Buscar

Avaliação I - Individual FLEX

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Metafísica (FIL05)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:456670) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13999672
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As raízes do pensamento realista e nominalista remontam aos primeiros filósofos gregos. Especialmente em Platão e Aristóteles, assim como pensadores do período helenístico, podemos apreender as principais marcas das discussões filosóficas acerca da realidade no contexto da teoria do conceito. O realismo pode apresentar-se em três formas fundamentais. Sobre estas três formas do realismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O realismo semiaristotélico aponta que, na perspetiva da forma das coisas como conceito da mente humana e como modelo original criado pelo intelecto divino, pode ser entendido o Universal.
(    ) No realismo aristotélico, apenas no intelecto e não nas coisas encontramos o Universal.
(    ) No realismo platonizante, tanto a substância quanto as coisas acidentes são o Universal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - V - F.
	2.
	Aristóteles define o ser como substância em primeiro lugar. Entretanto, há outras categorias que o filósofo busca afastar, pois o ser não possui o sentido das demais categorias. Ele chama essas categorias de categorias secundárias. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- A substância pode ter dois sentidos diferentes: um sentido como indivíduo e outro sentido como universal.
II- O acidente é a categoria primeira do ser, que deve ser submetido a uma análise rigorosa, pois possui necessidade e permanência.
III- Os seres são apreendidos pelas categorias, definidas pelos gêneros de ser, sendo a substância a primeira das categorias.
IV- As categorias são atributos do ser que definem o modo de ser dos indivíduos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	A originalidade da filosofia aristotélica consiste no fato de que suas investigações filosóficas lançaram as bases para a discussão em torno dos problemas metafísicos. Sobre as características de sua metafísica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A metafísica é denominada por Aristóteles como filosofia secundária.
	 b)
	A metafísica é a única ciência que possibilita o verdadeiro conhecimento dos fenômenos físicos.
	 c)
	Para Aristóteles, a natureza sensível é o objeto da metafísica.
	 d)
	É com Aristóteles que a metafísica tem início como disciplina autônoma na história do pensamento ocidental.
	4.
	Aristóteles classificou em ciências particulares física, biologia, psicologia etc., porque possuem por objeto de estudo causas particulares. Sobre os fundamentos das ciências particulares, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A matéria é objeto das ciências puras, ela constitui uma confirmação do senso comum, pois é contingente ao obviar a homogeneidade dos dados sensíveis.
	 b)
	De acordo com Aristóteles, as ciências particulares não possuem nenhuma ligação com a metafísica, pois aquela se ocupa apenas da matéria, daquilo que está no mundo dos sentidos.
	 c)
	Pelo fato de as ciências particulares estarem ligadas de um lado à experiência e do outro ao conceito, este se remete à metafísica enquanto discurso lógico, que representa por razões a ordem necessária das coisas.
	 d)
	O desafio das ciências particulares é romper com a unicidade dos dados sensíveis, pois sua função é a multiplicação de possibilidades e causas.
	5.
	A ideia da existência de um ser superior, do qual procedem todas as coisas, foi o resultado das investigações metafísicas na qual há a necessidade de se atribuir uma origem para tudo o que há no mundo real ou ideal, ou seja, o que é o princípio de tudo que existe. A metafísica teológica consiste na ideia de que existe um ser superior que deu origem a todas as coisas. Sobre a metafísica teológica, analise as sentenças a seguir:
I- Platão e Aristóteles lançaram as bases das questões metafísicas capazes de influenciar os debates nos círculos intelectuais que estavam interessados na problemática acerca de Deus. 
II- Para Platão, Deus é a essência da vida, capaz de amar todos, pois nenhuma atitude humana poderá mudar sua essência, que é puro amor. 
III- A metafísica teológica cristã não sofreu nenhuma influência da metafísica platônica ou aristotélica, é totalmente nova e independente do pensamento filosófico clássico. 
IV- O Deus aristotélico é o primeiro motor imóvel. O primeiro motor não é movido, apenas move, é o ato puro e todas as demais coisas se voltam na sua direção. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	Para Aristóteles, o ponto de partida do conhecimento é a experiência sensível ou dados dos sentidos. Entretanto, o processo do conhecimento deve se aproximar da perfeição inteligível. Isto quer dizer que os fenômenos da experiência sensível devem ser elevados ao entendimento inteligível. A razão é a responsável por organizar os dados sensíveis e os submeter à unidade do conhecimento verdadeiro solucionando suas contradições por meio da aplicação dos primeiros princípios. Sobre tais princípios e sua aplicação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Analogia determina a unidade do ser, sua diferenciação dos outros seres, a impossibilidade de sua negação; faz a distinção entre verdade e aparência.
(    ) O Princípio de Identidade corresponde à solução para o abismo platônico (mundo sensível versus mundo inteligível); conceito-chave, essencial para a construção da "ciência primeira"; através desse conceito o Ser é dito de diversos modos.
(    ) O ato é a manifestação atual do ser, aquilo que ele já é.
(    ) A potência é a possibilidades do ser (capacidade de ser), aquilo que ainda não é mas que pode vir a ser.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	A filosofia platônica no campo da metafísica se desenvolve a partir da ideia de que existem dois mundos distintos: um é o mundo dos sentidos e outro o mundo das ideias. Sobre as principais características do pensamento de Platão com relação à metafísica, analise as sentenças a seguir:
I- Pelo fato de o mundo das ideias não estar sujeito às mudanças e instabilidades que corrompem a matéria, ele é considerado o mundo real. 
II- O objeto de estudo da metafísica é o conhecimento abstrato inteligível, pois pertence ao mundo das essências. 
III- A metafísica se ocupa em estudar o mundo sensível, pois a sensibilidade nos dá o verdadeiro conhecimento. 
IV- Sem a matéria, não é possível construir o conhecimento, pois é incorreto afirmar que o conteúdo da matéria é a imagem e a ilusão.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	Platão (428 a.C. - 347 a.C.), no diálogo A República, livro VII, relata sob forma alegórica, o mito da caverna, na qual os homens viviam num mundo das aparências e das sombras. A alegoria da caverna representa a necessidade da atividade filosófica para romper as sombras que provocam a ilusão para alcançar o nível do conhecimento inteligível. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O mito da caverna representa a teoria
da dualidade do conhecimento, na qual há um mundo constituído por aparências ou cópias (imperfeitas) e o mundo das ideias e essências (perfeitas).
(    ) No mundo das aparências só é possível conhecer através dos sentidos, portanto, um mundo empírico, material e fenomênico. Ao mundo das essências só é possível ter acesso através da razão, pois é um mundo suprassensível, imaterial e inteligível. 
(    ) A teoria de Platão, o qual se expressa através da alegoria do mito da caverna, faz parte de um projeto filosófico que deseja denunciar a existência de outros mundos, admitindo que apenas o mundo da experiência sensível é o mundo real.
(    ) O mito da caverna representa a atividade racional da filosofia, na qual busca o aperfeiçoamento do conhecimento, esforçando-se em afastar as imagens e ilusões do mundo das aparências, superando o senso comum e as crenças e hábitos particulares.
(    ) Para Platão o mito da caverna é uma representação de uma sociedade primitiva, que não evoluiu suas técnicas de sobrevivência e se manteve durante muito tempo sem o contato da luz do sol.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - F - V.
	9.
	O conhecimento é o ponto de partida da atividade filosófica na Grécia Antiga, como possibilidade de acesso ao entendimento do mundo real. O filósofo Sócrates influenciou muitos pensadores com seu método filosófico e suas ideias sobre o conhecimento e a natureza. Sobre o método socrático da maiêutica, analise as afirmativas a seguir:
I- A dialética socrática, conhecida como maiêutica, consistia num método argumentativo que visava parir ou nascer pensamentos verdadeiros através de perguntas. 
II- O método da maiêutica era transmitido estritamente através da escrita, e não poderia ser utilizado por nenhum de seus discípulos.
III- Os diálogos socráticos buscavam encontrar a verdade absoluta, porque o conhecimento filosófico é um conhecimento acabado e não tem espaço para questionamentos e dúvidas.
IV- A frase "Só sei que nada sei" atribuída a Sócrates, revela uma profunda ignorância sobre todos os assuntos, entendendo que o homem é incapaz de conhecer a verdade.
V- O filósofo Sócrates utilizava dessa técnica filosófica e pedagógica para instigar os seus discípulos a refletir sobre sua própria ignorância e buscar a sabedoria.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas I e V estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa V está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	10.
	Um dos temas que mais gerou debates na metafísica foram as questões relacionadas à existência de um ser superior. Cada filósofo formulou suas concepções acerca do assunto. Sobre o pensamento aristotélico acerca de Deus, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deus é o motor imóvel, ato puro, aquele que move sem ser movido.
(    ) A concepção do Deus aristotélico é a mesma em todos os aspectos da concepção do Deus cristão.
(    ) O pensamento de Aristóteles difere da concepção cristã acerca de Deus e sua filosofia em nada influenciou a teologia cristã.
(    ) Para Aristóteles, Deus não é a mesma substância que as demais coisas, pois o Criador é completamente distinto das suas criaturas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando