Buscar

Quase 35 milhões de pessoas no Brasil vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto, resultando em doenças que poderiam ser evitadas, e que podem levar à morte por co

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA - MAT - ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
Quase 35 milhões de pessoas no Brasil vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto, resultando em doenças que poderiam ser evitadas, e que podem levar à morte por contaminação. Esse é o cenário quase dois anos depois de entrar em vigor o Novo Marco Legal do Saneamento, sancionado na Lei 14.026 de 2020, quando os investimentos no setor atingiram R$ 13,7 bilhões. No Brasil um dos produtos mais usados para fazer o tratamento da água é o cloro. O cloro desempenha um papel fundamental na garantia da segurança da água potável. Ele atua como um agente desinfetante, eliminando microrganismos patogênicos e reduzindo a transmissão de doenças. Quando presente em níveis adequados, o cloro mata bactérias, vírus e parasitas presentes na água, protegendo assim a saúde daqueles que a consomem. Essa é uma das principais razões pelas quais o cloro é amplamente utilizado no tratamento de água em estações de tratamento e sistemas de abastecimento público. Quando os níveis de cloro na água são insuficientes, as consequências podem ser graves. A falta de cloro pode permitir a proliferação de microrganismos patogênicos, aumentando o risco de doenças transmitidas pela água.
Fonte: adaptado de: https://microambiental.com.br/analises-de-agua/falta-de-cloro-na-agua-consequencias/. Acesso em: janeiro. 2024.
 
Sabendo da importância do uso do cloro no tratamento da água, os dados a seguir são referentes a amostras de quantidades em gramas de cloro que um técnico usa para fazer o tratamento de água em um reservatório de abastecimento de uma cidade. 
 
Com esses dados em mãos, o técnico faz uma série de análises para apresentar a seu supervisor, análises essas que é chamado na Estatística de tratamento de dados. Assim, para essa atividade, você precisa apresentar as seguintes ações.
a) Uma primeira situação a ser realizada é organizar os dados em uma tabela. Temos a possibilidade de usar diversas formas de tabelas, mas uma maneira de organizar os dados em tabelas que fique mais fácil de se ler e interpretar os dados é usando a distribuição de frequência contínua para agrupamento dos dados. Sendo assim, apresente aqui, como ficou a sua distribuição de frequência contínua.
(Obs: para a obtenção do número de classes e para a amplitude das classes, aproxime o valor obtido para cima).
Dica: coloque os dados em ordem para facilitar a contagem dos valores. 
b) Além de organizar os dados na distribuição de frequência, é importante saber interpretar os dados. Assim interprete os seguintes dados.
- A interpretação da frequência absoluta da terceira classe.
- A interpretação da frequência relativa da segunda classe.
- A interpretação da frequência absoluta acumulada da quarta classe.
Para você, qual a correta interpretação para as perguntas exposta?
c) Com os dados tabelados, também é importante fazer uma abordagem das medidas de tendência central, ou seja, fazer o cálculo da média, mediana e a moda. Fazendo essas medidas, quais resultados serão encontrados? Faça também, a interpretação dos resultados. 
Atenção!
Faça o cálculo das medidas: média, mediana e moda com os dados da TABELA  que você construiu na letra a desta atividade. NÃO faça os cálculos com os dados brutos apresentado no enunciado da questão, pois os resultados serão diferentes.  22
em 
image0.wmf
image1.wmf
image2.wmf

Outros materiais

Outros materiais