Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ALUNO: FABRÍCIO DE OLIVEIRA CARLOS
MATRÍCULA: 03242558
O funcionamento de uma usina eólica está condicionado à constância dos ventos. Sendo assim, tem como principal vantagem a produção de uma energia barata e limpa, porém apresenta uma grande dependência das condições da natureza para o seu funcionamento.
Vale dizer que as usinas eólicas são divididas conforme a sua tipologia e que esse tipo de energia ainda é pouco utilizado em todo o mundo. Já no Brasil, a fonte eólica tem crescido nas últimas duas décadas, em especial, na região Nordeste do país.
Vantagens da energia eólica
Muitas das vantagens da energia eólica são comuns a outras renováveis. A começar pelo combate às mudanças climáticas: beneficiar da energia do vento significa reduzir a utilização de combustíveis fósseis, ou seja, poupar emissões de dióxido de carbono, poeiras finas e outras substâncias que alteram o clima e são responsáveis pelo efeito de estufa. A energia eólica, portanto, é também um auxílio para a autossuficiência energética, com inegável vantagem econômica para os países que a adotam, e vai em direção ao desenvolvimento sustentável, sendo essencialmente gratuita, após a instalação da central. O vento também é uma fonte abundante de energia, de fato inesgotável e ilimitada no tempo, disponível em grande parte da superfície terrestre.
Existem algumas características da energia do vento que diferenciam a energia eólica das outras energias renováveis, como a hidrelétrica, a geotérmica e a solar. Há alguns pontos que mostram porque, em perspectiva, o vento pode se tornar a segunda fonte energética verde a nível mundial, protagonista do futuro sustentável de muitos países.
· Há vento em quase todo lugar
Não apenas o vento está presente em praticamente todos os lugares da Terra, mas também temos informações precisas sobre onde ele sopra com mais frequência e força. É uma questão de disponibilidade: como se sabe bem onde sopram os fortes ventos, é possível instalar usinas com grande consciência. Consequentemente, quanto mais uma zona é ventosa, mais se produz energia, reduzindo o custo do investimento inicial. 
· A energia eólica é excelente em áreas remotas, onde quer que estejam
Como muitas outras fontes renováveis, o vento tem a vantagem de poder ser explorado mesmo onde não está presente uma conexão com a rede elétrica através de soluções de micro-gri. De fato, nas áreas mais isoladas e distantes dos centros habitados, representa uma oportunidade imperdível, pois poupa a construção de infraestruturas bem mais dispendiosas. Além disso, diferentemente do sistema geotérmico e do hidrelétrico, o vento pode ser utilizado em escala global, com exceção de poucas localidades onde não é vantajoso instalar as centrais.
 
· O vento é regular a médio e longo prazo
Frequentemente a descontinuidade do vento de um momento para outro, ou de um dia para o outro, é descrita como uma das desvantagens da energia eólica. Porém, assim como acontece com a energia solar, existe o outro lado da medalha: geralmente o vento não depende da hora do dia e da alternância noite e dia, embora tenha uma frequência sazonal / anual. Portanto, em termos gerais, é um recurso que, a médio e longo prazo, oferece uma ótima garantia de regularidade, com uma variabilidade que não acompanha a solar, diferenciando-se desta.
 
· Uma ótima eficiência de conversão
A transformação da energia do vento em eletricidade já atingiu níveis satisfatórios de desempenho. Fala-se de eficiências entre 40% e 50%, muito próximas do máximo teoricamente atingível, que de acordo com a Betse de 59%. Quando nos contentamos com uma eficiência efetiva inferior, o motivo são os acordos de caráter econômico referentes ao custo das instalações.
 
· O sistema eólico não ocupa terreno
Apesar de apoiar-se na terra firme, uma usina eólica, de fato, não subtrai espaço. Mesmo porque as pás se desenvolvem em altura e a base delas é de dimensão praticamente irrisória, sobretudo se comparadas com as instalações fotovoltaicas, o que torna a produção de energia eólica compatível com outros usos simultâneos do terreno. 
 
· O impacto ambiental é mínimo
Em quanto o aspecto visual e a pouca poluição acústica causada pela rotação das pás sejam duas vertentes nas quais se está trabalhando para tornar as usinas ainda mais eco compatíveis, é preciso dizer que já hoje em dia o impacto real é muito limitado. O vento é, de fato, a fonte verde com menor impacto geral, pois em termos de emissões e consumo de recursos, ele é limitado apenas à fase de produção dos equipamentos, transporte e instalação. Além disso, em muitos países são previstas certificações a ser obtidas antes de iniciar as obras, para garantir que os efeitos colaterais sobre fauna e flora sejam mínimos. Sem contar que, na maioria dos casos, as instalações surgem em montanhas, sobre colinas ou no mar, e quando ficam nos campos ou em ligeiras encostas, os terrenos ainda podem ser aproveitados para lavouras e pastagem de animais, sem criar particulares problemas.
 
· Uma fonte verde realmente barata
Em relação a outras fontes de energia, a eólica tem custos de instalação e de equipamentos muito baixos. Os tempos de construção são curtos: de 2 a 24 meses, dependendo do tamanho da planta.  Além disso, os avanços tecnológicos estão diminuindo cada vez mais as despesas, com um custo por quilowatt/h de energia produzida que se tornou realmente irrisório. Por fim, a energia eólica está cada vez mais acessível também graças aos incentivos nacionais, que, de fato reduziram o custo para o usuário final e, mais em geral, graças ao custo cada vez mais baixo desta tecnologia.
 
· A manutenção é simples e esporádica
Manter uma usina eólica funcionando é muito simples. Com exceção por quebras e eventos excepcionais, que são cada vez mais raros, graças a modelos sempre mais confiáveis e a sistemas de monitoramento digital de alto desempenho e eficiência, a manutenção é mínima e, consequentemente, barata. Na verdade, pás e turbinas podem funcionar por anos sem necessitar de nenhuma intervenção, e com pequenos ajustes podem continuar a operar por muito tempo, bem além dos 20 anos.
 
· Excelente circularidade para o fim da vida
Pode-se dizer que as usinas eólicas são quase perfeitamente reversíveis. Ou seja, no fim do período de funcionamento é possível recuperar praticamente tudo: o terreno sobre o qual pousam pode ser completamente recuperado, as instalações podem ser desmontadas nas suas componentes básicas e os materiais também poderão ser reciclados no futuro. Na verdade, uma usina de nova geração pode ser criada com as mesmas matérias-primas, realizando assim um modelo de economia circular.
 
· Oportunidades da energia eólica doméstica
Mesmo em escala muito reduzida, por exemplo, para uma só habitação, a energia eólica pode oferecer muitas vantagens. Graças ao mini eólico e ao micro eólico, o seja instalações respectivamente até 200 quilowatt e 20 quilowatts de potência, o vento pode ser aproveitado a nível doméstico para cobrir a demanda energética de um edifício ou de uma família. Normalmente a energia eólica doméstica é utilizada em conjunto com outras fontes verdes como a solar ou a geotérmica, para combinar as vantagens de cada uma delas.
Desvantagens da energia eólica
A energia eólica, apesar de considerada uma fonte renovável e limpa de energia, possui pontos desvantajosos. Ela apresenta impactos ligados à modificação do espaço natural, à alteração das condições de vida de diversas espécies e à dependência de fatores geográficos. A listagem abaixo apresenta as principais desvantagens da energia eólica:
· A Imprevisibilidade, devido à irregularidade e elevada dependência da constância de ventos, fundamentais para o funcionamento e a eficiência dos aerogeradores.
· A produção de poluição sonora em razão do elevado ruído produzido pela movimentação das turbinas eólicas.
· A alteração da paisagem, principalmente por meio da instalação dos aerogeradores, que geram poluição visual.
· O elevado impacto no habitat de aves diversas, que resulta na alteração dosmovimentos migratórios e provoca a possibilidade de afetar o curso migratório das aves e a mortandade dessas espécies.
· A subordinação da instalação dos aerogeradores às características naturais do meio, como o clima, o relevo e a vegetação.
· Alto custo dos equipamentos para a geração de energia;
· Necessidade de grandes espaços livres para a implementação dos parques eólicos;
O impacto dessas construções pode ser medido também no dia a dia das pessoas que residem nas proximidades do local. A poluição sonora, devido ao ruído das turbinas, é um importante fator para essa parcela da população.
Referencias 
https://www.enelgreenpower.com/pt/learning-hub/energias-renoveveis/energia-eolica/vantagens-energia-eolica
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/energia-eolica.
https://origoenergia.com.br/blog/energia/energia-eolica

Mais conteúdos dessa disciplina