Buscar

Teste Aula 05

Prévia do material em texto

1.
		No que diz respeito ao Aborto o Brasil autoriza legalmente o mesmo em casos de: I ¿ Estupro II ¿ Risco de vida materno III ¿ Qualquer gravidez indesejada Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III
	
	
	III
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
Explicação:
Naturalmente que todas estas motivações ou condições, independente de aspectos legais, são profundamente conflitantes em termos éticos, pois implicam no direito a impedir o desenvolvimento da vida em função de critérios nem sempre absolutos.
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Uma menina de 15 anos engravidou e sua vida corre risco. De acordo com a legislação brasileira a referida menina:
	
	
	
	Tem direito a fazer o aborto, pois sua vida está em risco.
	
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois não foi estuprada.
	
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois já tem 15 anos.
	
	
	Tem o direito de fazer o aborto somente se tiver sido estuprada.
	
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois o bebê não é anencéfalo.
	
Explicação:
Existem condições previstas na legislação brasileira para a autorização de abortos legais (estupro e risco de vida materno). Naturalmente que todas estas motivações ou condições, independente de aspectos legais, são profundamente conflitantes em termos éticos, pois implicam no direito a impedir o desenvolvimento da vida em função de critérios nem sempre absolutos.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Marque a resposta certa: 
	
	
	
	Existem condições previstas na legislação brasileira para a autorização de abortos legais somente em casos de  estupro.
	
	
	Não existem condições previstas na legislação brasileira para a autorização de abortos legais : estupro, risco de vida materno e anencefalia (existência de anomalias fetais que implicam na possibilidade de doenças congênitas graves e irreversíveis).
	
	
	Somente na Europa ocorrem os abortos. 
	
	
	No Brasil não tem abortos.
	
	
	Existem condições previstas na legislação brasileira para a autorização de abortos legais : estupro, risco de vida materno e anencefalia (existência de anomalias fetais que implicam na possibilidade de doenças congênitas graves e irreversíveis).
	
Explicação:
Existem condições previstas na legislação brasileira para a autorização de abortos legais : estupro, risco de vida materno e anencefalia (existência de anomalias fetais que implicam na possibilidade de doenças congênitas graves e irreversíveis).
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Leia a reportagem a seguir: "Cientistas das Universidades de Kyoto, no Japão, e Winsconsin, nos Estados Unidos, conseguiram recentemente obter iPS (sigla em inglês para 'célula-tronco pluripotente induzida'). (...) Induzí-las a um estado pluripotente (significa que elas passaram a ter o potencial de desenvolver-se em qualquer tipo de célula do corpo humano). Como este procedimento não carrega o peso moral envolvido na pesquisa com células embrionárias e tem custo reduzido, acredita-se que muitos laboratórios irão começar a trabalhar neste campo" (Jornal do Brasil, 02/12/2007). O desenvolvimento de novas tecnologias traz novas questões a serem pensadas. Assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	O mesmo instrumento pode servir a objetivos radicalmente distintos, portanto deve-se considerar a diferença existente entre a tecnologia em si e o uso que se fará dela.
	
	
	As novas tecnologias impactam negativamente a forma de vida da população, pois seus efeitos adversos são desconhecidos.
	
	
	A implantação de novas tecnologias pode afetar diretamente o modo de vida da população, seu comportamento e hábitos.
	
	
	Certas tecnologias impactam a esfera macro da sociedade, envolvendo princípios de justiça e alocação de recursos na área de saúde.
	
	
	A cada nova tecnologia implementada, novos debates éticos se colocam para responder aos seus impactos.
	
Explicação:
Os conceitos morais dessas ações precisam estar fundamentados no Regulamenta os incisos II, IV e V do § 1o do art. 225 da Constituição Federal, estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados ¿ OGM e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurança ¿ CNBS, reestrutura a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança ¿ CTNBio, dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança ¿ PNB, revoga a Lei no 8.974, de 5 de janeiro de 1995, e a Medida Provisória no 2.191-9, de 23 de agosto de 2001, e os arts. 5o, 6o, 7o, 8o, 9o, 10 e 16 da Lei no 10.814, de 15 de dezembro de 2003, e dá outras providências.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No final da década de 1970 um evento mobilizou a opinião pública acerca das questões éticas da reprodução assistida. Esse evento foi:
	
	
	
	O sucesso do projeto Genoma, que permitiu conhecer os genes humanos.
	
	
	A clonagem do primeiro mamífero.
	
	
	O emprego de células tronco em técnicas laboratoriais.
	
	
	O nascimento do primeiro bebê de proveta.
	
	
	A legalização do aborto em diversos países ocidentais.
	
Explicação:
Em 1978, com o nascimento de Louise Brown (que ficou conhecida como o primeiro bebê de proveta) na Inglaterra, as técnicas de fertilização in vitro chegaram ao conhecimento do grande público e também ganharam mais interesse nas pesquisas médicas especializadas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Muitas tecnologias tem sido desenvolvidas a favor da vida humana, apesar da polêmica em relação aos seus possíveis malefícios.  Pensando nas prerrogativas que a tecnologia podem trazer,  assinale a alternativa que apresenta um desses benefícios:
	
	
	
	Facilidade para execução do aborto.
	
	
	Facilidade para que os próprios pacientes escolham o melhor procedimento frente a sua doença.
	
	
	Facilidade para os médicos procederem como a sua necessidade
	
	
	Maior disponibilidade de verbas para o tratamento
	
	
	Técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana.
	
Explicação:
Assim tem sido em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Uma mulher de 25 anos foi estuprada. De acordo com a legislação brasileira, ela:
	
	
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois já tem mais de 18 anos.
	
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois o bebê não é anencéfalo.
	
	
	Tem o direito de fazer o aborto somente se o bebê for anencéfalo.
	
	
	Não tem direito a fazer o aborto, pois sua vida não está em risco.
	
	
	Tem o direito de fazer o aborto, pois foi estuprada.
	
Explicação:
Naturalmente que todas estas motivações ou condições, independente de aspectos legais, são profundamente conflitantes em termos éticos, pois implicam no direito a impedir o desenvolvimento da vida em função de critérios nem sempre absolutos.
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		José foi a uma um banco de espermas para doação. Ele tem uma fantasia de que terá muitos filhos espalhados pelo o país e um dia irá conhecer todos, mas isso não é possível porque:
	
	
	
	Existe uma normativa que afirma que as mulheres receptoras podem ter acesso aos doadores, mas sem evidenciá-los aos filhos.
	
	
	A lei prevê que os filhos de doadores de sêmen não devem ter acesso aos pais.
	
	
	José apresentará dificuldades em saber a idade e endereço dos filhos, mesmo com acesso ao banco.
	
	
	Existe uma resolução que institui que a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores.
	
	
	José provavelmente não saberá quantas mulheres foram fecundadas, mesmo podendo ter acesso a elas.
	
Explicação:
A doação de esperma para bancos é regulada por anonimato. Nem as receptoras conhecerão o pai, nem os doadores conhecerão os filhos.
	
image4.gif
image5.wmf
image6.png
image1.png
image2.gif
image3.wmf

Continue navegando