Buscar

Trabalho dos tipos de conhecimento Instruções para Trabalhos academicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
	FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
	
		
 
 
 ATIVIDADE EAD
 
 GOVERNADOR VALADARES
0
6
 
 ATIVIDADE EAD
 
Trabalho apresentado ao curso de Educação Física da Fundação Presidente Antônio Carlos, com intuito avaliativo para a disciplina METODOS PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADEMICOS.
 
 
 GOVERNADOR VALADARES
 
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..........................................................................................3
2. TIPOS DE CONHECIMENTOS.............................................................4
2.1 Conhecimento Senso Comum...................................................................4
2.2 Característica do Conhecimento Senso Comum.....................................4
2.3 Conhecimento Teológico............................................................................4
2.4 Característica do Conhecimento Teológico............................................4
2.5 Conhecimento Filosófico............................................................................5
2.6 Característica do Conhecimento Filosófico.............................................5
2.7 Conhecimento Cientifico...........................................................................5
2.8 Característica do Conhecimento Cientifico.............................................6
3. Considerações Finais..................................................................................7
4. Referências..................................................................................................8
 
INTRODUÇÃO
O conhecimento contribui para evolução humana, acontece de forma natural pelo convívio de sensações, percepções, imaginações e memórias. O conhecimento surge a partir da necessidade do homem em compreender a realidade. Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato qualquer, o conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que adquirimos na nossa vida, no cotidiano através de experiencias e dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. Trazemos nesse trabalho os quatro tipos de conhecimentos e suas características. São eles senso comum, teológico, filosófico e cientifico.
Conhecimento Senso Comum
O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, geralmente o conhecimento de senso comum está presente em nosso cotidiano e é passado de geração a geração. Podemos afirmar que esse tipo de conhecimento é categoricamente, popular e culturalmente aceito, o que não garante a sua validade ou invalidade. O senso comum, pode ser obtido a partir de um movimento de repetição cultural.
O senso comum é movido, geralmente pela opinião. Surgiu como maneira de contrapor aquele tipo de conhecimento popular não rigoroso. Ele tem uma característica estreitamente positiva, sendo um conhecimento popular que todos têm e produzem. A denominação do senso comum é algo que de tanto ser repetido, acaba sendo encarado como uma verdade.
Característica: 
Sua característica é estreitamente positiva sendo um conhecimento popular que todos têm e produzem. Porem, para se chegar a um conhecimento mais elaborado, mais estruturado e mais seguro, é necessário ir além do senso comum.
Exemplo de senso comum: o numero 13 é considerado de má sorte, especialmente quando cai numa sexta-feira. 
Muitas pessoas evitam fazer viagens, reuniões ou negócios neste dia. Mesmo que você não acredite nisso, de alguma maneira, esta crença está arraigada no seu cérebro e talvez nunca você se perguntou porque a sexta-feira 13 traz azar.
Conhecimento Teológico
Conhecimento religioso ou teológico é baseado em doutrinas sagradas ou divinas. É sustentado pela fé religiosa, ou seja, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais.
Características: 
Valorativo- O conhecimento religioso baseia-se em julgamentos subjetivos e não em fatos e acontecimentos comprovados.
Inverificável- Por lidar com questões espirituais, metafísicas, divinas e sobrenaturais, o conhecimento religioso não é submetido à verificação científica.
Infalível- O conhecimento religioso explica os fenômenos e mistérios da vida através de proposições dogmáticas (verdades absolutas) que não podem ser refutadas.
Sistemáticos: Independente da religião, o conhecimento religioso é organizado em um conjunto de regras que se complementam.
Inspiracional: O conhecimento religioso é baseado em doutrinas e ensinamentos revelados de forma sobrenatural.
Qualquer conhecimento valorativo fundamentado exclusivamente na fé pode ser classificado como conhecimento religioso. No entanto, de acordo com cada religião, é possível citar exemplos de conhecimentos religiosos mais populares: 
No cristianismo, Jesus Cristo é filho de Deus e veio ao mundo com a missão de ensinar o amor ao próximo e de salvar os que creem através da sua morte na cruz.
No Islamismo, Deus (Alá) se comunicou diretamente com o profeta Maomé, que transcreveu os ensinamentos e deu origem ao livro sagrado Alcorão ou (Corão).
No Judaísmo, o povo judeu seria descendente direto de Abraão, Isac e Jacó. Segundo a religião, Deus teria prometido aos israelitas a terra situada entre o Rio Egito e o Rio Eufrates, onde se acredita que Jesus voltará no dia do juízo final.
Conhecimento Filosófico
É o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio em busca do saber. Ele surge a partir da capacidade do ser humano de refletir, principalmente sobre questão subjetivas, imateriais e suprassensíveis, como os conceitos e ideais. Mesmo sendo racional, o conhecimento filosófico dispensa a necessidade da verificação científica, visto que os seus objetos de estudo não apresentam um caráter material. A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é especulativo.
Características
Sistemático: Acredita que a base para a resolução das questões seja a reflexão.
Elucidativo: Tenta entender os pensamentos, os conceitos, os problemas e demais situações da vida que são impossíveis de seres desvendados cientificamente.
Crítico: Todas as informações devem ser profundamente analisadas e refletidas antes de serem levadas em consideração.
Especulativo: As conclusões são baseadas em hipóteses e possibilidades, devido ao uso de teorias abstratas.
Conhecimento Científico
É a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria. A razão deve estar atrelada a lógica da experimentação científica, caso contrário o pensamento se configura apenas como um conhecimento filosófico.
Características:
Uma das principais características do conhecimento cientifico é a sistematização, pois consiste num saber ordenado, ou seja, formado a partir de um conjunto de ideias que são formadoras de uma teoria.
Outro fator que caracteriza o conhecimento cientifico é o principio da verificabilidade. Determinada ideia ou teoria deve ser verificada e comprovada sob a ótica da ciência para que possa fazer parte do conhecimento cientifico.
O conhecimento cientifico
também é falível, isso significa que não é definitivo, pois determinada ideia ou teoria pode ser derrubada e substituída por outra, a partir de novas comprovações e experimentações cientificas.
Entre outras características inerentes ao conhecimento cientifico, destaca-se o fato de ser racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como podemos ver nos textos acima o ser humano é capaz de produzir diversos tipos de informações, conhecimentos e saberes, ele é capaz porque pensa, raciocina, problematiza, julga, avalia, decide e agi. Vivemos em um mundo onde podemos construir nosso conhecimento, e não apenas aceitando conceitos prontos de verdades absolutas. A sociedade não deve adotar atitudes dogmáticas, sendo omissa, conformada e acomodada com as realidades, rompendo essas atitudes através das críticas, ou seja, questionamentos, reflexões, indagações entre outros.
Podemos concluir que nenhum tipo de conhecimento é melhor do que o outro, eles devem ser visto de forma que um complementa o outro. 
REFERÊNCIAS
CORREA, Wilson. Os diversos tipos de conhecimentos 2010.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Artigos/diversos_tipos_conhecimento.pdf. Acesso em 04/04/2020.
Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source-web&rct=j&url=https://m.historiadomundo.com.br/amp/curiosidades/senso-comum.htm&ved=2ahUKEwj4mlTjmc_oAhWDB9QKHaDhDp0QFjAMegQlAhAB&us=AOvVaw0al5RjVZCTvrSrXlek5Bi9&ampcf=1. Acesso em 04/04/2020

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando