Buscar

Caso 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução:
O objetivo deste trabalho é descrever quais estratégias podem ser aplicadas
ao desenvolvimento do plano de aquisições do projeto da empresa DELTA S.A.
A Delta S.A. é uma empresa fundada no final dos anos 2000 que desenvolve projetos na área de construção civil de grande porte voltados às pequenas e médias empresas. 
Sua gestão eficiente, fez com que a empresa se tornasse uma das principais empresas no segmento, com expansão em todo o território nacional. E, a utilização de ferramentas e tecnologias avançadas no gerenciamento dos seus projetos, faz com que seus objetivos sejam alcançados com grande valor agregado aos projetos.
No entanto, após a notável perda de eficiência na entrega de alguns projetos foram realizadas algumas auditorias onde, os consultores identificaram falhas nos processos de aquisições e nos contratos dos projetos. E isso, tornou-se um grande problema para a empresa.
Análise do caso:
Em muitos casos, observa-se que a maior parcela do orçamento de um projeto é consumida na aquisição de bens, contratação de serviços e compra de materiais necessários para viabilizar o produto ou serviço final do projeto.
De acordo com PMBOK, o gerenciamento das aquisições do projeto inclui os
processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados
externos à equipe do projeto. No caso da Delta. S.A., a equipe responsável pelas aquisições não estava realizando o devido controle dos contratos junto aos fornecedores, e consequentemente, alguns prazos foram ultrapassados. 
Notou-se, também, que o gestor de projetos necessita de maior conhecimento
no processo de aquisição, devido a várias etapas que se precisa acompanhar e,
principalmente, às Leis que regem esses tipos de contratos.
Com as observações apontadas, ficou claro a necessidade de um treinamento para as equipes de aquisições, implantação e monitoramento do projeto. É necessário destacar que os processos da área de aquisições estão diretamente relacionados às obrigações legais e sujeitos a punições jurídicas, ou seja,devem estar vinculadas ao cumprimento de contratos que estabelecem, na maioria das vezes, os deveres e as obrigações das partes envolvidas (PMI, 2017).
Contudo, destaco que não é necessário que o gerente do projeto tenha um conhecimento aprofundado em legislação, mas é extremamente importante que ele tenha o mínimo de conhecimento sobre os procedimentos que envolvem as aquisições em um projeto. A comunicação de ambos os setores devem estar bem alinhadas, uma vez que o conhecimento do gerenciamento de aquisições se entrelaça com o próprio gerenciamento de projetos, o que torna necessário a aplicação de técnicas, ferramentas e habilidades de todos os demais aspectos do gerenciamento de projetos, como o gerenciamento de escopo, prazos, custos, qualidade, riscos, pessoas, comunicação e integração.
Por fim, saliento que o risco é inerente em todas as áreas do projeto mas, quando o projeto possui um bom gerenciamento do monitoramento e uma equipe especializada para acompanhá-lo, notificando todos os gargalos encontrados no
projeto antes de seu início, e até mesmo durante a execução há redução nos custos e as chances dele não ser entregue com excelência são poucas.
Bibliografia
PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. (PMBOK) 6. Ed. Project Management Institute (PMI). Newtown Square, Pensilvânia. 2017. 726 p.
PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 6. ed. Newton Square: Project Management Institute, 2017.

Outros materiais