Buscar

Prova saúde pública II- AV2

Prévia do material em texto

1.Em 2011, a Lei n. 8.080/90 (Lei Orgânica da Saude) foi regulada por meio do Decreto n. 7.508. Este decreto prevê uma maior transparência a gestão do SUS, mais segurança jurídica nas relações interfederativas e maior controle social. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
a) A CIR, no âmbito do Estado, é vinculada à Secretaria Estadual de Saúde para efeitos administrativos e operacionais, devendo observar as diretrizes da CIT.
b) As CIB são instâncias de articulação e pactuação na esfera federal que atua na direção nacional do SUS, integrada por gestores do SUS das três esferas de governo - União, estados, DF e municípios. Tem composição paritária formada por 15 membros.
c) Cada ente, municipal, estadual e federal, tem sua responsabilidade delimitada pelo Poder executivo e legislativo.
d) As comissões intergestoras devem pactuar referências das regiões intraestaduais e interestaduais de atenção à saúde para o atendimento da integralidade da assistência.
2.NOME E MATRÍCULA
Insira sua resposta
3.. Sobre os modelos de atenção, relacione as colunas abaixo:
•	I. Modelo que aposta na subprodução, controle íntimo do trabalho médico, contenção da demanda e racionalização dos procedimentos.
•	II. Modelo de atenção que intervém sobre problemas e necessidades de saúde adotadas pela saúde pública.
•	III. Modelo no qual pessoas e grupos populacionais, que não percebem a existência do problema de saúde ou que não estejam alertas à promoção da saúde e medidas de prevenção de riscos e doenças, não são atendidas pela lógica deste modelo já que não se constituiria como uma demanda espontânea.
•	IV. Modelo que apresenta como objetivo a intervenção sobre danos, riscos, necessidades, determinantes dos modos de vida e saúde (condições de vida e trabalho).
( ) Modelo Assistencial Privatista
( IV ) Modelo da Vigilância em saúde
( II ) Modelo Sanitarista
( I ) Modelo da atenção gerenciada
Assinale a sequência correta:
a) I,III,IV,II
b) III,IV,II,I
c) II,I,IV,III
d) IV,II,III,I
4.De acordo com o filósofo e teórico Michel Foucault, o controle social é um conjunto de formas externas e internas de intervenção no comportamento do sujeito desviante. Sobre este assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. De acordo com Norbert Bobbio, o controle interno seriam as intervenções diretas no meio social coibindo os indivíduos que não seguem o padrão social estabelecido, sujeitos a sanções e punições que garantem o restabelecimento da ordem.
II. O controle social interno se refere ao conjunto de normas e valores que acabam por fazer parte da identidade dos indivíduos, e que regulam suas ações de acordo com o conjunto de regras estabelecidas pelo grupo ou sociedade. Esse tipo de controle ocorre a partir do processo de socialização, que inicia-se na infância, com a família e a escola.
III. De acordo com sua origem, o controle social trata-se de mecanismos de intervenção de uma sociedade ou grupo social, utilizados para que os indivíduos se comportem de maneira desejável, de acordo com as regras sociais.
Estão corretas as afirmativas
a) I, II e III
b) I e III
c) II e III
d) I e II
e) Apenas II
5.A prática do controle social e participação social são fundamentais no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pois determinam o quanto cada município pode gastar na educação, saúde e segurança pública. Diante disso, assinale alternativa incorreta:
a) Na perspectiva do SUS, o controle social trata-se do controle das ações do Estado pela sociedade civil, que pode participar dos processos de elaboração, implementação e fiscalização das políticas públicas, por meio de conselhos e comitês.
b) O SUS foi a primeira política pública no Brasil a adotar constitucionalmente a participação popular como um de seus princípios (art. 198, inciso III, CF/88).
c) O CONASEMS é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público e que congrega os Secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, enquanto gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) dos estados e Distrito Federal.
d) Quando falamos em controle social no SUS, falamos do papel dos Conselhos de Saúde. É neles que se dá a participação da comunidade na fiscalização e na condução das políticas de saúde, garantida a partir da Lei n. 8.142/90, que instituiu os Conselhos e as Conferências de Saúde, como instâncias de controle social do SUS, nas três esferas (Federal, Estadual e Municipal).
6.A pesquisa qualitativa tem sido amplamente empregada na área da saúde, tornando-se extremamente popular nos últimos 30 anos. Em relação à pesquisa qualitativa, assinale a alternativa CORRETA:
a) A pesquisa qualitativa permite trabalhar com pequenas amostras e dados textuais e sem necessitar de um rigor metodológico para a sua execução.
b) A maioria das pesquisas qualitativas são conduzidas com um alto custo de investimento. As pesquisas no campo qualitativo precisam ser executadas utilizando muitos recursos materiais e humanos.
c) Trata-se de uma metodologia adequada para se obter descrições estatísticas de grandes populações.
d) Um erro comum da pesquisa qualitativa consiste nos pesquisadores se deixarem levar por suas próprias visões de mundo, apresentando resultados enviesados por suas próprias opiniões e desejos.
7.Assinale a alternativa correta:
a) De acordo com o modelo de Didericksen e Hallqvist, a posição social dos indivíduos, os tornam mais vulneráveis à ocorrência de doenças, uma vez exposto a riscos.
b) O conceito mais recente e mais bem aceito de vigilância, consiste em detectar a doença em seus primeiros sintomas e, somente a partir desse momento, instituir o isolamento.
c) Os Determinantes estruturais da saúdem incluem as circunstâncias materiais da vida (condições de trabalho, habitação, acesso a alimentos), sistema de saúde, fatores comportamentais, biológicos e fatores psicossociais.
d) A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) considerando as variações no tipo de financiamento dos cuidados de saúde e as diferenças na organização das prestações, identificou 3 modelos básicos: Semashko, Smithiano e Beverigdiano.
e) Um ponto negativo do SUDS foi a pouca importância dada à equidade no acesso aos serviços de saúde.
8.Atualmente, muitas técnicas e métodos de avaliação têm sido desenvolvidos e aplicado no campo da saúde. Sobre isto, assinale a alternativa correta:
a) De acordo com os sete pilares da qualidade em saúde, determinado por Donabedian, a eficiência consiste no melhor que se pode fazer nas condições mais favoráveis.
b) A avaliação da qualidade em serviços de saúde deve contemplar, segundo Donabedian (1980), três componentes fundamentais. Dentre eles, pode-se destacar a avaliação da estrutura, onde sua execução envolve auditoria de prontuários, supervisões periódicas e pesquisas de opinião pública.
c) O Programa de melhoria do acesso e da qualidade (PMAQ) está organizado em quatro fases: adesão e contratualização, desenvolvimento, avaliação externa e recontratualização. Foi instituído pela Portaria nº 1.654 GM/MS, de 19 de julho de 2011, após um processo de negociação e pactuação das três esferas de gestão do SUS.
d) A terceira fase do PMAQ deve ocorrer após a certificação, por meio da pactuação das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, de forma a estimular a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ-AB.
9.Em relação às técnicas de pesquisa qualitativa, assinale verdadeiro ou falso:
( ) Como exemplo de técnicas indiretas de pesquisa qualitativa, tem-se os grupos de discussão e as entrevistas individuais em profundidade. Já como exemplo de técnica direta, há a técnica da observação participante.
( F ) Na pesquisa indireta, os participante do estudo conhecem os propósitos da pesquisa. Enquanto que a pesquisa direta, é aquela em que os participantes desconhecem objetivos de estudo.
( V ) Na técnica de observaçãoparticipante, o pesquisador participa das atividades estudadas como se fosse parte da comunidade temporariamente. O objetivo é compreender a atividade pela perspectiva de quem está realizando ela, baseando-se no pressuposto de que esta perspectiva não é facilmente compreendida por quem está de fora da atividade.
( V ) A entrevista em grupos de discussão é uma técnica que consiste no agrupamento de pessoas, em grupos de 6 a 10. Essas pessoas, selecionadas de acordo com algumas características sociodemográficas em comum, debatem os assuntos durante 40 a 120 minutos
A sequência correta está em:
a) FFFV
b) VVFF
c) FVFV
d) VFVF
e) FFVV
10. Modelos de atenção são sistemas lógicos que organizam o funcionamento das redes de atenção à saúde, articulando, de forma singular, as relações entre os componentes da rede e as intervenções sanitárias. Sobre os modelos de atenção, assinale a alternativa CORRETA:
a) Dentre os meios de trabalho do modelo sanitarista, destaca-se a tecnologia sanitária (educação em saúde, controle de vetores, imunização etc.).
b) No Início do século XX até 1929, observa-se a predominância do modelo médico assistencial privatista, voltado essencialmente ao controle das endemias.
c) As Ações Programáticas em Saúde,Vigilância da Saúde, ESF e Promoção da Saúde são considerados modelos hegemônicos de atenção à saúde.
d) Centrado na assistência médica, nas práticas curativas altamente especializadas e fragmentadas, o modelo sanitarista se consolidou no período dos INAMPS.
e) Campanhas, Programas especiais, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, PACS/PSF são formas de organização do Modelo Médico Hegemônico.
11.Sobre os assuntos pertinentes à saúde pública, assinale a alternativa correta:
I. De acordo com a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais, os fatores e mecanismos através dos quais as condições sociais afetam a saúde e que potencialmente podem ser alterados através de ações baseadas em informação.
II. A vigilância epidemiológica desencadeia suas atividades a partir da ocorrência de um caso suspeito ou confirmado de doença sob vigilância. A coleta de dados ocorre em todos os níveis de atuação do sistema de saúde: municipal, estadual e federal.
III. Em 1965 o governo americano criou dois programas públicos de saúde, com o objetivo de garantir o acesso aos serviços de cuidado da saúde à população com mais de 65 anos (Medicare) e às famílias de baixa renda (Medicaid). 
IV. A Educação permanente é um processo de aquisição sequencial e acumulativa de informações técnico-científicas pelo trabalhador, por meio de escolarização formal, de vivências, de experiências laborais e de participação no âmbito institucional ou fora dele.
V. Em 1904, Oswaldo Cruz propõe um código sanitário que institui a desinfecção, inclusive domiciliar, o arrasamento de edificaçõees consideradas nocivas à saúde pública, a notificação permanente dos casos de febre amarela, varíola e peste bubônica e a atuação da polícia sanitária.
Assinale as alternativas corretas:
a) II,III,IV
b) I,II,IV,V
c) II,III,V
d) I e IV
e) Apenas V

Continue navegando