Buscar

Prevenção do Delito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Q2767840
Na história da programação criminalizante brasileira, o Código Criminal do Império tinha como características básicas a forte carga liberal e, com uma linguagem concisa fomentou uma série de direitos protetivos e humanitários.
Certo 
2Q2767841
Nas chamadas Teorias justificacionistas absolutas, da retribuição ou da expiação, a pena é entendida como meio para a realização do fim utilitário de prevenção criminal.
Errado
3Q2767842
As teorias absolutas subdividem-se em três vertentes de pensamento: da retribuição divina de Stahl e Bekker, a qual entende que o Estado ostenta uma delegação divina do "ius puniendi"; da retribuição moral de Immanuael Kant, da qual traduz o parâmetro talional na aplicação da justiça; e, por fim, da retribuição jurídica de Heggel e Pessina que entende que o crime é uma violência contra o Direito, do qual se demanda uma medida de contra violência.
Certo
4Q2767843
As teorias relativas, preventivas ou utilitárias classificam-se em gerais ou especiais, subdividindo-se nas vertentes positivas ou negativas. Gerais porque será destinada a todos os membros da sociedade, não se restringindo ao autor da infração penal. Especiais, pois atuam especialmente sobre o sujeito do delito.
Certo
5Q2767844
Dentre as teorias mistas, destacam-se a Teoria dialética unificadora de Claus Roxin e o Garantismo Penal de Luigi Ferrajoli. A primeira concebe o Direito Penal como um “sistema de garantias dos direitos fundamentais do cidadão perante o arbítrio estatal e da sociedade, ao passo que a segunda entende que a função da pena deverá conviver em um ideário democrático de preservação do bem jurídico.
Errado
6Q2767845
Antônio Garcia-Pablos de Molina sistematiza as diferentes acepções do termo prevenção criminal utilizando-se de três categorias: Prevenção como dissuasão; Prevenção como intervenção seletiva no cenário do crime e Prevenção como previsão especial.
Certo
7Q2767846
A denominada profilaxia indireta irá se direcionar a infração penal ainda em formação (in itinere); interferem tais medidas, portanto, nas chamadas fases do crime (iter criminis).
Errado
8Q2767847
Considerando os modelos de classificação da prevenção do delito, a dimensão pluridimensional subdivide-se em prevenção primária (ataca a raiz da criminogênese), secundária (foca nos grupos com maiores riscos de serem protagonistas do crime) e terciária (destina-se ao recluso).
Errado
9Q2767848
Na classificação dos modelos de prevenção do delito, a dimensão política proposta por Juan Medina Ariza traz como modelo liberal aquele que visualiza o crime como um problema social, devendo-se atuar com uma prevenção pautada no âmbito social e individual.
Certo
10Q2767849
Dentre os fatores sociais de criminalidade, Hilário de Carvalho cita a mal vivência, subdividindo-a nos casos de abandono infantil, nomadismo e situações de desemprego cíclico, tecnológico ou de estação.
Certo

Outros materiais