Buscar

Atividade 2_Máquinas Térmicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MÁQUINAS TÉRMICAS
Atividade 2
 
Para facilitar o estudo teórico do Ciclo Otto, usualmente estuda-se o ciclo padrão a ar Otto, que é o ciclo ideal e se baseia em algumas simplificações, tais como: o uso somente do ar no ciclo, o sistema fechado e a combustão e a exaustão substituídas por troca de energia na forma de calor. Contudo o Ciclo Otto pode ser bem mais complexo do que o citado, é um ciclo popular e que apresenta características bastante particulares. 
A respeito do assunto tratado, elabore um texto que apresente ao menos duas vantagens, duas desvantagens e duas aplicações do ciclo.
Resposta
Entre as vantagens do motor Ciclo Otto pode-se citar a alta eficiência térmica. Isso se deve devido ao motor alcançar altas taxas de compressão permitindo uma maior eficiência na conservação de calor mecânico. A compressão elevada faz com que haja uma expansão dos gases mais eficiente durante a fase de expansão do ciclo.
Outra vantagem que pode ser citada é o desempenho. Os motores Ciclo Otto possuem uma capacidade de resposta rápida e operação eficiente em uma ampla faixa de rotações, mantendo um desempenho eficaz tanto em baixas quanto em altas rotações.
Como desvantagens pode-se citar o uso de combustíveis fósseis, como a gasolina, pois são emitidos dióxido de carbono através da queima de combustível. Outra desvantagem é o número de peças, que podem ser elevados dependendo da tecnologia embarcada ao motor.
Com relação as aplicações do motor Ciclo Otto em sua maioria são utilizadas em veículos automotivos leves, como carro e motos. Porém podem ser utilizados também em geradores estacionários, os quais são usados para gerar energia elétrica.

Continue navegando