Buscar

AVA2 TRBALHO DISCIPLINA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
Licenciatura em Letras- EAD
  
Aluna: Raquel Alves da Cruz Pinheiro
Matrícula: 2230104165
Disciplina: Educação Ambiental
Tutor: Fernanda Souza do Nascimento
TRABALHO DA DISCIPLINA (AVA2)
CAMAÇARI/BA 
2023
Empresa: “Travessia Ecoturismo”
 A Travessia Ecoturismo foi fundada em 1997, a empresa tem por como objetivo e prioridade a segurança, qualidade e sustentabilidade da reserva ao seu redor. A Travessia é organizada e gerenciada por pessoas que optaram por viver e trabalhar perto da natureza. É a primeira operadora de ecoturismo cadastrada na Chapada dos Veadeiros. Atuando com base no conceito de ecoturismo sustentável, que promove a conservação do patrimônio natural e cultural e garante o bem-estar dos moradores envolvidos.
 A Travessia participa e coordena diversos projetos de turismo solidário, produções cinematográficas, reportagens, publicidade, eventos corporativos, itinerários formativos, retiros e expedições, e fornece soluções e serviços logísticos através da sua extensa rede de contatos locais. O turismo solidário é um novo setor turístico que ganha espaço no mundo, que visa aliar o turismo e o voluntariado no combate à desigualdade social, criando experiências híbridas que na maioria dos casos superam a imaginação e as expectativas dos participantes. A ideia principal é tomar medidas para reunir pessoas físicas e/ou jurídicas dispostas a conhecer a realidade das famílias e comunidades que vivem em áreas turísticas, com o objetivo de melhorar conjuntamente a qualidade de vida das pessoas próxima a reserva turística. 
 Localizada no Berço das Águas, a Chapada dos Veadeiros é famosa por suas inúmeras nascentes de águas limpas e transparentes, cachoeiras, poços, cânions, belas paisagens e trilhas históricas. Devido à sua importância, a área é protegida pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que recebeu a designação internacional de Reserva da Biosfera de Goiás e Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO). Dentro deste magnífico cenário, se desenvolve uma variedade de percursos e atividades que proporcionam aos visitantes uma experiência marcante. O turismo pedagógico é inteiramente educativo, cria um ciclo de relações sociais, económicas e culturais interligadas. Garante a interação entre os (alunos, professores, comunidades), amplia e enriquece as formas de pensar e agir e desenvolve valores como a cidadania e a unidade.
 O Pico do Pouso é o ponto mais alto do planalto central do Brasil, um grande planalto com área de 4.492 quilômetros quadrados e altura média de 1.200 m, localizado a 1.676 m acima do nível do mar no paralelo 14 de latitude norte alto. As características da vegetação do cerrado alpino representam apenas 3% do cerrado total do Brasil, e 98% dessa parte mínima está localizada na Chapada dos Veadeiros. Este santuário de vida selvagem abriga veados-campeiros, onças, diversas espécies de macacos, antas, pangolins, tatus, lobos listrados e viajantes solitários do Cerrado. A presença de aves maiores é comum nas Américas. A área também é rica em bandos de garças, além de araras e tucanos, papagaios, águias e cegonhas são algumas das aves que fazem da Chapada seu lar. Existem também várias espécies de répteis, incluindo cobras, tartarugas, jabutis e teiús.
 Como Chapada recebe mais visitantes em feriados, ou datas comemorativas em destinos menos populares, é preparado um roteiro especial estrategicamente planejado. A equipe de guias tem a responsabilidade de dividir seu grupo para garantir que cada membro aproveite ao máximo sua viagem sem aglomeração ou super lotação em pontos de alto nível de visitação, evitando possíveis degradações por excesso de pessoas em determinados locais de passeio. Conjuntamente com a biodiversidade natural encontrada na área de estrutura física, reserva e pontos turísticos da empresa, é notório a importância declarada e exemplificada pela prestadora de serviços sobre a reponsabilidade com a “interpretação ambiental”, compartilhando conhecimentos aos visitantes através dos inúmeros projetos e atividades educativas. Do reconhecimento a conservação e enaltecimento dos recursos ambientai promovendo a conscientização preventiva e protetiva aos patrimônios ambientais, culturais e históricos. Este princípio visa orientar e estimular na prática a conexão “homem x natureza” de forma respeitosa e segregadora de resultados positivos para as gerações futuras. 
Referências:
https://instaviagem.com/guia/atracoes-turisticas/brasil/chapada-dos-veadeiros/passeio-a-cachoeira-do-segredo-com-a-travessia-ecoturismo
https://www.feriasvivas.org.br/portfolio-items/chapada-dos-veadeiros-em-familia/
https://www.gov.br/icmbio/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-diversas/interpretacao_ambiental_nas_unidades_de_conservacao_federais.pdf

Continue navegando