Buscar

SIMULADO 02

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Embriologia é a ciência que estuda todo o desenvolvimento pré-natal, assim como as mudanças estruturais que ocorrem desde a fecundação até a formação fetal. A teratologia é considerada a divisão da embriologia que estuda o desenvolvimento anormal pré-natal. Analisando as duas afirmações acima, podemos concluir sobre a importância do estudo embriológico que ele:
		
	
	Desenvolve conhecimentos sobre as modificações que ocorrem durante o desenvolvimento pós-natal na fase lactente.
	
	É ponte entre o desenvolvimento pré-natal e a obstetrícia, tornando desnecessários os estudos de medicina perinatal, pediatria e anatomia clínica.
	 
	 Evidencia a anatomia e explica como as relações normais e anormais se desenvolvem, auxiliando a compreensão das causas de variações na estrutura humana.
	
	Não deve ser considerado quando há necessidade de aplicação de células-tronco para tratamento de doenças crônicas.
	
	É usado quando há necessidade do aprimoramento dos estudos para o desenvolvimento de tratamento para doenças geriátricas.
	Respondido em 13/05/2021 09:14:11
	
	Explicação:
A importância do estudo embriológico ocorre por ele ser uma ponte entre o desenvolvimento pré-natal e a obstetrícia, medicina perinatal, pediatria e anatomia clínica; por ele desenvolver conhecimentos sobre o início da vida e as modificações que ocorrem durante o desenvolvimento pré-natal; auxiliar a compreensão das causas de variações na estrutura humana; evidenciar a anatomia e explica como as relações normais e anormais se desenvolve; e apoiar pesquisas e aplicação de células-tronco para tratamento de doenças crônicas.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os gametas são produzidos por meio de um processo denominado de gametogênse, sendo a formação dos gametas masculinos denominado espermatogênese e dos gametas femininos, chamados de ovogênese. Para que os espermatozoides e ovócitos sejam células viáveis passam por vários processos, em especial pelo processo de meiose, que são responsáveis pela manutenção do número de cromossomos de nossa espécie. As células diploides encontradas nesse processo de espermatogênese são:
		
	
	Espermátide e espermatogônia.
	
	Espermatócito secundário e espermátide.
	
	Espermátide e espermatócito primário.
	
	Espermatócito primário e espermatócito secundário.
	 
	Espermatócito primário e espermatogônia.
	Respondido em 13/05/2021 09:15:00
	
	Explicação:
Nesse processo, as espermatogônias, que são as células precursoras, sofrem processo de mitose e são diploides, seguida pelo processo de crescimento, onde as células mantém seus números de cromossomos, sendo conhecidas como espermatócitos primários (esses sofrem o processo de meiose e as células seguintes são haploides).
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No momento da ovulação, o ovário libera o ovócito secundário. Ele segue para tuba uterina, onde geralmente ocorre a fecundação, com a fusão com o espermatozoide. Entretanto, é importante lembrar que dentre as características desse ovócito secundário, é possível destacar que:
		
	 
	Apresenta uma camada mais externa formada por células foliculares, denominada corona radiata.
	
	Seu núcleo apenas completa a segunda fase da meiose (meiose II) após a formação do zigoto.
	
	Apresenta glicoproteínas no momento da formação do zigoto, que desaparecem quando essa estrutura se transforma em mórula.
	
	A primeira camada a ser atravessada pelos espermatozoides liberam sinais químicos capazes de atrair esses gametas, é chamada de zona pelúcida.
	
	Trata-se de uma célula volumosa, imóvel e diploide.
	Respondido em 13/05/2021 09:15:42
	
	Explicação:
A camada mais externa do ovócito é chamada de corona radiata e se trata da primeira camada a ser atravessada pelos espermatozoides.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	¿O pré-natal tem início com o resultado positivo do teste de Beta HCG, que confirma a gravidez. A ida regular ao ginecologista garantirá que todos os exames, acompanhamentos e imunizações necessárias sejam realizadas. Exames como hemograma, glicemia, tipo sanguíneo e fator RH, HIV, rubéola, toxoplasmose, sífilis, Hepatite B e C, Papanicolau e ultrassom são alguns dos exames solicitados no primeiro trimestre de gestação. O médico também poderá solicitar outros exames mais específicos de acordo com a necessidade. Portanto, o pré-natal é indispensável para a saúde da gestante e do bebê¿ (Fonte: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/cuidados-importantes-na-gestacao).
O acompanhamento é de extrema importância para a gestação e durante esse processo será observado o desenvolvimento do bebê. Sabe-se que alguns marcos são encontrados durante o período fetal, dentre eles:
		
	
	O nascimento que ocorre 35 e 37 semanas de acordo com a Classificação segundo a Idade Gestacional é considerado prematuridade moderada.
	
	Surgimento da vernix caseosa por volta da 12ª semana.
	
	O lanugo recobre completamente o corpo do feto por volta da 10ª semana.
	
	A formação completa da placenta por volta da 13ª semana.
	 
	A medula óssea se torna o principal local para a formação das células vermelhas, por volta da 28ª semana.
	Respondido em 13/05/2021 09:16:13
	
	Explicação:
Durante o período fetal, o baço é um importante local para a formação das células vermelhas, entretanto, com aproximadamente 28 semanas essa situação muda, pois a medula óssea se torna o principal local para a formação dessas células. 
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As células epiteliais podem apresentam, em sua região apical, especializações de membrana. O intestino delgado, por exemplo, apresentam essas microvilosidades, que se relacionam, especialmente, com a função de:
		
	
	Síntese de proteínas.
	
	Secreção de minerais.
	 
	Absorção de nutrientes.
	
	Catabolismo de carboidratos.
	
	Digestão de amido.
	Respondido em 13/05/2021 09:16:39
	
	Explicação:
As microvilosidades são especializações que proporcionam o aumento da superfície de contato e consequentemente, o aumento da absorção de nutrientes no intestino.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O tecido conjuntivo é composto por células, matriz extracelular e fibras, basicamente. Por abranger tipos especiais de tecidos, exercem inúmeras funções. Embora, sua morfologia possa mudar dentro desses tipos especializações, o tecido conjuntivo, de maneira geral, tem sua origem embrionária no folheto germinativo:
		
	
	Hipoderme
	
	Epiderme
	 
	Mesoderma
	
	Endoderma
	
	Ectoderma
	Respondido em 13/05/2021 09:17:22
	
	Explicação:
O disco trilaminar apresenta três folhetos germinativos: endoderma, mesoderma e ectoderma. O tecido conjuntivo tem origem no mesoderma.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O leucograma é a parte do hemograma que analisa, tanto quantitativa quanto qualitativamente, os leucócitos. Este exame foi realizado por um paciente numa emergência e ao analisar os resultados, foi verificado um aumento dos leucócitos, que provavelmente está relacionado à:
		
	
	Anemia.
	
	Leucopenia.
	
	Linfoma.
	
	Trombose.
	 
	Leucocitose.
	Respondido em 13/05/2021 09:19:59
	
	Explicação:
No leucograma, o aumento da quantidade de leucócitos pode ser relacionado à leucocitose. Já o inverso, a redução desses leucócitos, indicam leucopenia.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O tecido cartilaginoso é composto, basicamente, por células, dentre elas, os condrócitos e condroblastos, além de abundante matriz extracelular, muito especializada. Por isso desempenha a função de:
		
	
	Participação ativa do crescimento e formação dos ossos longos, formação de fibras colágenas e suporte aos tecidos moles.
	
	Formação de células sanguíneas, formação de fibras colágenas e sustentação.
	 
	Suporte aos tecidos moles, revestir superfícies articulares ósseas e participação ativa do crescimento e formação dos ossos longos.
	
	Formaçãode fibras colágenas, produção de minerais e suporte de tecidos moles.
	
	Revestir superfícies articulares ósseas, formação de células sanguíneas e produção de minerais.
	Respondido em 13/05/2021 09:20:52
	
	Explicação:
O tecido cartilaginoso, que é uma especialização do tecido conjuntivo, desepenha inúmeras funções, dentre elas: fornecer suporte aos tecidos moles, revestir superfícies articulares ósseas e participação ativa do crescimento e formação dos ossos longos
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Graças à articulação existente entre os ossos rádio, ulna e úmero é possível mover o cotovelo em movimentos como flexão e extensão. Entretanto, esses movimentos são possibilitados devido aos músculos ali presentes. Com relação aos músculos envolvidos na articulação do cotovelo, trata-se de:
		
	
	Estriado cardíaco
	 
	Estriado esquelético.
	
	Liso cardíaco.
	
	Liso esquelético.
	
	Involuntário.
	Respondido em 13/05/2021 09:21:15
	
	Explicação:
O tecido estriado esquelético é encontrado nos músculos ligados ao esqueleto e são responsáveis pelos movimentos voluntários.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Nos axônios dos neurônios do sistema nervoso central, é possível observar a presença de uma bainha formada primordialmente por lipídeos, conhecida como bainha de mielina, sendo esta de extrema importância para seu isolamento elétrico. As células que formam essa bainha são conhecidas como:
		
	
	Células de Schwann.
	
	Células ependimárias.
	
	Astrócitos.
	 
	Oligodendrócitos.
	
	Micróglias.
	Respondido em 13/05/2021 09:21:35
	
	Explicação:
A população das células da glia abrangem células que estão relacionadas à formação da bainha de mielina, um importante isolante elétrico. No sistema nervoso periférico, essas células são conhecidas como Células de Schwann e no sistema nervoso central, conhecidas como Oligodendrócitos.
image1.gif
image2.gif
image3.gif

Continue navegando