alternativa CORRETA. Estão corretas somente as afirmativas III e IV. Estão corretas somente as afirmativas I, e II. Estão corretas somente as afirmativas I, III e IV. Estão corretas somente as afirmativas III e IV.
Escolha uma: Apresentam transtornos globais de desenvolvimento. Possuem inteligências múltiplas. Apresentam transtornos funcionais como dislexia e disgrafia. Têm altas habilidades/superdotação. Sua resposta está correta. A resposta correta é: Possuem inteligências múltiplas.
a) Apresentam transtornos globais de desenvolvimento. b) Possuem inteligências múltiplas. c) Apresentam transtornos funcionais como dislexia e disgrafia. d) Têm altas habilidades/superdotação.
Texto da questão A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva considera que a educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Nesse sentido, dentre os objetivos previstos na referida política, encontra-se promover Escolha uma: a individualização dos programas escolares, adaptando os currículos e os objetivos educacionais a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, como a maneira mais apropriada para o atendimento de alunos portadores de deficiência. a escolarização da pessoa portadora de deficiência na educação básica, com prioridade a transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
a) a individualização dos programas escolares, adaptando os currículos e os objetivos educacionais b) a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, como a maneira mais apropriada para o atendimento de alunos portadores de deficiência. c) a escolarização da pessoa portadora de deficiência na educação básica, com prioridade d) a transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
Texto da questão A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva orienta que a avaliação pedagógica da educação inclusiva deve ser concebida como processo dinâmico tanto em relação ao conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno quanto em relação às possibilidades de aprendizagem futura, configurando uma ação pedagógica Escolha uma: processual e somativa, prevalecendo os aspectos quantitativos processual e formativa, prevalecendo os aspectos qualitativos cumulativa e classificatória, prevalecendo os aspectos comparativos cumulativa e somativa, recolhendo elementos que comprovem a deficiência apresentada.
a) processual e somativa, prevalecendo os aspectos quantitativos b) processual e formativa, prevalecendo os aspectos qualitativos c) cumulativa e classificatória, prevalecendo os aspectos comparativos d) cumulativa e somativa, recolhendo elementos que comprovem a deficiência apresentada.
Texto da questão De acordo com o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar que o(a) Escolha uma: atendimento educacional especializado, em função da complexidade na elaboração e organização de recursos pedagógicos específicos, restringe-se ao ensino fundamental. ensino regular não está apto para atender todos os alunos e, portanto, não pode enfrentar a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência. inclusão escolar tem início no ensino fundamental, e sua oferta deve ocorrer, preferencialmente, em centros educacionais em interface com os serviços de saúde e assistência social. educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.
a) atendimento educacional especializado, em função da complexidade na elaboração e organização de recursos pedagógicos específicos, restringe-se ao ensino fundamental. b) ensino regular não está apto para atender todos os alunos e, portanto, não pode enfrentar a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência. c) inclusão escolar tem início no ensino fundamental, e sua oferta deve ocorrer, preferencialmente, em centros educacionais em interface com os serviços de saúde e assistência social. d) educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.
(BIG ADVICE) Assinale a alternativa incorreta sobre a avaliação na Educação Especial: Escolha uma: Ao contrário do modelo clínico tradicional e classificatório, a ênfase da avaliação recai no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno, bem como na melhoria da instituição escolar. A avaliação constitui-se em processo contínuo e permanente de análise das variáveis que interferem no processo de ensino e de aprendizagem, objetivando identificar potencialidades e necessidades educacionais dos alunos e das condições da escola e da família. Nenhuma das alternativas A avaliação na Educação Especial deverá levar em consideração todas as variáveis: as que incidem na aprendizagem com cunho individual; as que incidem no ensino, como as condições da escola e da prática docente; as que inspiram diretrizes gerais da educação, bem como as relações que se estabelecem entre todas elas.
a) Ao contrário do modelo clínico tradicional e classificatório, a ênfase da avaliação recai no desenvolvimento e na aprendizagem do aluno, bem como na melhoria da instituição escolar. b) A avaliação constitui-se em processo contínuo e permanente de análise das variáveis que interferem no processo de ensino e de aprendizagem, objetivando identificar potencialidades e necessidades educacionais dos alunos e das condições da escola e da família. c) Nenhuma das alternativas d) A avaliação na Educação Especial deverá levar em consideração todas as variáveis: as que incidem na aprendizagem com cunho individual; as que incidem no ensino, como as condições da escola e da prática docente; as que inspiram diretrizes gerais da educação, bem como as relações que se estabelecem entre todas elas.
Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a opção correta. Escolha uma: Não tem condições de garantir a continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino. A transversalidade da educação especial é uma exigência da educação básica. Não requer atendimento educacional especializado, pois o aluno deve inserir-se no contexto regular de ensino. Requer a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
a) Não tem condições de garantir a continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino. b) A transversalidade da educação especial é uma exigência da educação básica. c) Não requer atendimento educacional especializado, pois o aluno deve inserir-se no contexto regular de ensino. d) Requer a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
A relação entre EE e EI na escola regular deve ocorrer em 3 formas de atendimentos que são complementares e podem ser: Assinale a alternativa errada. Escolha uma: Momento individual – reservado para contatos e interação com a família e a avaliação do desenvolvimento da criança e suas condições de vida; Momentos entre as atividades na sala comum e na sala de recursos sem os professores da sala comum e ou os pais e comunidade; Momento grupal – destinado a intervenção propriamente dita com a criança, que é considerada mais eficaz quando as ações ocorrem em contexto grupal; O trabalho conjunto – família de forma a fornecer o suporte necessário ao atendimento às necessidades cotidianas das crianças.
a) Momento individual – reservado para contatos e interação com a família e a avaliação do desenvolvimento da criança e suas condições de vida; b) Momentos entre as atividades na sala comum e na sala de recursos sem os professores da sala comum e ou os pais e comunidade; c) Momento grupal – destinado a intervenção propriamente dita com a criança, que é considerada mais eficaz quando as ações ocorrem em contexto grupal; d) O trabalho conjunto – família de forma a fornecer o suporte necessário ao atendimento às necessidades cotidianas das crianças.
Em relação à educação inclusiva, todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO UMA, assinale-a.
Na LDB 9394/1996, a Educação Especial constitui a modalidade de educação escolar oferecida exclusivamente na rede regular de ensino, para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, assegura a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e super-dotação. Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial integra a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento educacional especializado. A Educação Especial é uma modalidade de ensino que se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o atendimento educacional especializado como parte integrante do processo educacional.
Após nossas aulas podemos afirmar com certeza que a inclusão se caracteriza por:
A inclusão se caracteriza por incluir negros, índios, amarelos, etc.... nas salas de aula do ensino regular; Ampliação do acesso à educação para grupos excluídos historicamente desse direito em função da classe social, gênero, etnia, faixa etária e deficiência, o que garantiria a democratização do ensino; Os cegos, surdos e mudos tem escolas especiais e por isso não necessitam de inclusão. Os transtornos de espectro autista e a superdotação não são consideradas deficiências;
De acordo com Maria Teresa Mantoan (UNICAMO – LEPED) afirma:
O regresso do sistema educacional proporcionou que a inclusão fosse aceita em toda escola; A inclusão somente é determinada em lei dentro da educação básica. O avanço da inclusão escolar pode ser explicado tanto por políticas públicas como por lei e mudança de mentalidade da população; Toda e qualquer criança só é considerada portadora de necessidades especiais mediante laudo e assim aceita na rede de ensino pública;
Sartoreto (2006, p.81) destaca:
Que o respeito a diferença não acontece se não houverem as leis para serem cumpridas; O deficiente não tem aprendizagem e sendo a escola um meio apenas para socialização; Que o respeito a diferença é condição “sine qua non” para a inclusão e que se traduz pela adoção de prática pedagógicas que permitam as pessoas com deficiência aprender. Nenhuma das resposta esta correta.
Podemos afirmar após nossas aulas que ter respeito pela diversidade não significa:
O respeito pela diversidade é enfatizado pela legislação vigente ...tomar como certo o bom tudo o que a diversidade nos traz ....a tomada de decisão em prol do respeito pela diversidade é caso de legislação para acontecer dentro da educação básica