Buscar

AVA2 LIBRAS-1

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
Licenciatura em Letras- EAD
  
Aluna: Raquel Alves da Cruz Pinheiro
Matrícula: 2230104165
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Tutor: Joelma Cerqueira de Oliveira
TRABALHO DA DISCIPLINA (AVA2)
CAMAÇARI/BA 
2023
A LIBRAS E SUAS ESPECIFICIDADES SOCIAIS
 
 À medida que compreendemos melhor a importância da linguagem de sinais, torna-se clara a necessidade de aumentar a utilização da linguagem gestual em todo o país, incluindo nas escolas, nos estabelecimentos de saúde, nas empresas privadas e nos meios de comunicação social.
 Por meio de instituições públicas e privadas, a sociedade percebe cada vez mais a importância e o uso da Língua Brasileira de Sinais no dia a dia como um dos recursos mais completos para a comunidade surda. Embora muito tenha sido alcançado, ainda há muito a ser feito no ensino e na difusão da Língua Brasileira de Sinais. É importante que as instituições públicas e as empresas privadas invistam numa cultura inclusiva que possa atender às necessidades dos mais diversos grupos sociais. Além do ensino de Libra, também existem medidas para valorizar o trabalho dos intérpretes e tradutores de Língua Brasileira de Sinais, dando-lhes mais oportunidades de atuação em instituições públicas e empresas privadas. Também é importante ampliar a oferta de aulas de peso tanto online quanto presenciais para promover uma inclusão social efetiva, permitindo que mais pessoas se comuniquem utilizando esta linguagem. Isso é muito importante para a comunidade surda brasileira. 
 Para acelerar a inclusão, é também importante sensibilizar a sociedade. É importante lembrar que as atividades inclusivas, além de atenderem às necessidades especiais dos deficientes auditivos, devem também levar em consideração as solicitações de outros grupos, como os deficientes visuais, os deficientes físicos e os deficientes mentais. No Brasil, o treinamento e o uso da Libra têm aberto muitas oportunidades para que os surdos se comuniquem melhor a cada dia e desfrutem de direitos básicos concedidos a todos os cidadãos, como o acesso à educação pública. Na Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS, 2005), o conceito de surdez está associado a sujeitos que compreendem o mundo por meio de experiências visuais e compartilham conhecimentos sobre o mundo com seus pares por meio da Língua Brasileira de Sinais do Brasil. De acordo com o Decreto nº5626/05, os surdos têm o direito e a oportunidade de utilizar a Língua Brasileira de Sinais e o Português como segunda língua nas comunidades escolares surdas. Ele se apresenta como Surdo porque foi moldado pela cultura Surda e pela linguagem de sinais, o que lhe permitiu ter experiências visuais típicas dos Surdos. Desta forma, os surdos podem desenvolver plenamente as suas características especiais como as outras pessoas.
 Reconhecemos que a linguagem é um recurso linguístico que permite a todas as pessoas pensar, agir socialmente, mudar, aprender e expressar-se no mundo. A linguagem corporal e as expressões faciais desempenham um papel muito importante na comunicação LIBRAS. Isso porque o corpo e o rosto são recursos que os sinalizadores utilizam para dar entonação à sua fala. Embora pareça simples e alguns estudos tenham mostrado que é facilmente compreensível pela maioria das pessoas, a linguagem corporal e as expressões faciais da linguagem de sinais devem ser estudadas em termos de partes e estruturas gramaticais, a fim de definir a intenção e permitir que a comunicação ocorra.
 Na LIBRAS, a linguagem corporal e as expressões faciais fornecem entonação da língua de sinais para pessoas surdas e contribuem efetivamente para o significado da língua de sinais no ato de comunicação. Segundo Brecailo (2012:11), as expressões faciais são utilizadas para expressar o humor, para expressar fatos, como quando você conhece alguém e está de mau humor, para brincar com os outros, para prestar atenção, para ouvir sobre um assunto que não é seu, etc. É possível. Garantir que a notação LIBRA tenha um significado claro e objetivo. 
 Sabemos que LIBRAS possui símbolos semelhantes e, para distinguir o seu significado, as expressões corporais ou faciais devem ser enfatizadas para que o deficiente auditivo possa ver a entonação da palavra, frase ou texto que está sendo transmitido. Também inclui pontuação positiva, negativa, exclamativa, interrogativa e emoções como medo, raiva, alegria, tristeza, etc. A linguagem corporal e as expressões faciais são formas de comunicação eficazes e importantes, mas devem ser utilizadas de forma adequada para transmitir informações de forma consistente.
.
Referências:
FENEIS (org). Política educacional para os surdos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: FENEIS, 2005. 
BRECAILO, Solange de F. Expressão facial e corporal na comunicação em Libras. Julho de 2012.Disponível em www.imap.curitiba.pr.gov.br
https://blog.signumweb.com.br/curiosidades/libras-expressoes-faciais-dos-surdos/

Continue navegando