Buscar

(34)99983-9647-Avaliação de impacto e ajustes nas políticas quais indicadores são monitorados para avaliar o sucesso das políticas de combate à obesidade? Como o país ajusta suas estratégias com base

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(34) 99983-9647 
 (34) 99983-9647 
PODEMOS TE AJUDAR, CHAMA NO NÚMERO ACIMA!!
				.....
MAPA - SPUB - SAÚDE COLETIVA - 51/2024
Olá, estudante!
 
Chegou o momento de realizar atividade MAPA. 
Para a realização da atividade, leia o trecho a seguir:​
 
​No contexto contemporâneo da saúde coletiva, um tema relevante é a gestão de epidemias e seu impacto nas comunidades. Dentre as diferentes epidemias que afligem as populações, destaca-se a crescente prevalência da obesidade em diversas partes do mundo. A obesidade não apenas representa um desafio individual, mas também exerce pressão significativa sobre os sistemas de saúde pública, demandando abordagens abrangentes para sua prevenção e controle.
Sobre este assunto leia o texto a seguir:
​Apesar da fama dos Estados Unidos de ter grande população de obesos e pessoas com sobrepeso, o país não está mais na dianteira da lista dos mais gordos do mundo. Graças a uma dieta baseada em bebidas açucaradas e fast food, o México ultrapassou seu vizinho nesse quesito. Segundo relatório da ONU, divulgado pelo jornal Daily Mail, cerca de 70% da população do país está com sobrepeso e um terço já é obeso, quadro que se tornou um problema de saúde pública. Os tacos, tamales e quesadilhas, antes reservados para ocasiões especiais agora são consumidos diariamente por milhares de mexicanos sedentários. O consumo de fast food e alimentos industrializado também cresceu no país. De acordo com o relatório, o México luta contra a obesidade ao mesmo tempo em que ainda tenta combater a fome e a desnutrição entre a população mais pobre. A epidemia do excesso de gordura é mais proeminente entre os pobres e jovem, grupo onde também se destacam os desnutridos graças a uma dieta pobre.
 
Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/degusta/alimentacao-com-saude/mexico-e-o-pais-com-mais-obesos-no-mundo-veja-a-lista,6da70f3b8b3cf310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html?utm_source=clipboard. Acesso em: 18 jan. 2024.
Case
Considere um determinado país que tem enfrentado um aumento substancial nos índices de obesidade em diferentes faixas etárias. Analise como o sistema de saúde desse país tem abordado a epidemia de obesidade, explorando políticas de prevenção, intervenções comunitárias e parcerias público-privadas para enfrentar esse desafio de saúde pública. Responda as etapas a seguir:
ETAPA 1 – Estratégias de prevenção adotadas: quais medidas o país implementou para prevenir a obesidade, especialmente em crianças e adolescentes? Como essas estratégias são integradas aos sistemas de saúde e educação?
Para responder esta questão busque, realizar pesquisas sobre "Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN)" – Exploração da legislação nacional que orienta as ações de promoção da alimentação saudável. Relatórios do Ministério da Saúde sobre programas de prevenção da obesidade em crianças e adolescentes, destacando a integração com o sistema educacional.
ETAPA 2  – Intervenções comunitárias e participação pública: de que maneira a comunidade é envolvida na prevenção e no controle da obesidade? Existem programas específicos que visam promover estilos de vida saudáveis e atividades físicas nas comunidades locais?
Para responder esta questão busque, estudos de caso sobre programas comunitários bem-sucedidos, como campanhas de conscientização e atividades físicas em bairros específicos. Documentos de organizações não governamentais (ONGs) que promovem a participação da comunidade na prevenção da obesidade.
ETAPA 3  – Papel do setor privado: como o país tem colaborado com o setor privado para promover escolhas alimentares mais saudáveis e estilos de vida ativos? Existem regulamentações específicas ou incentivos para empresas que contribuem para a prevenção da obesidade?
Para responder esta questão busque, documentos de políticas governamentais que delineiam as parcerias público-privadas na promoção de estilos de vida saudáveis. Relatórios de empresas do setor alimentício sobre iniciativas voltadas para a redução da obesidade, destacando práticas e colaborações.
ETAPA 4  – Avaliação de impacto e ajustes nas políticas: quais indicadores são monitorados para avaliar o sucesso das políticas de combate à obesidade? Como o país ajusta suas estratégias com base em dados e resultados obtidos ao longo do tempo?
Para responder esta questão busque, relatórios de órgãos de saúde sobre indicadores de saúde relacionados à obesidade, como taxas de prevalência e incidência. Estudos acadêmicos que analisam o impacto de políticas específicas e as adaptações feitas ao longo do tempo, proporcionando uma visão crítica do processo de avaliação.
 
ETAPA 5  –   Lei nº 11.947, de 16/6/2009:  dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar que é regulamentada atualmente pela Resolução CD/FNDE nº 6, de 8 de maio de 2020 e suas alterações. Sobre este lei, explique como ela pode colaborar para a diminuição da obesidade no Brasil.
Esta atividade MAPA busca explorar a diâmica complexa entre a epidemia de obesidade, as políticas de saúde coletiva e as iniciativas para promover hábitos saudáveis nas comunidades. Bons estudos!
​Orientações para realização ​do MAPA: 
Para maior facilidade na execução desta atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a realização dela:
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo) disponível na pasta Material da Disciplina.
- Anexe o arquivo na atividade clicando sobre o botão "Selecionar arquivo".
- Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente desconsideradas, e a atividade será zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador.

Outros materiais