Buscar

Questão Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão Discursiva
Leia a reportagem abaixo que informa que “E-mails indicam que Vale soube de problemas em sensores de Brumadinho dois dias antes do rompimento de barragem”, disponível em https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/02/06/vale-ja-sabia-de-problemas-nos-sensores-da-barragem-de-brumadinho-dois-dias-antes-do-rompimento.ghtml acesso em 13/12/2022:Após, com base nas aulas, textos e vídeos apresentados, escreva sobre o rompimento da barragem de Brumadinho destacando aspectos relacionados à: tipo de sociedade, governança corporativa, compliance, stakeholders.
R: Considerada uma das maiores mineradoras do mundo, a VALE é uma empresa de sociedade privada, que mesmo tendo um programa de integridade, se tratou de um programa inafetivo. Houve falhas de governança gravíssima, causando uma tragedia que poderia ter sido evitada. É inaceitável ver que conforme a reportagem, o engenheiro assinou a estabilidade, sendo que os senadores já haviam detectado o problema. Faltaram medidas de prevenções eficazes, como um alarme de emergência, que se o alarme tivesse funcionado, menos vidas teriam sido perdidas.
O compliance da VALE deveria ter agido de acordo com as leis e regras. Além disso, deveria agir de maneira respeitosa e em conformidade com os indivíduos afetados. No caso de Brumadinho, toda a cidade foi afetada pela decisão errada e impulsiva do engenheiro, causando mortes, desaparecimentos, danos ambientais e psicológicos.
Nota 7,0

Continue navegando