Buscar

b) Cite os 12 tópicos essenciais do laudo grafotécnico de acordo com as normas do IBAPE-SP (2020). (máx. 15 linhas)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa MAPA? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
MAPA – IFPC - PERÍCIA GRAFOTÉCNICA - 51/2024
Olá, estudante! Já se perguntou como um perito grafotécnico analisa e lauda seus casos? Quais procedimentos são necessários para que ele faça uma análise imparcial e segura? Quais os pontos importantes para estarem registrados no laudo pericial grafotécnico, seja de um documento ou de uma assinatura questionada?
Segundo o Manual de Orientações de Quesitos da Perícia Criminal (2012), a análise grafotécnica e documentoscópica tem como propósito verificar as características intrínsecas, como composição/constituição e espessura, e sua relação com outros suportes documentais em exame, onde o suporte documental é todo e qualquer objeto ou superfície em que se possa registrar uma mensagem, ideia ou palavra. Essa análise tem que ser bem registrada e pautada na avaliação básica do documento, do suporte, do objeto utilizado para escrita, visando a constatação de uma autenticidade ou falsificação e/ou de uma possível autoria. “O laudo é o cartão de visita do perito e é por meio dele que se forma o seu conceito de bom ou mau profissional. O laudo, pelo seu zelo, pela sua cultura técnica, pela sua lealdade, conquista a confiança da justiça.” E é assim que o perito e autor Lamartine Mendes descreve o laudo em seu livro Documentoscopia (2010), em que o mesmo frisa que nada pode ser omitido por se tratar de uma ata técnica, onde o examinador vai relatar o que lhe foi exposto e constatado. O laudo precisa de uma linguagem formal e técnica, devendo priorizar sempre a clareza, a concisão e a precisão, sendo essas as três virtudes de um laudo. (Brasil. Departamento de Polícia Federal (DPF). Manual de orientação de quesitos da perícia criminal / Departamento de Polícia Federal, Instituto Nacional de Criminalística. – 1. ed. – Brasília: Diretoria Técnico Científica, 2012. p. 108.) (MENDES, L. B. Documentoscopia. 3ª ed. Campinas/SP: Millennium, 2010. p. 229)
Neste MAPA, iremos relembrar os conceitos básicos do laudo pericial grafotécnico, reforçando sempre a importância da sua objetividade e verossimilhança devido sua relevância judicial
A realização da perícia pode ser feita pelo confronto de uma ou mais peças questionadas para a análise de sua autenticidade ou falsificação. Toda essa análise é pautada em estudos previamente feitos pelo perito e padrões gráficos fornecidos pela investigação, para que haja o confronto da maneira mais segura e prudente para elaboração do laudo.
Seguindo o fluxo de Análise – Confronto – Elaboração de Laudo, o perito registra em detalhes, todas as etapas do processo de análise, sempre que possível fundamentando e referenciando seus conceitos e constatações para que o laudo tenha as informações verídicas e sempre justificadas. É incontestável a importância de um laudo bem elaborado dentro de um processo judicial. A depender da situação, a decisão do juiz pode mudar drasticamente, de acordo com as provas. Caso essas provas e análises não sejam bem documentadas e analisadas, há chances de um crime sair impune. A responsabilidade do perito estará sempre associada à sua confiança e profissionalismo, o que requer atenção e técnica.
Sabendo das responsabilidades do perito e a relevância de laudo, você deve pensar como um perito e conhecer principalmente estrutura, conceitos e requisitos de um laudo grafotécnico dentro de uma investigação criminal.
Atividade
Com o texto acima e os conhecimentos aprendidos, você deve analisar, pesquisar e responder os seguintes itens
a) Sobre a peça questionada, indique as três etapas de descrição da peça questionada e explique o que cada uma delas descreve. (máx. 10 linhas)
b) Cite os 12 tópicos essenciais do laudo grafotécnico de acordo com as normas do IBAPE-SP (2020). (máx. 15 linhas)
c) Segundo o Novo Código de Processo Civil, de acordo com o artigo 473, quais os quatro itens/informações que um laudo pericial deve conter? (máx. 8 linhas)
Orientações Importantes:
- Assista ao vídeo explicativo da atividade.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo no canal: Fale com o Mediador.
image1.png
image2.png
image3.png

Continue navegando