Buscar

Situação-problema Em uma pequena comunidade, ocorre um incidente peculiar que deixa os moradores perplexos. O Sr. Oliveira, um respeitado agricultor da região, decidiu instalar cercas em torno de sua

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA - LINGUAGEM JURÍDICA - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
 
Situação-problema: Em uma pequena comunidade, ocorre um incidente peculiar que deixa os moradores perplexos. O Sr. Oliveira, um respeitado agricultor da região, decidiu instalar cercas em torno de sua propriedade para proteger suas plantações de frutas. No entanto, ao fazê-lo, ele colocou placas com mensagens em uma linguagem jurídica complexa e rebuscada, utilizando termos legais pouco conhecidos pelos habitantes locais.
 
Exemplos das placas:
Placa 1: "Este recinto encontra-se sob o âmbito do serviço legal de passagem condicional, sendo vedado o acesso não autorizado, sujeito a medidas coercitivas e/ou indenizações nos termos da legislação vigente".
 
Placa 2: "Fica expressamente proibida a entrada sem prévia solicitação formal, sujeita a implicações legais, incluindo, mas não se limitando a, ações judiciais por invasão de propriedade privada".
 
Placa 3: "Anuncia-se que qualquer transgressão às disposições contidas neste perímetro resultará na aplicação das medidas previstas no Código Civil, com a imposição de medidas cautelares e indenizações cabíveis".
 
Placa 4: "Nos termos da legislação de direitos de propriedade, notifica-se que este território possui restrições legais que impedem o ingresso sem a devida permitida, sujeitando infratores a prejuízos legais e acessórios de danos".
 
Placa 5: "A propriedade delineada por esta cerca está protegida por direitos legais de exclusividade, sendo a entrada não autorizada considerada violação passível de procedimentos legais e compensações financeiras".
 
As mensagens nas placas referem-se a restrições de acesso à propriedade, direitos de passagem e ações legais que podem ser tomadas em caso de violação. O Sr. Oliveira alega que, ao buscar sua propriedade, está exercendo seus direitos legais de proteger sua produção e preservar a privacidade de sua terra.
A comunidade, no entanto, encontra-se confusa e incapaz de compreender completamente o teor das mensagens nas placas. Muitos moradores não têm familiaridade com os termos jurídicos e, por conseguinte, não conseguem discernir as reais implicações das restrições impostas pelo Sr. Oliveira.
Consequentemente, surge um clima de desconfiança e apreensão na comunidade, com debates acalorados sobre os direitos individuais, limitações legais e a necessidade de uma compreensão mais clara das preocupações do Sr. Oliveira. O problema central é a falta de compreensão da linguagem jurídica utilizada nas placas, o que gera conflitos e incertezas entre os moradores sobre como devem reagir diante dessa nova situação.
 
Atividade
 
Os exemplos apresentam termos jurídicos formais e complexos, o que dificulta a compreensão por parte dos moradores comuns da comunidade. Essa complexidade pode resultar em mal-entendidos e debates sobre os verdadeiros interesses do proprietário e as implicações legais associadas. Para resolver a situação-problema e promover uma compreensão mais clara entre o Sr. Oliveira e os moradores da comunidade, você deverá produzir um texto expositivo-argumentativo, de no máximo 30 linhas, no qual apresentará ao menos três medidas que possam auxiliar na resolução do problema. Coloque-se no lugar das pessoas dessa comunidade e explique quais caminhos podem ser percorridos para que todos fiquem satisfeitos e que acabem também com os mal-entendidos.
 
Orientações especificadas para realização da atividade:
- Faça o download do arquivo Formulário Padrão, que está disponível no material da disciplina, para responder à sua atividade MAPA.
- Assista ao vídeo explicativo, disponível no fórum VIDEOS EXPLICATIVOS.
- Leia a atividade com muita atenção para entender o que é solicitado e facilitar na resolução.
- Referencie sua resposta. Caso utilize citações, diretas ou indiretas, deverá informar a referência completa do material pesquisado ao final do texto, seguindo as normas da ABNT (disponíveis no material da disciplina).
- Ao finalizar a atividade, anexe o FORMULÁRIO PADRÃO preenchido corretamente no campo indicado dentro do ambiente da atividade MAPA (não serão aceitos arquivos fora da data de realização da atividade).
- O formato do arquivo deve ser “texto” (doc ou docx).   
- CUIDADO PARA NÃO INSERIR O ARQUIVO ERRADO. DIANTE DISSO, ANTES DE FINALIZAR A ATIVIDADE, CONFIRA O ARQUIVO INSERIDO.
- Após finalizar a atividade, não é possível fazer qualquer alteração no arquivo enviado.
​
Bom trabalho! 10
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando

Outros materiais