Buscar

LICENCIATURA_EM_EM_SOCIOLOGIA_docx

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATO DE OBSERVAÇÃO
Aluno: Genildo Ferreira de Carvalho. RA 1890620
Princesa Isabel – PB
2018
RELATO DE OBSERVAÇÃO
Foi observado na cidade de Princesa Isabel, estado da Paraíba, localizada no alto sertão, município que faz divisa com o estado de Pernambuco, ambientes escolares e não escolares, sendo catalogados 07 ambientes entre eles 04 escolares e 03 não escolares, usando como ponto de partido o endereço Rua Prefeito Antônio Maia nº 285, bairro Maia, objetos observados usando a observação assistemática, em uma distância média de 500 a 1000 metros de distância.
Ambientes escolares selecionados através da observação
Ambientes escolares são compostos na grande maioria por uma estrutura física, formada por salas onde o aluno vai ficar acomodado. Essas instituições são reconhecidas pelo MEC, e seguem um cronograma instituído pelo governo Federal e Estadual. Despertar o desejo do aluno pelo conhecimento é um dos objetivos do professor, desde que existe estrutura e apoio.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Ministro Alcides Vieira Carneiro
	
Fundada em 12 de agosto de 1978 pelo decreto 7713/78, fica localizada na praça Dr. José Nominado Diniz nº 52 centro da cidade de Princesa Isabel, ao lado da igreja Matriz Católica como ponto de referência, além do polo presencial da Unip que fica logo ao lado. A escola funciona durante os três turnos, manhã, tarde e noite. O turno da manhã e tarde são reservados para os 346 alunos matriculados, entre o 6º ao 9º ano do ensino fundamental. No turno da noite funciona o EJA – “Educação para Jovens e Adultos” e o pró jovem urbano que atende a 200 alunos. Conta com 28 docentes qualificados, além de praticarem atividades de campo, a escola conta com uma cantina, com refeições durante os três turnos e uma quadra de esportes.
Escola Municipal De Ensino Fundamental Carlos Alberto Medeiros Duarte Solbreira.
Escola pública e urbana localizada na Rua Antônio Alexandre Medeiros Duarte Sobreira s/nº, Bairro Maia na cidade de Princesa Isabel – Paraíba. Possui prédio próprio, água da rede pública, água de cisterna, energia elétrica da rede pública, rede de esgoto e coleta de lixo periódica, conta com sala de professores, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida e pátio descoberto. Oferece alimentação escolar para os alunos, atendimento educacional especializado e atividade complementar.
Escola Estadual de Educação Básica Nossa Senhora do Bom Conselho.
 
A escola Nossa Senhora do Bom está localizada na Rua Solon de Lucena no centro da Cidade de Princesa Isabel. Conta com prédio próprio, uma quadra esportiva totalmente coberta e cercada, 12 salas de aulas todas com painéis e pinturas feitas pelos próprios alunos, trazendo um ambiente mais agradável, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento intelectual do aluno. A escola possui 52 funcionários, entre professores e colaboradores de diversas áreas. Possui o código 25036335 do Inep. Oferecem aulas em tempo integral, manhã e tarde, com 326 matriculados no Ensino Médio. Possui uma sala de informática, sala de laboratório, refeitório e cozinha, alimentação aos alunos, professores e colaboradores. A escola é referência por desenvolver um aprendizado voltado para Enem e vestibulares. Faz parte do programa Gira Mundo modalidade estudante, que teve no último ano de 2017 vários alunos conseguiram aprovação que acontece através de seleção, visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do ensino médio, no sentido de oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornar-se-ão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. 
Unip polo da cidade de Princesa Isabel – PB
Localizada na Rua Monte Carmelo no Centro de Princesa Isabel, inaugurada recentemente, possui prédio com duas salas de aula, uma biblioteca, um laboratório e uma sala administrativa. Funcionamento de segunda a sexta, das 8:00 ao meio dia e das 13:30 a 17:30, nas terças e quinta à noite acontecem tutoria das 18:30 às 22:00, no sábado das 8:00 às 13:00. Conta com 90 matriculados distribuídos em diversos cursos de graduação e pós-graduação.
Ambientes Educativos não Escolares Selecionados.
O ambiente não escolar é formado por parques, igrejas, clubes, associações, áreas verdes destinadas ao lazer, zoológicos entre outros. 
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO BRASIL AABB
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO BRASIL AABB, localizada na Rua Maria Medeiros no Bairro Maia, Princesa Isabel, é uma instituição privada, um local usado para associados. Atualmente o espaço e estrutura são usados em parceria com o governo municipal na área de atendimento a educação infantil. Possui uma área descoberta, composta por um campo onde é praticado futebol e algumas atividades em campo, como corrida de pé, corrida com bicicletas, além de uma pequena área com jardins verdes e flores. Conta com uma piscina onde é praticada natação com crianças que moram no Bairro e possui uma área coberta, usada para mais diversas ocasiões, desde palestras, baile de formaturas, festas e eventos.
CAPELA VIRGEM DOS POBRES
Capela Virgem dos Pobres, da Comunidade Bairro Maia / Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho. Local muito organizado, próprio para oração comunitária e celebrações dos sacramentos. Sempre aconchegante e acolhedora. Ambiente sagrado! Localizada a Rua Dep. Plínio Lemos, 59, Princesa Isabel. O local também é usado para desempenhar trabalho comunitário, desde reuniões a eventos religiosos, principalmente eventos com crianças, onde todos os sábados à tarde são desenvolvidos aulas de histórias, entre elas “Idade Antes de Cristo, Depois de Cristo, são histórias bíblicas, além das aulas sociologia, onde as crianças já começam a ter uma noção de como viver em uma sociedade”.
ESTÁDIO MUNICIPAL O GONZAGÃO
Fica localizado na BR 42, bairro maia, sentido Pernambuco, divisa de estados há dois (2) quilômetros, de um lado Paraíba e outro Pernambuco. O estádio possui uma estrutura ótima, com arquibancada, vestiários, campo em gramado, iluminação. O espaço é usado praticamente todos os dias por moradores da cidade além de sediar jogos e campeonatos disputados todos os anos. Recentemente, 2018, todo o espaço foi reformado, desde reformas de paredes, instalações de novos refletores, uma nova grama e pintura. A sua administração é feita pelo governo municipal, que também usa o espaço para prática de esportes e inclusão social.
Relato:
Foi possível constatar que usando a observação assistemática, não participativa, sem edição, o bairro usado como campo de pesquisa mostra-se muito carente em infraestrutura destinada ao lazer. Nas imediações existe uma escola sendo construída. A falta de ambientes destinados ao lazer afeta a população local significativamente, isso é verificado através da paisagem local.

Continue navegando