Buscar

Português Instrumental 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Português Instrumental_2022 [9
Nota 07
Questão 01
Para escrever uma Redação Técnica é necessário cumprir algumas exigências, pois dependendo do tipo e finalidade da Redação Técnica deve haver um conjunto de elementos específicos. Dessa maneira, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contém um elemento que uma circular não deve apresentar.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Destinatário específico.
Questão 02
Para elaboração de um Ofício alguns elementos devem existir em sua estrutura. A fórmula genérica, com alguns 7campos a preencher, considerando a possibilidade de usar papel timbrado, se sua empresa tiver um, com a marca. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que se apresenta de maneira incorreta quanto à elaboração de um ofício.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Como se trata de um documento oficial, a identificação deve ser suprimida, mantendo o sigilo da informação.
Questão 03
Conforme estudamos, os relatórios são elaborados como objetivo de apresentar informações sobre um decreto, uma decisão, um projeto, uma atividade, uma pesquisa ou algo semelhante, a fim de prestar contas, sejam elas financeiras ou administrativas. Diante do exposto, analise as alternativas e assinale aquela apresenta tipos de relatório, considerando a sua abordagem.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Resumido e Numérico.
Questão 04
Os elementos textuais constituem a maior parte do trabalho, em que o autor descreve a metodologia e os materiais usados, os objetos ou dados de sua pesquisa, as discussões a respeito deles e a conclusão que foi tirada pelo autor. Diante do exposto, assinale a alternativa que define corretamente os elementos textuais.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Aqueles que permeiam o desenvolvimento do texto propriamente dito.
Questão 05
O Memorando é o documento mais corriqueiro a ser elaborado e tramitado no dia a dia da corporação, pois se estabelece como fluxo de comunicação entre departamentos e setores de uma única organização. Sendo assim, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que se apresenta corretamente.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Desempenha o papel do ofício ou da carta.
Questão 06
A circular é uma redação oficial que tem por finalidade transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas. Diante do exposto e considerando a circular, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta a resposta correta.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)É comum se utilizar uma circular quando se deseja comunicar algo a um grupo de pessoas.
Questão 07
Podemos dizer os elementos pós-textuais são aqueles  que se encontram depois do desenvolvimento do artigo. Dessa maneira, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente uma definição a respeito dos elementos pós-textuais.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Chamamos de elementos pós-textuais aqueles que sucedem os textuais em um documento
Questão 08
___________________ é um documento expedido por um funcionário ou dirigente cuja finalidade é emitir um parecer sobre algo em relação ao solicitante. Com este documento, este aluno pode pleitear uma vaga de estágio, por exemplo.  Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que define corretamente o documento apresentado na questão.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)
Declaração.
Questão 09
A circular é um tipo de documento bastante utilizado em repartições ou departamentos das distintas instituições que existem. Portanto, ao pesquisar uma circular, perceberemos que, ao final do documento, existem dois termos abreviados. Trata-se das seguintes letras: ?R? e ?D?. Diante do exposto, assinale alternativa que apresenta adequadamente a definição das letras apresentadas na questão.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)R: redigiu e D: digitou.
Questão 10
Circular é um tipo de Redação Técnica, descrita como uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Nesse sentido, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente o objetivo de uma circular.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Comunicar normas, avisos, ordens, solicitações e coisas do gênero.

Outros materiais