Buscar

Teste 03

Prévia do material em texto

BIOTECNOLOGIA E PROPRIEDADE INDUSTRIAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE4454_A3_202008563658_V1
	
	
	
	
		Aluno: 
	Matr.: 
	Disc.: BIOTECN.PROP.INDUST. 
	2022.1 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Os pesquisadores descobriram, ao estudarem o sistema de transformação do genoma de plantas, que as bactérias fitopatogênicas, aquelas que causam doenças em plantas, como a Agrobacterium, eram vetores naturais muito eficazes para a obtenção dessas modificações. Sobre esse assunto é correto afirmar:
	
	
	
	Para que o genótipo das plantas seja transformado, deve-se inserir, através da zona de ferida, um plasmídeo Ti (indutor de tumorogênese) ou de um plasmídeo Ri (indutor de raízes) provocando a formação de tumores crown gall e hairy roots, respectivamente.
	
	
	A transferência direta pode utilizar, além dos plasmídeos Ti de A. tumefaciens e Ri de A. rhizogenes, vetores como os vírus Caulimovirus e Geminivirus.
	
	
	A impossibilidade de infecções de algumas plantas com Agrobacterium se deve à ausência de receptores na planta, incapacitando a ligação com a bactéria.
	
	
	A transferência mediadas por vetores se baseia na capacidade de micropartículas de ouro ou tungstênio recobertas com DNA transferirem, com um único disparo, genes para um elevado número de células.
	
	
	A utilização de Agrobacterium tumefaciens ou de A. rhizogenes na transferência de genes se baseia na capacidade que essas bactérias, encontradas no solo, possuem de infectar um baixo número de plantas.
	
Explicação:
A utilização de Agrobacterium tumefaciens ou de A. rhizogenes na transferência de genes se baseia na capacidade que essas bactérias, encontradas no solo, possuem de infectar um grande número de plantas. Para que o fenótipo das plantas seja transformado, deve-se inserir, através da zona de ferida, um plasmídeo Ti (indutor de tumorogênese) ou de um plasmídeo Ri (indutor de raízes) provocando a formação de tumores crown gall e hairy roots, respectivamente. A transferência mediada por vetores pode utilizar, além dos plasmídeos Ti de A. tumefaciens e Ri de A. rhizogenes, vetores como os vírus Caulimovirus e Geminivirus. A transferência de genes por bombardeamento de partículas se baseia na capacidade de micropartículas de ouro ou tungstênio recobertas com DNA transferirem, com um único disparo, genes para um elevado número de células.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A transferência de DNA por meio da Agrobacterium tumefaciens é o método mais usado na obtenção de plantas transgênicas de plantas dicotiledôneas. A infecção com Agrobacterium é feita com a transferência do:
	
	
	
	plasmídeo Col.
	
	
	Plasmídeo de virulência.
	
	
	plasmídeo Ti (indutor de tumor).
	
	
	plasmídeo R.
	
	
	plasmídeo F.
	
Explicação:
A Agrobacterium tumefaciens é uma bactéria gran-negativa que possui um plasmídeo (DNA extracromossomal) chamado de plasmídeo Ti (indutor de tumor) que possui a habilidade de transferir uma parte de seu DNA para a célula vegetal que está infectando. Esse DNA é chamado de T-DNA, e contém genes envolvidos na produção de reguladores de crescimento vegetais e opinas. Em condições naturais, quando o T-DNA é transferido para a célula vegetal essa produzirá substâncias que servirão de alimento (opinas) para o patógeno e levarão a célula vegetal a se multiplicar, formando tumores ou calos. Por meio da manipulação genética do plasmídeo Ti, foi possível a substituição das sequências nativas na região de transferência do plasmídeo (T-DNA) por genes de interesse.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		São partes das plantas  mais adequadas para serem usadas como explante numa cultura in vitro, EXCETO:
	
	
	
	segmentos de raízes.
	
	
	tecidos mortos ou lignificados.
	
	
	 pedaços de folhas.
	
	
	meristemas.
	
	
	 ápices caulinares.
	
Explicação:
A cultura de tecidos é um processo através do qual pequenos fragmentos de tecido vivo (explantes) são isolados de um organismo e cultivados assepticamente por períodos indefinidos em um meio nutritivo semidefinido ou definido. Várias partes das plantas podem ser utilizadas como explante como meristemas, ápices caulinares, pedaços de folhas, segmentos de raízes, entre outros.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A  _______________ aborda os aspectos referentes a multiplicação de plantas em grande escala, a propagação clonal de plantas, a eliminação de vírus,  a hibridização somática e  a engenharia genética de plantas a nível industrial da tecnologia da cultura in vitro. O melhoramento de culturas através da Biotecnologia permite tornar as culturas mais robustas contra doenças, resistência a determinadas pragas e herbicidas, a tolerarem condições de seca ou a tornarem-se mais nutritivas.  Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença.
	
	
	
	agricultura.
	
	
	agrotecnologia.
	
	
	agrobiotecnologia.
	
	
	agropecuária.
	
	
	agronegócio.
	
Explicação:
A Biotecnologia Agrícola (ou Agrobiotecnologia) permite aos melhoradores de variedades vegetais introduzir genes, com origem da mesma espécie ou de diferentes espécies, numa planta e/ou editar genes existentes. O objetivo é melhorar essas variedades e promover características específicas nas culturas. Este processo permite aos agricultores contribuírem para a produção de alimentos, têxteis e combustíveis de forma mais eficiente e sustentável e ir de encontro às necessidades dos consumidores.
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A engenharia genética de plantas consiste na manipulação molecular de genes de interesse e depende da disponibilidade de vetores de transformação das células das plantas. Acerca desse assunto é possível afirmar:
	
	
	
	A disponibilidade cada vez maior de genes de interesse abre caminho para o desenho de plantas com características específicas de produção, resistência, entre outras, com enorme potencial na agricultura e na indústria.
	
	
	A utilização de plantas transgênicas para a obtenção de produtos já está bem estabelecida, no entanto, devem ser considerados os potenciais benefícios sem desconsiderar os riscos eminentes para a saúde humana e o meio ambiente.
	
	
	A propagação de plantas usando sementes artificiais ou sintéticas é uma técnica não promissora para propagação de plantas transgênicas, plantas não produtoras de sementes, poliploides com características de elite e linhagens de plantas com problemas na propagação de sementes.
	
	
	A lenta melhoria nos métodos de embriogênese somática permite o uso de embriões somáticos na micropropagação de plantas.
	
	
	Os progressos verificados na biologia molecular de plantas, em particular no isolamento e na caracterização de genes, acompanhados do desenvolvimento de técnicas de transferência de DNA, têm proporcionado o melhoramento genético de todos os tipos de espécies vegetais, fornecendo também conhecimentos de base sobre os processos bioquímicos, fisiológicos e moleculares que controlam o desenvolvimento em plantas.
	
Explicação:
Os progressos verificados na biologia molecular de plantas, em particular no isolamento e na caracterização de genes, acompanhados do desenvolvimento de técnicas de transferência de DNA, têm proporcionado o melhoramento genético de um número crescente de espécies vegetais, fornecendo também conhecimentos de base sobre os processos bioquímicos, fisiológicos e moleculares que controlam o desenvolvimento em plantas. A propagação de plantas usando sementes artificiais ou sintéticas é uma técnica promissora para propagação de plantas transgênicas, plantas não produtoras de sementes, poliploides com características de elite e linhagens de plantascom problemas na propagação de sementes. A rápida melhoria nos métodos de embriogênese somática permite o uso de embriões somáticos na micropropagação de plantas. No entanto, a utilização de plantas transgênicas para a obtenção de produtos ainda é incipiente, devendo ser considerados os potenciais benefícios sem desconsiderar os riscos eminentes para a saúde humana e o meio ambiente.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A multiplicação de plantas em grande escala constituiu a primeira aplicação, em nível industrial, da tecnologia da cultura in vitro. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta:
	
	
	
	O primeiro passo na melhoria das culturas é identificar fenótipos de plantas que sejam competentes, cujo desempenho é continuamente aprimorado por fatores não genéticos que afetam a resposta da cultura de tecidos.
	
	
	A micropropagação de gemas axilares e a indução de gemas adventícias constituem duas alternativas de multiplicação clonal de plantas lenhosas de importância comercial. Embora tenham sido estabelecidos protocolos, o sucesso do processo depende do genótipo, verificando-se alguns casos de respostas diferentes entre clones da mesma espécie.
	
	
	A morfogênese é um processo que envolve várias etapas, começando pela formação dos meristemas até o enraizamento e a aclimatização. Nesse processo, a nova plântula forma-se a partir de tecidos iniciais sem passar por um desenvolvimento embrionário, sendo possível, em curto espaço de tempo, produzir elevado número de plantas capazes de serem transferidas para o solo e atingirem as condições exigidas para a comercialização.
	
	
	Na cultura de tecidos in vivo de plantas superiores,os fatores genéticos são primordiais na determinação do nível de resposta da cultura.
	
	
	A regeneração de plantas na cultura in vitro pode ocorrer por organogênese e por morfogênese. Sendo que a organogênese engloba a indução de desenvolvimento organizado em plantas, etapa que depende da escolha criteriosa do inóculo inicial ou explante e das condições de cultivo, além da multiplicação e do desenvolvimento das células competentes, dando origem aos embriões ou nódulos organogênicos.
	
Explicação:
Na cultura de tecidos in vitro de plantas superiores,os fatores genéticos são primordiais na determinação do nível de resposta da cultura. O primeiro passo na melhoria das culturas é identificar genótipos de plantas que sejam competentes, cujo desempenho é continuamente aprimorado por fatores não genéticos que afetam a resposta da cultura de tecidos. A regeneração de plantas na cultura in vitro pode ocorrer por organogênese e por morfogênese. A organogênese é um processo que envolve várias etapas, começando pela formação dos meristemas até o enraizamento e a aclimatização. Nesse processo, a nova plântula forma-se a partir de tecidos iniciais sem passar por um desenvolvimento embrionário, sendo possível, em curto espaço de tempo, produzir elevado número de plantas capazes de serem transferidas para o solo e atingirem as condições exigidas para a comercialização. A morfogênese engloba a indução de desenvolvimento organizado em plantas, etapa que depende da escolha criteriosa do inóculo inicial ou explante e das condições de cultivo, além da multiplicação e do desenvolvimento das células competentes, dando origem aos embriões ou nódulos organogênicos. A micropropagação de gemas axilares e a indução de gemas adventícias constituem duas alternativas de multiplicação clonal de plantas lenhosas de importância comercial. Embora tenham sido estabelecidos protocolos, o sucesso do processo depende do genótipo, verificando-se alguns casos de respostas diferentes entre clones da mesma espécie.
image4.png
image5.gif
image6.wmf
image7.gif
image8.wmf
image1.png
image2.gif
image3.gif

Continue navegando