Buscar

atividade82884

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho/Legislação Social
ATIVIDADE – AULA 5
1. Serasiane, empregada há 3 anos da sociedade empresária Leva e traz Ltda. no mês de dezembro de 2023, apresentou ao empregador um atestado médico falso para abono de 3 dias de faltas, e logo após um segundo atestado adulterado para abono de outros 2 dias de ausência. Desconfiada dos atestados apresentados, a sociedade empresária, oficiou ao diretor do hospital público onde supostamente teriam ocorrido os atendimentos médicos, e obteve a resposta oficial de que ambos os atestados não traduziam a realidade. 
Considerando os fatos narrados e a previsão legal, se você fosse consultado(a) pela sociedade empresária, cujo desejo é dispensar Serasiane por justa causa, qual seria o fundamento da dispensa? Justifique.
2. Roberto e Paulo trabalhavam de 2ª a 6ª feira como auxiliares técnicos em um hospital. Em uma tarde de final de semana se encontraram no cinema e, por motivo fútil, os dois discutiram por um lugar na fila de compra de ingressos. Indignado com a situação Roberto partiu para cima de Paulo, que não reagiu, agredindo-o com socos, tapas e chutes tendo este que ser hospitalizado em razão das lesões sofridas. A notícia se espalhou rapidamente, de modo que na 2ª feira seguinte todos os empregados do hospital sabiam e comentavam o ocorrido. Aliás, diziam que Roberto era reincidente neste tipo de situação, pois no passado havia agredido fisicamente outro auxiliar técnico, também colega de trabalho, num estádio de futebol, pois torciam para times diferentes. Diante da situação, Roberto foi dispensado por justa causa, em razão da ofensa física praticada contra Paulo. 
Considerando a situação hipotética, o hospital agiu corretamente em dispensar Roberto por justa causa? Fundamente sua resposta.
ATENÇÃO: somente será admitido o envio de uma resposta. Logo, a atividade, uma vez enviada e corrigida, com o Feedback do professor, não poderá ser reenviada para nova correção.

Outros materiais

Outros materiais