Buscar

Leonardo Da Vinci e a Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leonardo Da Vinci e a Matemática
 Leonardo da Vinci foi o pintor que escreveu declaradamente como matemático: "Não me leia se não for matemático, nela residem meus princípios”. Da Vinci teve sua vida, em maior parte, baseadas em cálculos numéricos.
 A matemática tinha para Leonardo valor de verdade. Era instrumento de demonstração, e uma ciência não poderia ser verdadeira se não fosse demonstrada. Ciência era "raciocínio mental", matemática, sem prescindir de uma experiência que, através dos sentidos, principalmente a visão, deveria indagar e investigar metodicamente.
 Leonardo era detalhista em tudo que fazia, a prova disso é a pintura da ultima ceia, quando passava grande parte do seu tempo observando nas ruas as feições das pessoas para que pudesse dar realidade nas expressões dos rostos dos discípulos. Sua demora foi devido à vontade de encontrar a melhor face para Judas, que exprimisse a sua vilania.
 Leonardo da Vinci é tido por muitos como o maior gênio de todos os tempos, pois suas obras, pesquisas e invenções não eram focadas em uma única matéria, mas sim em várias áreas diferentes, nas quais dedicava toda sua atenção. Sua obra mais famosa, Mona Lisa, demorou mais de 10 anos para ser terminado, o que mostra como ele gostava de buscar a perfeição em tudo que fazia.
 Uma de suas maiores obsessões era a de conseguir fazer o homem voar, o que o levou a desenhar inúmeros projetos inspirados em pássaros e morcegos para tentar conseguir esse feito. Leonardo da Vinci também se concentrou em outro grande fascínio de sua vida, o seu trabalho como cientista, onde se aprofundou na anatomia, física, matemática, geologia, botânica, medicina e geometria.
 Ele tentava dominar todas essas áreas, observando e desenhando tudo que pesquisava. Assim, dissecando e analisando o corpo humano, chegou a uma descoberta que para a época era considerada revolucionária. Leonardo combinou seu fascínio pela anatomia com sua paixão pela mecânica para criar o primeiro robô humanóide do mundo.
 Por todas essas descobertas, pesquisas e contribuições, fica provado que Leonardo da Vinci foi e é considerado uma das pessoas mais importantes da história da humanidade.

Continue navegando