Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA PROCESSO DE TRANSFERENCIA DE CALOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DISCURSIVA PROCESSO DE TRANSFERENCIA DE CALOR
Um método de cálculo utilizado no projeto de trocadores de calor é chamado de diferença média logarítmica das temperaturas (DTML) dos fluidos quente e frio. Considere que um trocador de calor de passe único de correntes de fluido paralelas (fluxo concorrente) tem o fluido quente entrando a temperatura de 120 °C e saindo a 65 ºC. O fluido frio entra a temperatura de 26 ºC e sai a 49 ºC. Calcule:
a) Cálculo da diferença média de temperaturas:
b) Cálculo da diferença média logarítmica das temperaturas (DTML):
A difusividade térmica (indicada pela letra grega 'alfa') é uma razão entre a condutividade térmica do material e a sua capacidade térmica por volume (produto da densidade e o calor específico do material), conforme indicado na imagem a seguir. De acordo com a definição de difusividade térmica, utilize este conceito e explique o que acontece com o calor em um material com alta difusividade térmica.
RESPOSTA:
A difusividade térmica é uma propriedade que descreve a capacidade de um material em propagar calor por condução. Ela é definida como a razão entre a condutividade térmica do material e sua capacidade térmica por volume. Quando um material possui alta difusividade térmica, isso significa que ele tem uma alta capacidade de conduzir o calor de forma rápida e eficiente, através do mecanismo de condução de calor

Outros materiais