Buscar

(34)99983-9647-ATIVIDADE 01 - SAÚDE - BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA - 512024

Prévia do material em texto

(34) 99983-9647 
 (34) 99983-9647 
PODEMOS TE AJUDAR, CHAMA NO NÚMERO ACIMA!!
				....
ATIVIDADE 01 - SAÚDE - BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA - 51/2024
Biossegurança é definida como o conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a saúde de homem, animais, meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Para responder a esta atividade, é necessário que você acesse o artigo "Condições de Trabalho e Biossegurança dos Profissionais de Saúde e Trabalhadores Invisíveis da Saúde no Contexto da COVID-19 no Brasil", da autora Maria Helena Machado e colaboradores, publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva, volume 28, número 10, páginas 2809 a 2822, em 2023, e disponível no link: https://www.scielo.br/j/csc/a/7GYcHBQ3mHLbKFY89VQsrHG/?format=pdf&lang=pt.
O artigo indicado apresenta dados sobre as condições de trabalho e biossegurança na vigência da pandemia por COVID-19. Essa pandemia constitui-se como uma ameaça sistêmica à vida humana sem precedentes e sem fronteiras.  Na atualidade, vivenciamos a realidade pós-COVID, mas ainda enfrentamos a COVID longa e o temor do surgimento de novos micro-organismos, exigindo a observação de todas as medidas de biossegurança recomendadas.
Baseados nos conteúdos referidos no artigo, responda as questões:
QUESTÃO 1: Na página 2813 do artigo, os autores alertam que a biossegurança foi colocada em risco diante da indisponibilidade de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) durante a pandemia. Considerando a necessidade de observância dos protocolos de biossegurança por todos os profissionais de saúde, DESCREVA os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), identificando suas respectivas finalidades de uso.
QUESTÃO 2: No artigo, os autores ressaltam os riscos a que os profissionais ficaram expostos durante a pandemia. DEFINA os tipos de riscos que devem ser lembrados na observação das medidas de biossegurança.
image1.png
image2.jpeg
image3.png

Continue navegando