Buscar

Estruturas do Sistema Nervoso

Prévia do material em texto

1- Para garantir a proteção do sistema nervoso central, há três membranas fibrosas que o envolvem. Nesse sentido, podemos destacar algumas estruturas que as compõem. Sobre a denominação dessas estruturas, analise as opções a seguir:
I- Meninges.
II- Pleuras.
III- Fáscias.
IV- Aponeurose.
Assinale a alternativa CORRETA:
2- No SNP, as fibras dão origem aos nervos. Os nervos podem ser mielínicos, quando apresentam bainha de mielina, ou amielínicos, quando a bainha de mielina está ausente. Devido à bainha de mielina ter uma constituição lipídica, ela garante o aspecto esbranquiçado dos nervos. Sobre o termo dado às túnicas de tecido conjuntivo associadas aos nervos, analise as opções a seguir:
I- Mioneuro.
II- Endoneuro.
III- Perineuro.
IV- Epineuro.
Assinale a alternativa CORRETA:
3- O eletrocardiograma, popularmente identificado com as abreviações ECG, é a reprodução gráfica da atividade elétrica do coração (impulso elétrico) durante o seu funcionamento, registada a partir da superfície do corpo. A superfície do corpo humano emana pequenas correntes elétricas, que no indivíduo em repouso são identificadas como despolarização e repolarização do coração, isto refere-se basicamente a toda a atividade elétrica que é registada ao nível do tronco. Os potenciais elétricos produzidos pelo músculo cardíaco são a soma da quantidade mínima de eletricidade gerada pelas células musculares cardíacas individuais. Essas pequenas correntes são registadas através de um aparelho chamado eletrocardiógrafo. Para tanto, um ciclo cardíaco do ponto de vista mecânico é representado pela sístole (contração) e diástole (relaxamento). Já com relação à condução elétrica, é representada pelas ondas P, o complexo Q, R, S e a onda T, as quais se referem à atividade das câmeras cardíacas. Sobre as estruturas que se referem às ondas P, o complexo Q, R, S e a onda T, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A onda P marca a propagação do potencial de ação do nó sinoatrial pelos dois átrios, e logo em seguida os átrios se contraem. O complexo QRS marca a propagação do estímulo pelos ventrículos, os quais se contraem em seguida. A última onda, denominada onda T, marca o momento de relaxamento dos ventrículos.
(    ) A onda P marca a propagação do potencial de ação do nó sinoatrial pelos dois ventrículos, e logo em seguida os ventrículos se contraem. O complexo QRS marca a propagação do estímulo pelos átrios, os quais se contraem em seguida. A última onda, denominada onda T, marca o momento de relaxamento dos ventrículos.
(    ) A onda P marca a propagação do potencial de ação do nó atrioventricular pelos dois ventrículos, e logo em seguida os ventrículos se relaxam. O complexo QRS marca a propagação do estímulo pelos átrios, os quais se contraem em seguida. A última onda, denominada onda T, marca o momento de relaxamento dos ventrículos.
(    ) A onda P marca a propagação do potencial de ação do nó atrioventricular pelos dois átrios, e logo em seguida os átrios se contraem. O complexo QRS marca a propagação do estímulo pelos ventrículos, os quais se contraem em seguida. A última onda, denominada onda T, marca o momento de relaxamento dos ventrículos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
4- Sistema nervoso é um conjunto de estruturas formado por ligações de nervos e órgãos do corpo, com a função de enviar e captar informações, mensagens e demais estímulos externos, assim como também respondê-los, além de ser o responsável por comandar a execução de todos os movimentos do corpo, sejam eles voluntários ou involuntários. Uma das principais importâncias do sistema nervoso consiste no monitoramento e na coordenação da atividade dos músculos, na movimentação dos órgãos e realiza a construção e finalização dos estímulos dos sentidos. O sistema nervoso divide-se em: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. Com relação ao Sistema Nervoso Central (SNC), e as estruturas que o compõem, analise as opções a seguir:
I- Medula espinhal e encéfalo.
II- Medula óssea e encéfalo.
III- Encéfalo e nervos.
IV- Nervos e medula espinhal.
Assinale a alternativa CORRETA:
5- Sistema Nervoso Autônomo (SNA) é composto por nervos com fibras sensoriais e motoras que conferem controle aos mecanismos involuntários e vitais (funções vegetativas) fundamentais à homeostase (equilíbrio dinâmico do metabolismo), como a contração da musculatura lisa das vísceras, formação e liberação de secreção glandular, geração de ritmo cardíaco e movimento respiratório, dentre outros. Por exemplo, você pode até prender voluntariamente a respiração por certo tempo, mas quando ocorrer falta de oxigênio em um estado mais crítico ao organismo, o SNA desencadeia novamente e estimula a mensagem ao centro respiratório para que ocorra a presença de movimentos respiratórios. Por isso, ninguém consegue se suicidar simplesmente prendendo ou deixando de respirar espontaneamente. Acerca da divisão do sistema nervoso autônomo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(f) Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Periférico.
(f    ) Sistema Nervoso Periférico e Sistema Nervoso Parassimpático.
(v    ) Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático.
(f    ) Sistema Nervoso Somático e Sistema Nervoso Simpático.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
6- As valvas atrioventriculares direita e esquerda, como seu nome sugere, estão localizadas entre os átrios e os ventrículos. Enquanto os átrios e os ventrículos estão relaxados (em diástole), essas valvas permanecem abertas e o sangue contido nos átrios flui em direção aos ventrículos. Quando os ventrículos se contraem (sístole ventricular), essas valvas se fecham e impedem que o sangue retorne aos átrios, direcionando, assim, o sangue contido nos ventrículos para o tronco pulmonar e para a aorta. Sobre os temos que as válvulas atrioventriculares direita e esquerda são conhecidas, analise as sentenças a seguir:
I- A valva atrioventricular direita é também chamada de valva tricúspide, pois apresenta três válvulas ou cúspides. C
II- A valva atrioventricular direita é também chamada de mitral ou bicúspide, pois apresenta três válvulas ou cúspides, enquanto a valva atrioventricular esquerda é chamada de valva tricúspide, por apresentar apenas duas válvulas. E
III- A valva atrioventricular direita é também chamada de mitral ou bicúspide, por apresentar apenas duas válvulas, enquanto a valva atrioventricular esquerda é chamada de valva tricúspide, pois apresenta três válvulas ou cúspides. E
IV- A valva atrioventricular esquerda é chamada de mitral ou bicúspide por apresentar apenas duas válvulas. C
Assinale a alternativa CORRETA:
7- Os neurônios pré-ganglionares da parte simpática do sistema nervoso partem das regiões torácica e lombar da medula espinal. Já o sistema nervoso parassimpático tem origem craniossacral. Com relação à função de ambos, estão ligadas a condições de estresse e luta e/ou repouso. Quanto à ação do sistema simpático e parassimpático frente a uma determinada estrutura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(F) Coração: o sistema simpático desencadeia redução da frequência cardíaca, já o sistema parassimpático desencadeia aumento da frequência cardíaca.
(F) Pênis: o sistema simpático desencadeia ereção, já o sistema parassimpático desencadeia ejaculação.
(V) Olhos: o sistema simpático desencadeia dilatação da pupila, já o sistema parassimpático desencadeia contração da pupila.
(F) Sistema digestório: o sistema simpático desencadeia aumento da atividade digestória, já o sistema parassimpático desencadeia diminuição da função digestória.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
8- Essas estruturas são tendões que se ligam em cada cúspide das válvulas cardíacas aos músculos papilares nos ventrículos do coração, o que impede que as válvulas se invertam durante a contração ventricular. Sobre essas estruturas, analise as opções a seguir:
I- Cordas tendíneas.
II- Cúspides.III- Prolapso da valva
IV- Prolapso da valva e cúspides.
Assinale a alternativa CORRETA:
9- Junqueira e Carneiro (2018) descrevem que os nervos possuem como função realizar a comunicação entre a periferia (sistema nervoso periférico) e o centro (sistema nervoso central). As informações sensitivas provenientes de órgãos internos e da superfície do corpo (pele) chegam até a medula espinal, através de determinadas estruturas. Quanto a estas estruturas, analise as sentenças a seguir:
I- Fibras sensitivas, denominadas eferentes.
II- Fibras sensitivas, denominadas aferentes.
III- Fibras motoras, denominadas aferentes.
IV- Fibras motoras, denominadas eferentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
10- Essa estrutura é responsável por receber os estímulos provenientes da periferia do corpo e encaminhar às regiões superiores (encéfalo). Da mesma forma, ela envia as respostas elaboradas no encéfalo para as regiões periféricas do corpo. Medindo cerca de 45 cm nos adultos, vai do forame magno do osso occipital até o espaço entre a primeira e a segunda vértebras lombares, no qual termina em uma região cuneiforme denominada cone medular. A qual estrutura nos referimos?
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png

Continue navegando