Buscar

GEOLOGIA ROCHAS

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI
TEÓFILO OTONI –MG
Trabalho 4 (T4) Questionário
(em dupla)
NOMES: ALEX ALVES
GEOVANNA KNUPFER
1.Como e com base em que critério são sub divididas as rochas sedimentares clásticas? Cite pelo menos 5 nomes de rochas formadas por esses sedimentos
São aquelas formadas pela deposição de fragmentos de outras rochas (ígneas metamórficas ou mesmo sedimentares). Esses fragmentos, principalmente quartzo e silicatos, constituem os sedimentos e surgem por efeito da erosão. Chuva, vento, calor e gelo vão fragmentando as rochas e os pedaços que se soltam são transportados para lugares mais baixos pela ação da gravidade, de rios, de geleiras ou do vento.
O mais extenso e mais duradouro dos ambientes de deposição é o marinho. Ele é o destino final de todos os sedimentos e nele estão as maiores partes dos sedimentos detríticos.
Conforme o diâmetro dos grãos desses sedimentos, eles podem ser, do maior para o menor: cascalho, areia, silte ou argila. Cascalhos formam conglomerados e brechas, areias formam arenitos, siltes formam siltitos e argilas formam argilitos.
Cinco nomes de rochas formadas por esses sedimentos: Arenito, Tilito, Siltito, Calcário e Diamictito.
2 Explique o que é o processo de diagênese e como ele ocorre.
Diagênese: ocorre após o sedimento gênese e engloba uma série de processos físico-químicos responsáveis por dar coesão aos sedimentos, formando, assim, as rochas sedimentares propriamente ditas. Ela manifesta-se a partir dos processos de compactação e cimentação.
A compactação ocorre quando as várias camadas de sedimentos vão sendo depositadas umas sobre as outras. Assim, o peso e a pressão exercidos sobre as camadas mais inferiores agem no sentido de compactar as partículas de rochas então dispersas.
Em seguida, durante a cimentação, as camadas desidratam-se e unem-se, formando, finalmente, as rochas. 
Cimentação: ente os espaços dos diferentes sedimentos pode ocorrer a precipitação de substâncias químicas dissolvidas na água. Este fenómeno resulta na agregação de sedimentos, com a ajuda da substância precipitada. 
Recristalização: os minerais alteram as suas estruturas cristalinas. Este fenómeno ocorre devido a alterações das condições de pressão, temperatura, circulação de água, onde estão dissolvidos certos iões. Assim, através dos processos diagenéticos os sedimentos transformam-se em rochas sedimentares com diferentes graus
3 Quais minerais formadores de rocha encontrados em rochas ígneas alteram-se para argilominerais?
Feldspato, mica, anfibólio, montmorillonita, bauxita.
4 Como o intemperismo físico influência o intemperismo químico?
Quanto menores os blocos (degradação da rocha) produzidos pelo intemperismo físico, maior a superfície disponível para a ação do intemperismo químico que é a dissolução das rochas, alteração química dos minerais, geralmente caudado pela água
5 Explique como foram formadas as BIFs (Formações Ferríferas Bandadas).
São um tipo de rochas distintas encontradas em rochas sedimentares do Pré-Câmbricos. Estas estruturas consistem em camadas de minerais de óxido de ferro (magnetite (Fe3O4) ou hematite (Fe2O3)), alternadas com bandas de xisto e sílex.
Algumas das mais antigas formações rochosas do género têm 3 mil milhões de idade. São incomuns formações deste tipo com menos de 1,8 mil milhões de anos de idade, embora existam algumas mais recentes.  São geradas através da sedimentação química e física de rochas com característica sedimentar e vulcânica (folhelhos e tufos respectivamente). São formados por processos hidrotermais em rochas como pirita (FeS2) pirrotita (FeS).
6. Quais são os tipos de metamorfismo? Explique cada um deles.
Metamorfismo Regional, Dinamotermal ou Orogenético
São caracterizados pela atuação equilibrada da temperatura, pressão litostática, pressão dirigida e tempo, daí a razão do termo dinamotermal. Pelo fato de atingir grandes áreas recebe a denominação de regional, e pelo fato de estar ligado a colisões de placas e formação de cadeias de montanha, também é chamado orogenético. O aquecimento não é devido à colocação de corpos magmáticos, embora estes possam estar presentes, contribuindo para a elevação da temperatura. Este tipo de metamorfismo sempre é acompanhado por deformação e dobramento, uma vez que se associa ao encontro de placas (colisões) que geram cadeias de montanhas. Desta forma, normalmente as rochas geradas possuem orientação planar (fabric planar representado por xistosidade ou clivagem) ou linear (lineação de estiramento, mineral ou de intersecção).
-Metamorfismo Burial, de Carga ou Soterramento.
Constitui uma forma de metamorfismo regional que aparece quando sequências sedimentares ou Vulcano sedimentares atingem grandes espessuras. Com a subsidência da bacia, geram-se condições, na base da sequência, para o aparecimento de temperatura e pressão suficientes para a geração de metamorfismo de baixo grau, mesmo sem a atuação de deformação e dobramentos típicos do metamorfismo regional. A elevação do grau geotérmico, um dos fatores de metamorfismo nestas bacias, pode ser acentuada com a colocação de corpos magmáticos intrusivos. O produto deste metamorfismo são rochas com estruturas planares ou não, normalmente sem lineação presente, a não ser a orientação de clastos pela ação dos agentes de transporte sedimentar. As estruturas planares resulta da compactação do material e pode ser consideravelmente acentuada pelo crescimento mimético dos filos silicatos durante o metamorfismo.
-Metamorfismo Termal, de Contato ou Local.
É caracterizado pelo predomínio do agente de metamorfismo temperatura, causado pela colocação de um corpo magmático (temperaturas superiores a 700ºC) em ambientes relativamente rasos com temperaturas bem mais baixas que as do corpo magmático, resultando no aquecimento zonal ao redor da intrusão. Este tipo, por formar uma auréola ao redor do contato do corpo intrusivo, recebe a denominação “metamorfismo de contato”, e por atingir pequenas áreas (de decímetros a alguns quilômetros) recebe a denominação de local. Quando ocorrem muitas intrusões, por exemplo, em regiões de arco magmático ou bacias back arc., fazendo com que o efeito de uma auréola se confunda com a outra e que o grau geotérmico da região se eleve anormalmente, com a área aquecida pelas intrusões atingindo dimensões quilométricas, o metamorfismo pode ser denominado de termal regional ou de contato regional. As auréolas de metamorfismo de contato típico não apresentam deformação durante a geração de novas fases cristalinas, recristalização ou crescimento dos minerais durante a ação termal (metamorfismo) para a formação das rochas típicas, denominadas de hornfels, Buchitos e escarnitos. Contudo, estas rochas podem reter, e até mesmo realçar, por mimetismo, os vestígios de estruturas planares pretéritas.
-Metamorfismo Hidrotermal
Este tipo de metamorfismo, também de ocorrência localizada, envolve mudanças químicas (metassomatismo) que, normalmente, são possibilitadas pela circulação de água quente através do maciço por fissuras ou fraturas. Este tipo de metamorfismo está frequentemente, associado com atividades ígneas, pelo fato destas gerarem gradiente de temperatura e, às vezes, também deformação, para o movimento de convecção dos fluídos. Todavia, cabe ressaltar que apenas o grau geotérmico, associado com deformação (falhas, zonas de falhas ou de cisalhamento direcional ou tangencial, ou mesmo fraturas) pode propiciar e direcionar a circulação de fluidos aquosos quentes. Este é um importante processo no campo geotérmico e é responsável pela formação de muitos depósitos de importância econômica, tal como os de cobre porfirítico, entre muitos outros. Este tipo de metamorfismo também é de fundamental importância na crosta oceânica, em especial na cadeia meso-oceânica.
-Metamorfismo de Fundo Oceânico
Este tipo ocorre principalmente ao longo da dorsal meso-oceânica, das zonas de falhas transformantes e outras descontinuidades existentes no substrato oceânico. Nas porções basaisda placa oceânica, no contato com o manto, devem ocorrer reações em estado sólido, em condições de temperatura alta (superior a 700ºC), possivelmente com pressão de fluidos (compostos basicamente por CO2) e deformação resultante de movimentos relativos entre manto e crosta. Este ambiente pode propiciar recristalização, reequilíbrio e crescimento dos minerais, especialmente de piroxênios e olivina, que aparentam ser a fase dominante neste nível da crosta oceânica e topo do manto. Na dorsal meso-oceânica ocorre metamorfismo de contato pela colocação de magma básico a intermediário; hidrotermalismo e transformações metassomáticas associadas à de gaseificação das rochas intrusivas e do manto; bem como a circulação de fluidos envolvendo água oceânica, através das fraturas distensivas, características desse domínio.
-Metamorfismo de Impacto
Este tipo não apresenta relação com os outros tipos e é produzido pelo impacto de meteoritos de grande porte, com velocidades altas, na superfície dos planetas. Em alguns corpos (planetas e satélites) do sistema solar, a exemplo de Mercúrio e da Lua, o metamorfismo de impacto talvez seja o principal processo metamórfico, porém em nosso planeta é de ocorrência muito restrita, pelo menos nos dias atuais. Pode ter tido grande importância no Arqueano, embora a preservação de registros ou evidências desse tipo de metamorfismo nesta época é extremamente rara, em função dos diferentes ciclos geotectônicos superpostos e da erosão.
7. As rochas metamórficas podem ser classificadas com base na textura. Descreva cada uma de suas características.
Podem dividir-se em rochas foliadas (como o xisto e o gnaisse) e não foliadas (como o mármore).
As rochas xistosas apresentam foliação fina e, em geral, com lâminas de constituição mineralógica semelhante.
Rochas gnáissicas
Tal como o nome indica, estas rochas têm o gnaisse como rocha-tipo. Pertencem à série pelítica, tal como as rochas xistosas, associadas a graus elevados de metamorfismo, isto é, foram submetidas a condições mais extremas de temperatura e pressão. Apresentam um bandado grosseiro, isto é, sem laminação, onde bandas de cor clara e escura, com composições mineralógicas distintas, alternam entre si.
Rochas granulares
Destas, destacamos, formadas essencialmente por metamorfismo regional:
· os metaquartzitos, constituídas quase exclusivamente por quartzo e, ocasionalmente, por mica, resultantes da recristalização do arenito quartzito com cimento silicioso.
· os grauvaques, areníticos com composição poligénica (metaquartzitos heterogéneos).
· os mármores, originados pela recristalização da calcite ou da dolomite.
8. Como o tamanho de uma partícula sedimentar afeta a sua velocidade de decantação no leito de uma corrente de água?
.Como as partículas do solo são mais densas que a água, elas tendem a depositarem-se numa velocidade proporcional ao seu tamanho. Em outras palavras: "quanto maior o tamanho da partícula mais rapidamente elas se depositam”.
9. Em relações aos ventos e desertos responda:
a) Que tipo de materiais e tamanhos de partículas o vendo pode mover?
O vento como agente de transporte
O movimento das massas de ar, funciona como mecanismo de redistribuição da energia
solar na atmosfera representa fonte de maior ou menor capacidade para deslocar
partículas. Quanto maior for à velocidade da massa de ar, maior capacidade de.
transporte ela possuirá. (Sigolo, 2006)
As massas de ar deslocam-se segundo dois tipos de fluxo. Fluxo turbulento, fluxo de.
Ar. No entanto a atividade geológica mais comum dos ventos resulta quase sempre
Desse fluxo turbulento.
A quantidade de material que o vento pode carregar depende da intensidade do vento,
Do tamanho das partículas e dos materiais superficiais da área sobre a qual ela
sopra.
O vento pode transportar areia e pó apenas de materiais superficiais como solo seco, sedimento ou substrato rochoso. O pó comumente consiste em partículas com diâmetro menor que 0,01 mm( inclusive silte e argila), mas com frequência incluem-se algumas partículas mais grossas . Ventos mais fortes podem carregar partículas com diâmetro maior que 0,06 mm, como grãos de areia.
b) Relacione três tipos de dunas arenosas e mostre a relação de cada uma com a direção do vento
Em geografia física, duna é uma montanha de areia criada a partir de processos eólicos. Dunas descobertas são sujeitas à movimentação e mudanças de tamanho pela ação do vento. 
Dunas Barcanas: Possuem formato de lua crescente, formadas em regiões secas com baixa disponibilidade de sedimentos, a vegetação é ausente e as "caudas" se alongam a favor do vento. São geralmente pequenas e de rápida propagação. 
Dunas Parabólicas: São dunas individuais, que se formam em ambientes úmidos e com vegetação. Essa umidade ou vegetação, quando fixada na parte inferior, retardam o movimento da areia nesse local, e a crista, que se mantém seca ou sem vegetação, avança. Dessa forma, a "cauda" da duna se posiciona contra o vento.
 Blowouts: Se formam de areia depositada no fim de uma bacia de deflação. Essa bacia concentra o vento na direção da depressão, fazendo com que a areia migre em direção ao continente como uma duna. Como a energia nas laterais da bacia são baixas, a "cauda" da duna migra mais lentamente, propiciando a fixação das laterais e estabilizando essa porção da duna..
c) Quais são os processos geológicos que formam os lagos desérticos tipo playa?
Erosão pelo vento, sedimentação e intemperismo.
d) Onde os depósitos de loess são encontrados?
é um sedimento fértil de coloração amarelada. É formado por sedimentos depositados pelo ventoː basicamente, partículas de quartzito, calcário e calcita. Sua coloração amarela se deve à presença de óxido de ferro. É encontrado em parte da Europa (França e Países Baixos), em planícies fluviais e glaciais, nos pampas argentino e uruguaio, e principalmente na China, onde se encontra o Rio Amarelo, importante rio na cultura do arroz chinês.
10. Como as geleiras erodem o substrato rochoso, transportam e depositam o sedimento e modelam a paisagem?
As montanhas elevadas são lugares propícios para a acumulação de gelo, em virtude das temperaturas sempre baixas por causa da restrita irradiação solar. Esse agente externo atua a partir do acúmulo de gelo no topo de montanhas, que, quando se torna muito pesado, ocasiona avalanches, que deslizam e transportam junto com o gelo algumas rochas. O resultado desse evento é a mudança na configuração do topo da montanha e também o aumento de sedimentos nas regiões próximas, geralmente vales. A ação das geleiras na formação do relevo recebe o nome de erosão glacial.
Em grande parte dos casos, o vento modifica o relevo em regiões litorâneas e também desérticas. Ambas são áreas de concentração de areia, desse modo, o vento sopra deslocando-a de um lugar para outro. Tal fenômeno é responsável pela formação das dunas. Entretanto, a ação dos ventos não se limita somente ao caso acima. Ele também desempenha influência em casos em que a poeira disposta no ar é lançada em direção às rochas. Então, de maneira gradativa e lenta,
11. Em relação aos processos oceânicos explique quais os processos que moldam as linhas de costa.  No litoral, o mar lentamente modela o relevo da área costeira, como por exemplo, as falésias (enormes paredões litorâneos abruptos). Nesse tipo de influência das águas, o processo recebe o nome de erosão marinha. mudanças de posição da linha de costa costumam estar associadas a processos de elevação do nível do mar, alteração no balanço de sedimentos e movimentação tectônica, associados ou não a ação antrópica. Dentre os elementos morfológicos da planície, tem-se a linha de costa que responde ao equilíbrio dinâmico de recepção e perda de matéria a partir dos processos erosivos, responsáveis pela elaboração dessa zona. Esses processos que moldam a linha de costa ao longo dos anos, ora causam erosão, ora causam acréscimo de sedimento.
12. O que são Túrbidos e como são formados?
Turbiditos são formações de rochas sedimentares que resultam decorrentes de turbidez. Correntes de turbidez são essencialmente avalanches submarinas ou deslizamentos de areia ou lama. Os detritos depositados como resultado destes fluxos subaquosos tipicamente forma um leito graduado de sedimento acumulado na base de uma encosta submarina. Eles são depósitos do fundo do mar frequentemente formados por desabamentos maciços onde os rios depositaram grandes deltas. Essas encostas falham em resposta a tremores de terremotos ou carga de sedimentação excessiva. A correlação temporal de ocorrência de turbidíticos para alguns deltas do noroeste do Pacífico sugere que estes depósitos foram formados por terremotos.
13. Como são utilizadas as Rochas e os Solos como material de construção? 
As rochas mais utilizadas pelo homem, quatro delas se destacam pela elevada importância: o basalto, a argila, a ardósia, o mármore e o granito.
O basalto é uma rocha do tipo magmática vulcânica, composta por um elevado número de minerais (como a augita, a magnetita e o quartzo). É muito utilizada em todo o mundo, sendo principalmente destinada à fabricação de asfalto.
A argila é uma rocha sedimentar constituída por minerais como a ilita, o feldspato, o quartzo e a caulinita. Sua principal vantagem é o seu elevado grau de maleabilidade, tornando-a muito útil na fabricação de utensílios como vasos e vários tipos de porcelanatos.
A ardósia é uma rocha metamórfica originada a partir do metamorfismo natural da argila, constituída de minerais como a mica e a clorita. Sua formatação em placas e sua estruturação física resistente fazem com que ela seja usada na construção civil, principalmente com pisos e revestimentos.
O mármore é também uma rocha metamórfica, oriunda do metamorfismo do calcário, composta por minerais como a calcita e a dolomita. Ele é muito utilizado em ornamentações.
O granito, por sua vez, é uma rocha magmática plutônica, composto basicamente por quartzo, mica e feldspato. É menos delicado que o mármore, sendo, ao mesmo tempo, uma rocha muito dura e facilmente talhável, o que o torna útil em construções e formações em blocos.

Continue navegando