Buscar

Teste 06

Prévia do material em texto

BIOTECNOLOGIA E PROPRIEDADE INDUSTRIAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE4454_A6_202008563658_V1
	
	
	
	
		Aluno: 
	Matr.: 
	Disc.: BIOTECN.PROP.INDUST. 
	2022.1 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Os recursos genéticos marinhos vêm sendo aplicados pela indústria da biotecnologia. São exemplos desta aplicação, EXCETO:
	
	
	
	tratamento de doenças.
	
	
	biocombustíveis.
	
	
	saneamento básico.
	
	
	biorremediação.
	
	
	cosméticos.
	
Explicação:
Os organismos marinhos produzem ínfimas quantidades de metabólitos secundários. A biotecnologia marinha é a criação de produtos e processos a partir desses organismos para o desenvolvimento de novos medicamentos, enzimas, biorremediação , biocombustíveis,  cosméticos, nutracêuticos e sondas para avaliação de enzimas específicas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Dentre os invertebrados marinhos, assinale a alternativa que corresponde ao grupo dominante e responsável pela descoberta de grande número de produtos naturais que têm sido utilizados como modelo para o desenvolvimento de drogas terapêuticas.
	
	
	
	Peixes.
	
	
	Macroalgas.
	
	
	Corais.
	
	
	Crustáceos.
	
	
	Esponjas.
	
Explicação:
Os invertebrados marinhos também são ricas fontes de diversidade química e benefícios à saúde para o desenvolvimento de candidatos a medicamentos, cosméticos, suplementos nutricionais e sondas moleculares que podem ser usados para aumentar a expectativa de vida saudável do ser humano.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Derivados marinhos podem ser usados como ingredientes alimentares funcionais, nutracêuticos, suplementos alimentares e prebióticos. Os alimentos que fornecem benefícios à saúde, incluindo a prevenção e o tratamento de doenças, são classificados como:
	
	
	
	Alimentos funcionais.
	
	
	Alimentos marinhos.
	
	
	Alimentos probióticos.
	
	
	Alimentos prebióticos.
	
	
	Alimentos nutracêuticos.
	
Explicação:
Os alimentos nutracêuticos são aqueles que fornecem benefícios à saúde, incluindo a prevenção e o tratamento de doenças.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Organismos marinhos, tanto macro como micro, assim como as espécies terrestres, produzem uma variedade de metabólitos secundários. Sobre esse assunto é correto afirmar:
	
	
	
	Como exemplos dos papéis desempenhados pelos metabólitos secundários podemos citar as funções de marcadores de trilha, atrativos sexuais, substâncias anti-incrustantes, antitumorais, antivirais, agentes imunossupressores e antimicrobianos, bem como neurotoxinas, hepatotoxinas e estimulantes cardíacos.
	
	
	Todos os metabólitos secundários nas espécies marinhas apresentam funções bem definidas.
	
	
	Os metabólitos são os intermediários e produtos do metabolismo e, geralmente, são restritos a grandes moléculas.
	
	
	Dentre as principais classes de metabólitos secundários podemos considerar os terpenoides e esteroides e os polipeptídeos ribossômicos.
	
	
	Os metabólitos secundários estão presentes incidentalmente e são de importância primordial para a vida do organismo.
	
Explicação:
Existem cinco classes principais de metabólitos secundários, dentre eles os terpenoides e esteroides e polipeptídeos não ribossômicos. Embora os metabólitos primários estejam presentes em todas as células vivas capazes de se dividir, os metabólitos secundários estão presentes apenas incidentalmente e não são de importância primordial para a vida do organismo. Embora, em muitos casos, as funções desses metabólitos secundários nas espécies marinhas não sejam claras, outros compostos desempenham papéis bem definidos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Historicamente, o uso dos recursos do mar relaciona-se às atividades pesqueiras e de exploração de óleo e gás, a maricultura, ao turismo e ao lazer. No entanto, outros usos dos recursos do mar são ainda potenciais, como a exploração mineral em águas profundas e a utilização racional do potencial biotecnológico da biodiversidade marinha, a bioprospecção. Que nome recebe o método de localizar, avaliar e explorar sistemática e legalmente a diversidade de vida existente em fundos marinhos, tendo como principal finalidade a busca de recursos genéticos, bioquímicos e químicos para fins industriais?
	
	
	
	Bioprodutos.
	
	
	Biomonitoramento.
	
	
	Bioprospecção. 
	
	
	Bioaumentação.
	
	
	Biodiversidade.
	
Explicação:
Uma das maneiras de se extrair valor econômico da biodiversidade é a bioprospecção, termo que academicamente pode ser entendido como a busca sistemática por organismos, genes, enzimas, compostos, processos e partes provenientes de seres vivos, que tenham potencial econômico e, eventualmente, levam ao desenvolvimento de um produto. No Brasil, a área de Biotecnologia Marinha, que abrange a bioprospecção, tem sido apoiada pelo Programa de Levantamento e Avaliação do Potencial Biotecnológico da Biodiversidade Marinha (Biomar) desde 2005. Como a atividade de bioprospecção tem cunho econômico, ela requer cuidados adicionais, tais como contratos de repartição de benefícios, a fim de que haja uma repartição justa dos seus resultados. Existem três formas de contratos sobre os recursos genéticos: o contrato de prospecção in situ, o contrato de transferência de material e o contrato de uma organização de pesquisa. Esses contratos exploram desde o uso direto de componente do Patrimônio Genético com fins comerciais, até transferência de material entre fornecedor e beneficiário e a repartição dos frutos de uma pesquisa realizada por um grupo de pesquisadores.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Na Biotecnologia Marinha a aplicação de conhecimentos da biologia molecular para a produção de novos compostos bioativos para  interesses econômicos. Sobre tecnologia de manipulação genética é CORRETO afirmar que:
.
	
	
	
	A tecnologia de DNA recombinante baseia-se na troca de pedaços de genes entre organismos de mesma espécie, formando um ser recombinante.
 
	
	
	Enzimas de restrição são especializadas em cortar fragmentos de DNA em sítios aleatórios da molécula.
 
	
	
	A base da clonagem é a tecnologia de transplante de núcleo, onde o núcleo de uma célula diplóide é implantada em uma célula reprodutora haplóide nucleada da mesma espécie, produzindo uma cópia genética do outro individuo.
 
	
	
	Plasmídeos são moléculas circulares de DNA, de  função desconhecida, presente no material genético de algumas bactérias.
	
	
	A tecnologia de amplificação de DNA, ou PCR , fundamenta-sena produção de muitas cópias de uma região específica do DNA.
 
	
Explicação:
O DNA recombinante envolve a criação sintética de novos organismos vivos, com características não encontradas na natureza, formadas pela hibridização em nível molecular do DNA. A técnica de PCR é reconhecida como um dos avanços científicos mais importantes da biotecnologia moderna.  Dessa forma, é possível que os processos de amplificação, detecção e quantificação de DNA sejam feitos em uma única etapa. Isso torna a obtenção de resultados mais rápida e mais precisa ao diminuir o risco de contaminação da amostra.
image4.png
image5.gif
image6.wmf
image7.gif
image8.wmf
image1.png
image2.gif
image3.gif

Continue navegando