Buscar

Licenciatura em Foco - AV3 - 6 a 12

Prévia do material em texto

6Os educadores precisam se conscientizar que qualquer ação deve ser coerente com o discurso. Devemos compreender que a escola, para muitos alunos, é o único lugar de acesso aos conhecimentos. A escola é o lugar que proporcionará condições para eles se desenvolverem e de se tornarem cidadãos, conferindo oportunidades de ser e de viver dignamente. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais consta que "para viver com democracia em uma sociedade plural, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem" (BRASIL, 1997, p. 27). Sobre a pluralidade cultural dentro do ambiente escolar, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
A
A sociedade brasileira, tendo em vista uma formação de diferentes etnias, protege os direitos de todos os alunos. No entanto, os processos de migrações no Brasil não ajudam outras culturas a terem abertura nesses processos de diferentes raças, crenças e saberes, necessários, par a superação por falta de diálogo na escola.
B
A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. As migrações colocam em contato grupos diferentes. O grande desafio da escola, que é um lugar de diálogo, é superar a discriminação e promover a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro.
C
A sociedade do Brasil é formada não só de diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. Os processos migratórios colocam em contato grupos de diferentes raças e etnias, porém a escola não ajuda no sentido do diálogo para que o aluno possa se desafiar, até porque acredita que os alunos não sofram discriminação por conta disso.
D
O Brasil é uma colonização acolhedora, oriunda de diversos tipos de miscigenações e de diferentes povos. As migrações de outras nações sempre tiveram apoio da ONU, do consulado brasileiros, para que os diferentes tipos de raças, povos e etnias fossem democraticamente dialogados nas escolas, como uma prática comum e rotineira.
7Existe a necessidade de o futuro professor construir suas novas respostas para os problemas da educação. Nesse sentido, devemos nos atentar à tecnologia no âmbito educacional. Sobre a tecnologia na educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Não observar as contradições desse processo social. ( ) Superar contradições teóricas e práticas. ( ) Observar as contradições desse processo social. ( ) Não superar contradições teóricas e práticas, bem como observar as contradições desse processo social. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
F - V - V - F.
C
V - V - V - F.
D
F - F - V - V.
8É relevante considerar que a mídia eletrônica não deve ser aproveitada e compreendida apenas como artefato periférico no processo educacional. O conhecimento se transforma constantemente, estabelece poderes, vira produto de consumo e até é simbolizado como tecnologias intelectuais. Desse modo, constrói-se uma "economia do saber". Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os hábitos da cibercultura não levantam questões problemáticas à sociedade. ( ) O grande acesso às redes virtuais levanta questões ideológicas à sociedade. ( ) O grande acesso às redes virtuais e aos hábitos da cibercultura não levantam questões problemáticas à sociedade. ( ) O grande acesso às redes virtuais e aos hábitos da cibercultura levantam questões problemáticas à sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - V - F - V.
C
V - V - V - F.
D
F - F - F - V.
Revisar Conteúdo do Livro
9É necessário desenvolver conteúdos, interfaces e objetos educacionais digitais articulados com as novas possibilidades que a cibercultura oferece à educação. Com a cibercultura, a simulação possui um lugar centralizado nas ações. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Cálculos e álgebra não são articulados à cibercultura. ( ) Cognitivas não ajudam na memória, nos cálculos e no entretenimento. ( ) Cognitivas de memória possuem pouco raciocínio e falta de entretenimento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F.
B
V - F - V.
C
F - V - V.
D
V - V - F.
10A suposição de que havia um consenso absoluto sobre a organização social e a vida cultural de cada tribo só era possível através da ideia que os administradores e cientistas europeus tinham da tradição desses povos. As sociedades "tribais" (ou "primitivas") seriam, para eles, "sociedades tradicionais" - não só as regras de conduta eram pautadas rigidamente pelo costume, como esse costume era transmitido, oralmente e de forma imutável, de geração a geração, desde o princípio dos tempos. Os europeus não admitiam que os africanos pudessem refletir criticamente sobre a sua própria cultura. Sobre as relações étnicas no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O resultado sociopolítico dessa visão estereotipada ainda hoje pode ser observado com relação à população afro-brasileira. ( ) Os conflitos raciais resultam de esteriótipos sociais, e não de fatos científicos. ( ) Um indivíduo etnocêntrico não tem capacidade de observar outras culturas nas próprias condições em que elas se mostram. ( ) O consenso absoluto não existe em diferentes culturas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
V - F - F - F.
C
F - F - V - V.
D
F - V - F - V.
11(ENADE, 2012) Na regulamentação de matérias culturalmente delicadas, como a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada - em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria (HABERMAS, 2002). A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança: FONTE: HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.
A
A coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
B
A autonomia dos indivíduos que, ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional.
C
A secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
D
A reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional.
Revisar Conteúdo do Livro
12(ENADE, 2017) O Projeto Político-Pedagógico(PPP), compreende propostas e programas de ações planejadas para serem executadas e avaliadas como base em princípios e diretrizes educativas. Relaciona-se, ainda, às finalidades que cada instituição pretende alcançar, sendo um documento norteador das políticas escolares e também articulador das intenções, prioridades e estratégias para a realização de sua função social. Por sua vez, o currículo pode ser definido como o conjunto de saberes produzidos na escola. Ele reflete todas as experiências relacionadas a conhecimentos que serão proporcionadas aosestudantes de determinado curso. Estes dois instrumentos ganham importância e relevância no processo educativo como norteadores das atividades escolares. A construção coletiva é embasada na gestão democrática, planejando-se as atividades escolares na busca do atendimento adequado da escola à comunidade em que está inserida. Assim, a escola deve cumprir seu papel social, que é formar para a autonomia e cidadania. Acerca dos temas apresentados no texto, avalie as informações a seguir: I- Na prática escolar, além do currículo explícito, há um currículo oculto, não aparente aos nossos olhos, porém muito significativo na vida escolar e na percepção do estudante. II- No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem como sugestão uma forma de definição das disciplinas e de distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. III- A elaboração do PPP e do currículo é atribuição exclusiva da equipe gestora da escola, de forma a inserir o currículo nas atividades educativas, visando atender os estudantes de acordo com suas necessidades. IV- Tanto o PPP quanto o currículo são planos que direcionam a escola na busca do cumprimento dos seus objetivos: devem ser flexíveis diante das necessidades de adaptação no cotidiano escolar e ser construídos e/ou reconstruídos constantemente, tendo em vista as mudanças na sociedade. V- Ao realizar a mediação entre escola e comunidade, o currículo possibilita a construção da ação pedagógica por meio da articulação entre os conhecimentos construídos na prática escolar, por isso, o currículo, às vezes, apresenta divergências com o Projeto Político-Pedagógico de uma instituição. É correto apenas o que se afirma em:
A
I, II e IV.
B
I, III e V.
C
I, II e III.
D

Continue navegando