Buscar

Atos 5 e 6

Prévia do material em texto

Cap 5. 1-11 – A oferta de Ananias e Safira
 	12-16 – Os sinais dos Apóstolos
 	17-32 – Os Apóstolos são presos e libertos
	33-42 – A Sabedoria de Gamaliel
	
	
Cap 6. 1-07 – A escolha dos 7 diáconos
 	08- 15 – Estevão é levado ao Sinédrio
 
	
	
A Oferta de Ananias e Safira
Atos 5.1-11
As pessoas estavam envolvidas pelo o primeiro amor, vendiam suas propriedades em ações voluntárias para doarem o dinheiro a obra do Senhor, não era uma exigência, tão pouco uma regra, mas sim exclusivamente corações movidos pelo Espírito de Deus a contribuir. (4.34-37)
Ananias cometeu o pecado de avareza, associado a hipocrisia (desejo de manter uma falsa imagem de santidade) Ananias e Safira foram os primeiros exemplos de “falta de sinceridade no serviço cristão” ocorridos no inicio da igreja de Cristo. 
Essa terrível experiência demonstrou a igreja em formação que “de Deus não se zomba” (Gl 6.7)
Eles não pecaram por ficarem com parte do dinheiro da venda de sua propriedade, mas sim por haverem mentido ao Espírito Santo (Deus) e supor que o ser humano pode pensar ou fazer qualquer coisa fora do conhecimento de Deus. Ofensa contra a igreja, habitada pelo Espírito, é insulto e pecado contra o próprio Deus. (v.9) 
Os sinais dos Apóstolos
Atos 5.12-16
Desde o ocorrido com Ananias e Safira as pessoas eram mais cautelosas ao se juntarem aos discípulos pois viam o que aconteceu com quem não tinha o coração sincero (v.13)
Aqui é a primeira vez que é mencionada a conversão não só de homens mas de mulheres também (v.14), e o evangelho se expandia pelos arredores e muitas pessoas procuravam eles para serem curados (v.16)
Os apóstolos são presos 
e libertos
Atos 5.17-32
A inveja havia brotado no coração dos membros do partido dos saduceus e diante disso os apóstolos foram presos (v.17,18)
Mas o Senhor não dorme, e enviou um anjo para libertar os apóstolos e instruir-lhes que continuassem pregando (v19-21)
A libertação dos apóstolos causou um grande espanto nas autoridades, que mandaram buscá-los novamente (v.26), agora sem violência, para se explicarem pois pregavam novamente, Pedro com toda ousadia afirmou “É necessário que primeiro obedeçamos a Deus, depois as autoridades humanos”(v.29) 
O testemunho dos apóstolos era dirigido e confirmado pelo Espírito Santo, não falam de si próprios, mas totalmente guiados por Deus.
A sabedoria de Gamaliel
Atos 5.33-42
Ao ouvirem as palavras deles, aqueles homens decidiram matar os apóstolos, até que Gamaliel chama-lhes a atenção (v.35-37)
Gamaliel pertencia a um partido popular judaico que dava ênfase à absoluta obediência da Lei como o caminho da salvação. Embora fariseu, tinha uma interpretação mais liberal e humanizada da Lei. Uma das doutrinas característica dos fariseus era “O que é de Deus se estabelecerá, o que não é jamais se firmará” (v.38,39)
As palavras de Gamaliel convenceu eles, então após açoitarem os apóstolos os soltaram, o que saíram dali felizes por haverem sido dignos de serem humilhados por causa do Nome de Jesus (v.41)
A escolha de sete diáconos
Atos 6.1-7
A igreja crescia assim como as necessidades dentro dela também, os apóstolos estavam focados em anunciar a Palavra, e não tinham como dar conta de toda a demanda que surgia, não havia como eles pregarem a palavra enquanto “serviam mesa” (v.1,2) dessa forma decidiram que era relevante que escolhessem sete homens para ajudá-los nessa obra.
Diáconos (servidores ou ministros)
A escolha não seria baseada em amizade ou em quem acreditavam ser os indicados, era uma ação exclusiva do Espírito de Deus os guiando para fazerem essa escolha .
A escolha de sete diáconos
Atos 6.1-7
Havia características importantes que esses diáconos precisavam observar na escolha desses homens: Homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. (v.3) Honrados, de uma só palavra, não dados a muito vinho, nem tampouco dominados pelo amor ao dinheiro, ter consciência pura, antes de tudo passar por experiência para só depois, se não tiver nada que os desabone, exerçam o diaconado, maridos de uma só esposa e governar bem os filhos e a própria casa, as mulheres (diaconisas) devem ser respeitáveis, não caluniadoras, moderadas e fiéis em tudo(1 Tm 3.8-12)
Escolheram e os apóstolos oraram e impuseram a as mãos sobre eles em sinal de comissionamento deles para esse novo desafio (v.5,6)
Estevão é levado ao Sinédrio
Atos 6.8-15
Estevão, um dos diáconos escolhido, após a imposição de mão, passa a operar milagres e prodígios assim como os apóstolos(v.8), homem cheio de sabedoria e Espírito de Deus (v.10).
Já que não tinham nada contra ele, subornaram alguns homens para que mentissem contra ele, com isso conseguiram incitar não só o povo contra eles, mas também os líderes religiosos e os mestres da lei, fazendo com que ele fosse levado ao Sinédrio(v.11,12)
Após todas as mentiras proferidas sobre Estevão diante do Sinédrio, ao olharem para ele, viram que seu rosto parecia com de um anjo, era uma aparência poderosa, radiante e angelical, um fenômeno físico-espiritual de transfiguração que aconteceu também com Moises (Êx. 34.29-30) e com Jesus (Mt. 17.2)

Continue navegando