Buscar

Atos 3 e 4

Prévia do material em texto

Capítulo 3. 1-10 – A Cura de um Aleijado
	 11-26 – A Severa Pregação de Pedro
	 4. 1-22 – Pedro e João Levados ao Sinédrio
	 23-31 – Como os Primeiros Cristãos Oravam
	 32-37 – A Vida da Igreja de Cristo e a Oferta de Barnabé
	
A Cura de um Aleijado
Atos 3.1-10
Pedro, Tiago e João (irmão de Tiago) pela proximidade com Jesus (Mc 9.2) passaram a liderar o grupo dos apóstolos.
Os judeus oravam em 3 turnos diferentes: Três da tarde (hora nona), 9h (terceira hora) e ao pôr-do-sol . (v.1)
Os mendigos consideravam o templo o melhor lugar para ficar porque as multidões de pessoas iam diariamente para “impressionar” a Deus com suas obras de piedade. (v.2)
“Fixando nele o olhar, Pedro, em companhia de João, disse: “Olhe para nós!”” (v.4)
A cura foi feita em nome de Jesus Cristo, Pedro segurou-o pela mão direita ajudando-o a levantar-se. (v.6,7)
Gratidão: “logo em seguida, entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus.” (v.8,9)
A cura aconteceu para que o nome de Deus fosse exaltado. (v10)
A severa pregação de Pedro
Atos 3.11-26
Pedro vê que o povo ficou perplexo com o que 
 havia acontecido e ainda estavam atribuindo a cura a eles, entendo que a glória é do Senhor leva aquele povo uma severa exortação a cerca do que aconteceu ali fazendo um link com o que aconteceu com Jesus. (v. 12-16)
 Pedro mostra aquele povo que erraram por falta de conhecimento, e que Deus usou aquilo tudo para sua glória. (v.17,18)
Agora o povo estava pronto para ser chamado ao arrependimento, assim como Jesus a caminho de Emaús discorreu sobre os profetas do passado mostrando que o que estavam vivendo era uma profecia que se cumpria, Pedro age da mesma forma, com grande sabedoria e poder de Deus. (v.19-26)
Pedro e João levados 
ao Sinédrio
Atos 4.1-22
Sinédrio: tribunal dos antigos judeus, em Jerusalém, composto de sacerdotes. Os saduceus faziam parte de uma seita da elite religiosa judaica, seus membros provinham da linhagem sacerdotal, eram cultos, ricos e governavam o templo. Não acreditavam na ressurreição dos mortos nem na vinda de um Messias pessoal libertador, mas pregavam que Israel já viviam a época messiânica e cabia a eles instruírem os mestres da lei para ensinarem o povo a edificar e preservar esse chamado “estado ideal”.
A pregação de Pedro levou a Jesus quase 5 mil homens.
Após Pedro e João serem questionados, Pedro cheio do Espírito Santo, fala com ousadia a cerca do poder de Jesus que atuou através deles, diz que não há salvação em nenhum outro Nome...(v.12) e que continuariam a falar, pois, disse eles, não podemos deixar de falar de tudo quanto vimos e ouvimos (v.18-20)
Como os primeiros cristãos oravam
Atos 4.23-31
A oração deles seguia o padrão da oração que Jesus ensinou (Lc.11.2-4) começava com a exaltação do nome do Senhor (v.24) 
A expressão “Predeterminado” mostra a soberania de Deus sobre tudo o que aconteceu. (v.28)
Os discípulos reconhecem que Jesus também passou por perseguições, não se fizeram de coitados, nem se amedrontaram diante disso, por outro lado, pediram capacitação de Deus para continuar a obra Dele “Capacita teus servos para proclamarem a tua Palavra com toda a intrepridez” (v.29) e pede que eles possam realizar milagres em Nome de Jesus (v.30)
A oração foi aceita por Deus, em demonstração disso o lugar tremeu e todos ficaram plenos do Espírito Santo, que os deu coragem para sair e anunciar a Palavra (v.31)
A Vida da Igreja de Cristo e a Oferta de Barnabé
Atos 4.32-37
Empatia era palavra para esses irmãos (v.32).
A pregação do evangelho era constante, fazia parte do dia-a-dia, não como algo separado, mas que fazia parte do seu cotidiano(v.33)
Não havia avareza no coração das pessoas, compartilhavam com amor o que tinham e contribuíam para o crescimento da obra (v.34, 35)
José que os discípulos deram o nome de Barnabé (filho da consolação) era uma levita que nasceu em Chipre era proprietário de um campo, ele vendeu o que tinha e o dinheiro aos apóstolos.(36, 37), ele vai fazer parte da história de Saulo (Paulo) mostrando ao povo o que Deus fez na vida dele (At. 9.27)

Continue navegando