Buscar

Avaliação Objetiva II

Prévia do material em texto

1- Basicamente, a função do sistema nervoso é captar informações do meio interno e externo do corpo e executar respostas adequadas para manter a homeostase. O sistema nervoso pode ser dividido em central (SNC) e periférico (SNP). O SNP é constituído por nervos que podem ser cranianos ou espinhais. Dessa forma, assinale a alternativa CORRETA quanto aos nervos do SNP:
2- O mesencéfalo tem por volta de 2,5 cm, estando localizado na porção superior do tronco encefálico. Todos os estímulos que chegam e saem do cérebro passam pelo mesencéfalo. Como a ponte e o bulbo, o mesencéfalo também possui núcleos de substância cinzenta. Com base nas funções do mesencéfalo, analise as sentenças a seguir:
I- O mesencéfalo não está envolvido com as fibras sensitivas do bulbo e nem no controle dos órgãos dos sentidos. f
II- Os colículos superiores localizados no mesencéfalo estão envolvidos com movimentos reflexos dos olhos. v
III- No mesencéfalo ocorre liberação do neurotransmissor dopamina, auxiliando no controle dos movimentos.v
IV- Os colículos superiores estão envolvidos no controle da fala e os inferiores no controle do olfato. f
Assinale a alternativa CORRETA:
3- A membrana plasmática de um neurônio é polarizada e apresenta uma diferença de carga do meio externo e interno. Existem canais na membrana para a passagem de íons que permitem o fluxo de maior concentração para o de menor. Acerca do nome que se dá a estes canais, assinale a alternativa CORRETA:
4- As unidades básicas de processamento de informações no corpo humano, os neurônios, são responsáveis pela condução do estímulo nervoso. O tecido nervoso é formado por centenas de milhões de neurônios. Acerca da estrutura de um neurônio, assinale a alternativa CORRETA:
5- hipotálamo é uma pequena porção do diencéfalo. Entre suas várias funções, podemos destacar a ligação com a hipófise, controle da temperatura corporal, relação com o sono, emoção e comportamento sexual. Sobre esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O hipotálamo realiza o controle do sistema nervoso autônomo, sendo o principal centro controlador das funções das vísceras.
PORQUE
II- Uma diminuição na ingestão de água leva a um aumento na pressão osmótica no líquido intersticial e ativa neurônios hipotalâmicos que promovem a sensação de sede.
Assinale a alternativa CORRETA:
6- A medula espinal mede em torno de 45 cm nos adultos. Ela vai ser dividida pela fissura mediana anterior e o sulco mediano posterior. Ao lado das fissuras encontramos os sulcos lateral anterior e posterior. Acerca do sulco lateral anterior como local de saída de fibras, assinale a alternativa CORRETA:
7- A medula espinal quando observada internamente em corte transversal, apresenta a substância cinzenta e a substância branca que fica constituída em três funículos, nomeadamente funículo anterior, lateral e posterior. Acerca da divisão do funículo posterior, assinale a alternativa CORRETA:
8- A medula espinal vai do forame magno do osso occipital ao espaço entre a primeira e segunda vértebra lombar, terminando numa região chamada de cone medular. Ela mede em torno de 45 cm nos adultos. Acerca do que é formado abaixo do cone medular, assinale a alternativa CORRETA:
9- O tálamo ocupa a maior parte do diencéfalo formado por duas massas de substância cinzenta e com vários núcleos, funcionando como uma estação retransmissora de estímulos sensoriais e motores vindos da medula espinal e do córtex cerebral, respectivamente. Acerca das principais funções dos núcleos do tálamo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(v ) Núcleos anteriores estão relacionados com as emoções a memória e o aprendizado.
(v ) Núcleos mediais estão relacionados com a consciência dos estados emocionais.
(f) Núcleos laterais estão relacionados ao planejamento dos movimentos.
(f ) Núcleos ventrais estão relacionados com a visão e a audição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
10- Para cada estímulo recebido proveniente do meio externo que tomamos consciência no encéfalo, este órgão central do sistema nervoso elabora uma resposta adequada. Neste órgão, também enxergamos, ouvimos, pensamos e sentimos fome, por exemplo. Acerca das partes que formam o encéfalo, analise as sentenças a seguir:
I- São partes principais do encéfalo o telencéfalo e o diencéfalo. 
II- São partes principais do encéfalo o bulbo e o mesencéfalo.
III- São partes principais do encéfalo a ponte encefálica e o mesencéfalo.
IV- São partes principais do encéfalo o cerebelo e o tronco encefálico. V
Assinale a alternativa CORRETA:
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png

Continue navegando