Buscar

Avaliação Objetiva I I Fromação Integral em Saúde

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Edson Alves Machado Filho (2887328)
	Disciplina:
	Formação Integral em Saúde (PSI112)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:655771) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	25700839
Parte superior do formulário
	1.
	As ações de serviços das unidades regionalizadas e hierarquizadas proporcionam um serviço que está estruturado em graduados estágios de dificuldades, apoiados em aparatos tecnológicos de última geração, localizados e delimitados por região, conhecendo as especificidades da população local, possibilitando acesso e recursos para suas necessidades. Estas ações de serviços das unidades estão dentro de hierarquias em nível primário, secundário e terciário. Sobre as ações de serviço, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) No nível primário, resolvem-se 80% dos problemas - é a Unidade Básica de Saúde.
	
	b) No nível secundário, estão os Centros de Especialidade, que resolvem 45% dos problemas de saúde.
	
	c) No nível primário, tem-se a unidade básica de saúde e os hospitais de referência.
	
	d) No nível terciário, estão os hospitais de referência, que resolvem os 50% restantes dos problemas de saúde.
	 
	 
	2.
	A condição de saúde de modo geral avançou em largos passos desde suas primícias, e é fato que no decorrer da sua evolução, vários foram os modelos assistenciais utilizados como forma de organização tecnológica na metodologia de prestação de serviços. Sobre o que se entende como um modelo assistencial de saúde (PAIM, 2003), assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PAIM, J. S. Modelos de atenção e vigilância da saúde. Epidemiologia e saúde, v. 6, p. 567-71, 2003.
	
	a) É um ambiente que possui equipamentos comunitários e serve aos hospitais, postos e centros de saúde.
	
	b) É um serviço de saúde realizado em espaços públicos que integra grupos populacionais e ações sobre o ambiente.
	
	c) É um agrupamento tecnológico aplicado pela organização dos serviços de saúde em espaços-populações delimitados, integrando grupos populacionais, ações sobre o ambiente, equipamentos comunitários e usuários de diferentes unidades prestadoras de serviços de saúde de múltiplas complexidades, como hospitais, postos e centros de saúde.
	
	d) São unidades prestadoras de serviços de saúde de múltiplas complexidades, como hospitais, postos e centros de saúde.
	3.
	Na elaboração do Plano Municipal de Saúde, deve-se identificar quais os problemas de prioridade dentro da realidade de cada município, que devem ser analisados seguindo três bases de orientação. Dentre as bases estão: Determinantes e Condicionantes de Saúde e a Gestão de Saúde. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a terceira base de orientação:
	
	a) Condições de promoção da saúde e prevenção e doenças da população.
	
	b) Condições de Saúde geral da população.
	
	c) Condições de Saúde mental população.
	
	d) Condições de Situação de Educação em Saúde.
	4.
	A partir da inquietação produzida pela reorganização setorial da saúde defendida por uma reforma com a população civil e seus líderes, sem influência de partidos, governo ou instituições internacionais, foi criado o Sistema Único de Saúde - SUS -, firmado na Constituição Federativa do Brasil em 1988, fundamentando o direito à saúde para todos, tendo o Estado o dever de promover tal direito (PAIM et al., 2011). Sobre a referida reforma, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PAIM, J. et al. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Publicado On-line, 9 de maio de 2011.
	
	a) Reforma da Ditadura.
	
	b) Reforma Comunitária.
	
	c) Reforma Financeira.
	
	d) Reforma Sanitária.
	5.
	A vigilância em saúde é um modelo de assistência que tem como "objetivo a observação e a análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde" (BRASIL, 2010). Sobre a vigilância em saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( v   ) O conceito de vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis, a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária. 
(   f ) A vigilância em saúde está inserida em todos os níveis de atenção da saúde, as equipes de saúde da atenção primária desenvolvem habilidades de programação e planejamento, sistematizando os serviços de ações de atenção, amplificando o acesso da população a diferentes atividades e ações de saúde. 
(  v  ) A vigilância em saúde foi inserida no Pacto pela Saúde para ajudar o SUS a implementar, organizar suas ações e colocar seus princípios em prática. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes Nacionais da Vigilância em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
	
	a) F - V - F.
	
	b) F - F - F.
	
	c) V - V - V.
	
	d) V - F - V.
	6.
	A implementação e a concretização do SUS foi tardia, enfrentando várias dificuldades, como a desintegração das políticas e programas de saúde, a falta de gestão e do manejo social e a deficiência da sistematização. Com isso, as esferas dos governos iniciaram uma nova medida na tentativa de solucionar tais dificuldades com o Pacto pela Saúde, que tem como objetivo consolidar o SUS e possibilitar a equidade para a saúde brasileira. De acordo com o contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Entre as prioridades pactuadas definidas estão a diminuição da mortalidade infantil e materna, o controle das doenças emergentes e endemias, o controle do câncer de colo de útero e da mama, entre outras.
II- Os objetivos do Pacto pela Saúde foram divididos em três partes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e o Pacto da Gestão. v
III- Um dos objetivos do Pacto pela Saúde foi implementar a centralização dos governos, com uma organização e uma gestão intersetorial. f
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	c) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	d) Somente a afirmativa III está correta.
	7.
	Os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) são subdivididos em: doutrinários (universalidade, integralidade e equidade) e organizacionais (regionalização e hierarquização, resolubilidade, descentralização e participação dos cidadãos). De acordo com os princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  v  ) Os princípios doutrinários traçam o SUS, já os princípios organizacionais são as diretrizes, as bases de estruturação do SUS. 
( v   ) A universalidade compete ao acesso, ou seja, qualquer indivíduo tem o direito de acesso à saúde. 
(  v  ) A resolubilidade é a capacidade da rede de prestação de serviço estar apta a atender, resolver qualquer problema individual ou coletivo. 
(   f ) A descentralização é diminuir a desigualdade, não através da igualdade, mas tratando desigualmente os desiguais.
(  f  ) A hierarquização é a participação efetiva da população, através de um representante, que participa e opina na formulação de políticas de saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V - F.
	
	b) V - V - F - F - F.
	
	c) V - V - V - F - F.
	
	d) F - F - V - V - V.
	8.
	Em dezembro de 1993, numa reunião sobre "Saúde da Família", o Programa de Saúde da Família (PSF) foi concebido. O Ministério da Saúde então lançou o PSF como uma estratégia para a reordenação dos serviços da atenção básica com enfoque na promoção à saúde. Anos mais tarde, devido ao grande números de pessoas (família) sendo atendidas e resolvendo os problemas de saúde da comunidade, evitando internações e melhorando a qualidade de vida da população, passou a se chamar por outro nome. Qual é esse nome?a) Agentes comunitários de Saúde (PACS).
	
	b) Equipe de Acolhimento (EA).
	
	c) Estratégia Saúde da Família (ESF).
	
	d) Projeto de Saúde no Território (PST).
	9.
	A Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi implantada pelo Ministério da Saúde em 1994, com o propósito de reorganizar a atenção básica e o modelo assistencial no Brasil, contribuindo para a melhoria das condições de vida do indivíduo, família e comunidade, na tentativa de assegurar uma abordagem integral e contínua, com ações intersetoriais e resolutivas quanto à recuperação, à prevenção, à proteção e à promoção da saúde. Assim, a Estratégia Saúde da Família (ESF) objetiva a elevada cobertura populacional, a facilidade no acesso e no atendimento integral dos indivíduos em seu contexto familiar. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A ESF tem como objetivo a cobertura populacional, dificultando o acesso e o atendimento integral dos indivíduos.
	
	b) A ESF monitora as condições de vida e de saúde das coletividades, facilitando a programação e a execução das ações sanitárias.
	
	c) A ESF não é delimitada em áreas, mas atende em qualquer local que tenha identificado os problemas de saúde da população.
	
	d) A ESF prioriza a territorialização e a delimitação das áreas de abrangência das equipes, não necessita assim identificar os problemas de saúde da população.
	10.
	Em 1986, na 8ª Conferência Nacional de Saúde, foi possível desenhar as bases do SUS que desencadearam mudanças administrativas importantes no sistema de saúde do Brasil e que evoluíram para a construção efetiva do SUS, bem como de seus princípios. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Separar a saúde pública da medicina previdenciária, transformando-as em um sistema duplo de controle da saúde.
	
	b) Conceder robustez para as competências da área da saúde, ampliar a abrangência de assistência para a população e um dos maiores ideais, realizar a junção da saúde pública e da medicina previdenciária, transformando-as em um sistema único.
	
	c) Diminuir a abrangência de assistência para a população, centralizando em cada município isolado do âmbito estadual e federal.
	
	d) Transformar em um sistema único de saúde, com controle federal e atendimento somente nas capitais federativas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando