Buscar

Avaliação Final - Fundamentos Essenciais de Direito Administrativo - Cenes

Prévia do material em texto

Avaliação Final - Fundamentos Essenciais de Direito Administrativo
	Iniciado em
	quinta-feira, 11 abr. 2024, 11:00
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta-feira, 11 abr. 2024, 11:39
	Tempo empregado
	39 minutos 15 segundos
	Avaliar
	6,0 de um máximo de 10,0(60%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Quanto às espécies dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
Questão 1Resposta
a.
Os atos punitivos são disciplinar e organizados, a exemplos das circulares e dos avisos.
b.
Atos negociais são aqueles por meio dos quais a Administração atesta a existência de um fato ou emite opinião sobre algo.
c.
Atos ordinatórios são aqueles que expressam comandos gerais e abstratos, aspecto que no sentido material os equiparam a leis
d.
Atos ordinatórios são atos decorrentes do Poder Hierárquico e visam disciplinar a conduta funcional dos agentes públicos e discorrer a respeito do funcionamento dos órgãos.
a) Certidões, atestados e apostilas são exemplos de atos administrativos enunciativos; b) Os atos punitivos aplicam sanções, tais como as multas e advertências; c) Os atos enunciativos são aqueles por meio dos quais a Administração atesta a existência de um fato ou emite opinião sobre algo; e) Atos normativos são aqueles que expressam comandos gerais e abstratos, aspecto que no sentido material os equiparam a leis.
e.
Certidões, atestados e apostilas são exemplos de atos administrativos negociais.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
O art. 175 da Constituição Federal dispõe sobre a concessão, permissão e autorização do serviço público. Com base no conteúdo visto em aula, assinale a alternativa incorreta.
Questão 2Resposta
a.
A concessão exige autorização legislativa e formalização por contrato, ao passo que a permissão normalmente não exige autorização legislativa e pode ser formalizada por contrato ou ato administrativo.
b.
A permissão é o ato administrativo, unilateral, discricionário, precário, pelo qual o Poder Público consente com o exercício da atividade pelo particular, que diretamente lhe convém, abrangendo atividades de interesse primariamente do particular, não podendo ser de longínqua duração.
A autorização, e não a permissão, é o ato administrativo, unilateral, discricionário, precário, pelo qual o Poder Público consente com o exercício da atividade pelo particular, que diretamente lhe convém, abrangendo atividades de interesse primariamente do particular, não podendo ser de longínqua duração.
c.
A concessão é a transferência da prestação de serviço público feita pela Administração Pública direta mediante concorrência, que é a modalidade licitatória escolhida para a concessão, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstrem a capacidade para o desempenho do serviço.
d.
A maior distinção entre um contrato de concessão e um contrato de prestação de serviço é que na prestação de serviço a empresa contratada presta o serviço para a administração pública direta, mas a responsabilidade pela prestação desse serviço ainda é do Ente. Ao passo que quando a administração pública concede um serviço, a responsabilidade pela prestação desse serviço passa a ser da empresa contratada.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
A Administração Pública Indireta é composta por entidades, autarquias, fundações públicas, associações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista. Sobre as empresas públicas e as sociedades de economia mista, assinale a alternativa incorreta.
Questão 3Resposta
a.
As empresas públicas estaduais distritais e municipais têm causas julgadas, como regra, em Varas da Fazenda Pública.
b.
Tanto as empresas públicas quanto as sociedades de economia mista possuem personalidade jurídica de direito privado e são criadas com o intuito de prestar serviços públicos ou explorar atividades econômicas.
As sociedades de economia mista possuem um capital misto, sendo a maioria do capital votante privado, só podendo operar sob o regime societário da sociedade anônima – S/A, seja com capital aberto ou fechado.
c.
As sociedades de economia mista estaduais, distritais e municipais têm causas julgadas em Varas Cíveis.
d.
As empresas públicas possuem um capital exclusivamente público e podem operar sob qualquer modalidade empresarial, inclusive por um único sócio.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
Em relação aos agentes administrativos, assinale a afirmativa incorreta.
Questão 4Resposta
a.
Servidores podem ser civis ou militares, conforme a necessidade do Estado.
b.
Empregados ocupam emprego público, seu provimento é via concurso, e são regidos por regime estatutário.]
c.
Militares são uma classe especial, pois possuem como base a hierarquia e a disciplina, estatuto próprio, regime de previdência próprio, direitos e deveres diferenciados.
d.
Servidores ocupam cargo efetivo e são estruturados em carreira, seu provimento é via concurso público, passam por estágio probatório de 3 anos e adquirem a estabilidade após isso.
e.
Temporários ocupam mera função e não cargo ou emprego; não fazem concurso e sim Processo Seletivo Simplificado – PSS.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
A respeito da classificação das fontes do Direito Administrativo, julgue os itens que seguem:
I. Segundo Alexandre Mazza, as fontes primárias do Direito são consideradas “o nascedouro principal e imediato das normas” (2020, p. 68) e podem ser enquadradas no conceito de lei em sentido amplo. Assim, podem ser classificadas como fontes primárias, entre outras, a Constituição Federal, as leis delegadas e as leis ordinárias.
II. As fontes secundárias do Direito “constituem instrumentos acessórios para originar normas, derivados de fontes primárias” (MAZZA, 2019, p. 68). Neste sentido, podemos enquadrar como fontes secundárias as leis complementares, a jurisprudência vinculante, as súmulas orientadoras, a doutrina e os costumes.
III. As súmulas vinculantes são consideradas fontes primárias do direito, pois são revestidas de força cogente para o agente, órgãos e entidades administrativas, devendo ser obrigatoriamente cumpridas pela Administração Pública.
Assinale a alternativa correta:
Questão 5Resposta
a.
Somente a I está correta;
b.
Somente a I e a III estão correta;
Constituem fontes secundárias do Direito, a jurisprudência e as súmulas orientadoras – poder judiciário; a doutrina; e os costumes. As leis complementares e a jurisprudência vinculante constituem fontes primárias. Note: “As fontes primárias, também chamadas de originárias, maiores ou diretas, são “o nascedouro principal e imediato das normas” (MAZZA, 2020, p. 68), portanto podem ser resumidas no conceito de lei em seu sentido amplo. São elas: a Constituição Federal; as leis delegadas; as leis ordinárias; as leis complementares; e a jurisprudência vinculante” (5.1 Fontes Primárias).
c.
Somente a I e a II está correta;
d.
Todas as afirmativas estão corretas.
e.
Nenhuma das afirmativas está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Em relação às principais classificações de serviço público, julgue os itens a seguir:
I.Serviços de utilidade pública são aqueles que a Administração presta diretamente à sociedade ou delega sua prestação a terceiros. Não são considerados serviços essencialidade.
II. Serviços próprios são os serviços prestados para atendimento das necessidades internas do Estado para compor melhor sua organização
III.Serviços uti universi são serviços prestado a usuários indeterminados, de natureza indivisível, como a iluminação púbica.
IV. Serviços exclusivos são aqueles de titularidade do Estado, com prestação direta ou indireta (por intermédio de concessionárias ou permissionárias).
V. Serviços impróprios são as atividades privadas que atendem as necessidades gerais, sendo apenas autorizadas pelo Estado
Assinale a alternativa correta.
Questão 6Resposta
a.
Todas as afirmativas são falsas.
b.
Somente I é verdadeira.
c.
Somente I, III e V são verdadeiras.
(II) Serviços próprios sãoaqueles de titularidade do Estado, com prestação direta ou indireta (por intermédio de concessionárias ou permissionárias); (IV) serviços exclusivos são aqueles de titularidade exclusiva do Estado, como o gás canalizado.
d.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
e.
Somente I, IV e V são verdadeiras.
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
A respeito dos Poderes Administrativos, analise as afirmativas:
I. O poder vinculado é constatado quando determinada conduta está sujeita à lei em todos os aspectos, ao agente público cabe apenas acatar e aplicá-la.
II. O poder discricionário confere certa liberdade ao agente público para atuar de acordo com o juízo de conveniência e oportunidade na busca pelo interesse público, dentro dos limites e em submissão à lei.
III. O poder de polícia pode ser definido como uma atividade estatal que tem a faculdade de ampliar o exercício dos direitos e resguardar o interesse individual.
IV. O Poder de Polícia em sentido restrito é compreendido como a aplicação de intervenções no intuito de prevenir que o interesse coletivo contraste com a liberdade individual.
V. O Poder de Polícia em sentido amplo remete ao poder de editar normas de caráter geral que restringem ou condicionam a liberdade individual, ajustando-a aos interesses coletivos
Assinale a sequência correta.
Questão 7Resposta
a.
V; F; V; V; F.
b.
F; F; V; F; V.
c.
F; V; V; V; F.
d.
V; V; V; F; F.
e.
V; V; F; F; V.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,0 de 1,0
Marcar questão
No que tange à intervenção do Estado sobre a propriedade privada, é incorreto o que se afirma em:
Questão 8Resposta
a.
a desapropriação é o único exemplo de intervenção supressiva em que ocorre a retirada do domínio do proprietário, com ou sem indenização.
b.
Está pautada no fundamento da supremacia do interesse público, sobre o interesse particular e a prática de ilegalidade.
c.
Pode ser entendida como uma das formas de expressão da Administração Pública no seu sentido objetivo, ou seja, toda e qualquer atividade estatal que, agindo sobre a propriedade alheia, tenha por fim ajustá-la à função social atribuída por lei, a qual está condicionada;
d.
São instrumentos de intervenção supressiva a servidão administrativa, a requisição, as limitações administrativas e o tombamento.
e.
Pode se apresentar na forma restritiva, em que o Estado impõe restrições e condicionamentos ao uso da propriedade, sem retirá-la por completo de seu dono, ou na forma supressiva, em que o Estado transfere compulsória e coercitivamente para si a propriedade de terceiro em virtude do interesse público previsto em lei.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
No tocante à responsabilidade civil do Estado, julgue as seguintes afirmativas sob a ótica da teoria da responsabilidade objetiva.
I. O Estado sempre responde pelo dano causado por seus agentes, com base no risco administrativo e na comprovação de três elementos, o ato, nexo causal e dano.
II. Descarta-se qualquer questionamento em torno da culpa lato sensu do funcionário causador do dano, ou sobre a falta do serviço ou culpa anônima da Administração.
III.Implica uma concepção civilista da responsabilidade estatal, fundada na culpa do funcionário e nos princípios da responsabilidade por fato de terceiro.
IV. Entende que o Estado só será responsável pelo ato se comprovado o dolo ou a culpa do agente.
Assinale a alternativa correta:
Questão 9Resposta
a.
Somente a I e II são verdadeiras.
As afirmativas III e IV remetem à teoria subjetiva, e não à objetiva.
b.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
c.
Somente II e IV são verdadeiras.
d.
Todas as afirmativas são falsas.
e.
Somente I e III são verdadeiras.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,0 de 1,0
Marcar questão
Em relação à responsabilidade civil do Estado, assinale a alternativa incorreta.
Questão 10Resposta
a.
A responsabilidade extracontratual do Estado consiste na obrigação imposta ao ente público de reparar o dano moral ou patrimonial causado a terceiro em decorrência das condutas praticadas por agentes públicos no exercício de suas atribuições.
b.
A responsabilidade civil do Estado deriva do descumprimento de uma obrigação contratual por parte do Estado em relação ao particular.
A responsabilidade civil do Estado não deriva do descumprimento de uma obrigação contratual por parte do Estado em relação ao particular, mas sim da prática de um ato ilícito pelo agente sem que preexista vínculo contratual.
c.
Dano moral é aquele que fere os direitos personalíssimos da vítima. É também chamado de dano extrapatrimonial.
d.
O dano especial é aquele que onera a situação particular de um indivíduo específico. Ou seja, não gera um prejuízo genérico.
e.
Diante da responsabilidade civil do Estado, os danos indenizáveis pelo Estado aos particulares podem ser materiais, morais ou estéticos.
Parte inferior do formulário
image3.wmf
image4.wmf
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando