Buscar

Clima e Tempo

Prévia do material em texto

DIFERENÇAS ENTRE TEMPO E CLIMA
O clima reúne um conjunto de informações, coletadas por pelo menos 30 anos, sobre os diferentes tipos de clima. Por exemplo, clima tropical, subtropical, desértico, polar, equatorial, temperado, etc. Dessa maneira, o tempo influencia o clima e o clima é caracterizado sobretudo pelos tipos de tempo de uma região. A combinação de elementos climáticos e fatores geográficos são responsáveis pela formação do clima. Os elementos climáticos são grandezas meteorológicas que caracterizam o clima e são quantificadas por instrumentos específicos. Os principais são: Temperatura, Pressão atmosférica, Umidade atmosférica, Precipitação, Vento, Radiação
Os fatores geográficos influenciam os elementos climáticos e assim podem promover alterações no clima. Os principais são: Altitude, Latitude, Relevo, Vegetação, Massas de ar, Correntes marítimas, Maritimidade e Continentalidade. Quando dizemos “Faz muito calor aqui nessa época do ano”, estamos nos referindo ao clima da região. Na sentença "o Brasil tem um clima tropical, porém hoje faz muito frio", refere-se ao clima e ao tempo. 
O tempo designa as condições meteorológicas de determinado momento. Por exemplo, tempo chuvoso, tempo quente, tempo ensolarado, tempo úmido, tempo frio, tempo seco. Assim, o tempo é uma característica momentânea da atmosfera e o clima é um fator mais permanente.O tempo pode variar de uma hora para outra, ou de um dia para o outro. Já o clima não é alterado de um momento ao outro, ou seja, ele muda ao longo do tempo. Quando dizemos “Hoje faz muito frio” estamos falando das condições meteorológicas (e momentâneas) do local, isto é, do tempo.
As Massas de Ar designam porções de ar que se deslocam na terra, as quais influenciam no clima por onde atuam, podendo alcançar milhares de quilômetros quadrados de extensão. As massas de ar se formam por causa da diferença de pressão e de temperatura de determinados locais. No território brasileiro incide diferentes massas de ar, das quais se destacam:
Massa Equatorial (Atlântica e Continental): Formada próximo à Linha do Equador a massa de ar equatorial é quente e úmida, e, de acordo com o local de constituição são classificadas em Atlântica (mEa), uma vez que é formada por correntes de ar que chegam do Oceano, passando pelo litoral norte do Brasil.
Massa Tropical (Atlântica e Continental): Formada nos Trópicos (Câncer e Capricórnio), as massas de ar tropicais que atingem o Brasil, podem ser classificadas em: Atlântica (mTa), ou seja, aquelas que se originam no oceano Atlântico e apresentam características de serem quentes e apresentarem maior umidade; e as continentais (mTc), formadas no continente, geralmente formadas por correntes de ar quente e seca. 
Massa Polar (Atlântica): A massa Polar Atlântica (mPa) é a massa de ar mais fria e úmida que atinge todo o país durante o inverno, uma vez que ela surge do polo sul, trazendo ventos frios que alcançam diversas regiões do país, sobretudo, o sul e o sudeste, causando queda na temperatura. 
As frentes de ar são as zonas de contato entre duas diferentes massas de ar. Portanto, quando uma massa de ar quente e uma massa de ar fria encontram-se, forma-se, entre elas, uma frente, que adquirirá as características daquela massa que estiver preponderante em termos de comportamento climático.
Os climas do Brasil são bastante diversificados devido à extensão territorial e as diferentes características de cada região. Os climas do Brasil são: tropical, equatorial, tropical de altitude, semiárido, tropical atlântico e subtropical. O clima corresponde às variações do tempo em um determinado local e diversos fatores influenciam sua dinâmica, como por exemplo, a formação vegetal, as correntes marítimas, o relevo e as massas de ar. A maior parte do Brasil está localizada entre os trópicos de câncer e capricórnio e por esse motivo é denominada intertropical. Em geral, as áreas intertropicais são de clima quente e úmido e a amplitude térmica se reduz à medida que se aproxima da linha do Equador.
QUESTÕES:
1. Cite quais são os Climas do Brasil?
2. Descreva a diferença entre Clima e Tempo.
3. Identifique os fatores geográficos.
4. Quais são os elementos climáticos?
5. O que é frente de AR?
6. O que é Massas de ar? E explique quais são as massas de ar do Brasil?
image1.png
image2.png

Continue navegando