Buscar

A PSICANALISE SEGUNDO A VISAO DE SIGMUND FREUD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A PSICANALISE SEGUNDO A VISÃO DE SIGMUND FREUD 
Psicanalise Clinica
ALUNA: ELIANE DE OLIVEIRA MARTINS CHIANESI
PROVA 1
Vivemos num mundo em que se vive alucinado pelo saber, pelo querer, pelo entender, pela busca do desconhecido. Desde que o Dr. Sigmund freud, médico Neurologista, começou a desvendar e a estudar a mente humana, varias descobertas foram realizadas, graças ao feito desse brilhante homem, notório em tudo que fez, deixando um legado de sabedoria sem limites para uma geração que ainda viria saber e entender sobre a tão encantadora mente humana.
O que seria a Psicanalise na visão de Freud: Chama se de psicanalise o trabalho pelo qual levamos a consciencia do doente a psíquico recalcado dele, a Psicanalise seria uma analise investigativa, em relação a hermenêutica, a explicação que compreende os sentidos implícitos. Na teoria, um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre a estrutura e o funcionamento da vida psíquica. 
Partindo do principio investigativo da psicanalise, onde todas as “caixinhas“, uma de cada vez, são abertas, o analista precisa ter a sensibilidade de perceber o quanto pode mexer ou não nessas “caixinhas“, observando o passo a passo do analisado, a forma de acao e reação, para então poder lidar com cada “caixa“ aberta. Na psicanalise não se culpa alguém ou alguma coisa, se entende o que aconteceu e deve ter um olhar além para entender o que ela quer dizer. So pode acessar o inconsciente através da analise, quanto mais a pessoa se conhece, mais ela vai falar sobre si, cabe ao analista ouvir, entender e analisar o individuo. 
No filme Alem da alma podemos ter uma clareza sobre vários aspectos, tais como o filme mostra o começo da carreira de Freud em Viena, onde ele encontra uma incongruência em tratar uma paciente com neurose de histeria em um hospital dirigido por Meynert, que não acreditava nos sintomas de histeria e achava que isso era só a forma que as pessoas encontravam de fugir dos problemas, das responsabilidades e da realidade, e ate mesmo um fingimento, porém para Freud a histeria era uma doença psíquica.
Para entender mais sobre essa doença, ele vai a Paris para trabalhar com o médico Jean Charcot, que tratava de histeria com a hipnose. Em uma de suas aulas, Charcot diz que a histeria não era uma doença exclusivamente de mulheres e nem fruto de bruxaria, mas sim uma patologia de origem psíquica. Após essa experiência com Charcot, Freud volta para Viena e começa a utilizar o método de hipnose, para que assim fossem liberados os pensamentos e sentimentos mais profundos de seus pacientes.
Freud foi constrangido ao contar a equipe médica sobre a histeria, os traumas de infância e os pensamentos inconscientes, foi ridicularizado pelos médicos e demitido do seu trabalho no hospital
Com o tempo e estudos, Freud conclui que a hipnose não é basta para curar seus pacientes, pois eles continuavam com os sintomas mesmo após entenderem os motivos que os levaram aquelas crises.
Passado algum tempo, Freud desiste do método de hipnose, pois não dava mais resultados e então começa a usar o método da livre associação de ideias, onde ele começou a cuidar uma paciente de Breuer que se chamava Cecily. Freud então correlaciona as análises feitas nessa paciente, com experiências através dos seus próprios sonhos, pois durante o tempo em que ele analisou Cecily, tentando entrar em seu inconsciente, Freud passou por um grande conflito interno, tentando entender suas próprias neuroses.
Em uma conversa com Breuer, Freud ve que na teoria de Charcot a mente apenas oculta o trauma da consciência, deixando as lembranças inconscientes e descarregando as emoções no fisico. A partir daí, Freud chega à conclusão de que todos os traumas estão ligados a sexualidade.
A sexualidade infantil é conhecida como o Complexo de Édipo. Essa teoria dizia que a mãe ou o pai, eram objetos de desejo da criança entre seus 3 a 5 anos de idade.
A teoria do Complexo de Édipo foi muito criticada na palestra no Conselho de Neurologia e Psiquiatria de Viena, pois, ela tirou a concepção da inocência na fase da infância. Naquela época as ideias de Freud não foram bem aceitas, os estudiosos achavam absurdos essas teorias de Freud. 
No fim do filme há uma frase que diz: “O orgulho é o mais velho inimigo do ser humano”, esse orgulho lhe impede de ir além, lhe impede de quebrar barreiras, porém Freud consegue derrubar essas imensas barreiras, foi além, numa área obscura onde nenhum outro conseguiu, ele revelou e decifrou todos os segredos escondidos do homem, ele conseguiu chegar ao inconsciente. (FILME:  Além da alma. Dirigido por John Huston.)
Portanto o processo psicanalítico permite ao analisando entrar em contato com seus desejos e emoções. Assim, ao se deparar com experiências e sentimentos reprimidos, desenvolve-se o autoconhecimento e as formas de lidar com estes fatores, porisso a importancia e os benefícios da psicanálise para aliviar o sofrimento psíquico, proporcionar uma vida mais consciente e responsável, ressignificar traumas e sentimentos, promover o amadurecimento emocional e o autoconhecimento, para que possamos ter pessoas cada dia mais saudaveis.

Continue navegando