Buscar

atividade85900

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 
Atividade 1 – Referente às aulas 1, 2, 3 e 4
Disciplina: Epidemiologia e Vigilância Sanitária
Profª. Ana Paula Pinto Triches
Aluna: Daiana Tamara de Souza
AULA 1: Epidemiologia
1- A epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, nesta senda, segundo a Associação Internacional de Epidemiologia (IEA) quais são seus principais objetivos? 
· Descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde das populações humanas;
· Proporcionar dados para o planejamento, execução e das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças;
· Identificar fatores etiológicos na gênese das enfermidades.
2- A epidemiologia congrega métodos e técnicas de estatística, ciências biológicas e ciências sociais. Sua área de atuação é bastante ampla, então em quais linhas de estudo está compreendida a epidemiologia?
A epidemiologia constitui uma ciência básica da saúde coletiva voltada para a compreensão do processo saúde-doença no âmbito de populações que tem por objetivo o estudo desse mesmo processo, mas em termos individuais.
3- Segundo a Organização Mundial da Saúde, qual é o conceito de Saúde Ambiental?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Também se refere à teoria e prática de valorar, corrigir, controlar e evitar aqueles fatores do meio ambiente que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras (FUNASA, 2020).
AULA 2: Métodos Epidemiológicos
4- A metodologia epidemiológica é compreendida pela identificação e a interpretação dos padrões de ocorrência de eventos danosos à saúde levando em consideração o questionamento do problema. Os métodos epidemiológicos nos trarão a base para:
Os métodos epidemiológicos nos trarão a base para aplicação de questionários e formulário para obtermos respostas sobre o objeto de estudo-problema, bem como ferramentas para tratamento e leitura dos dados extraídos.
5- O método descritivo define os casos que podem ser causados pelo agente ambiental, com objetivo de diferenciar os casos epidêmicos de ocorrência habitual na população e os de ocorrência excessiva na população estudada. Quais são os elementos essenciais ao método descritivo?
Estes elementos são: pessoa, lugar e tempo e agente (epidemiologia ambiental).
6- Os indicadores de saúde são ferramentas utilizadas para agrupar em alguns números uma série de dados com o objetivo de facilitar a interpretação do cenário que se apresenta. Qual a função da taxa de mortalidade?
Sua função é estimar a saúde de uma população através dos dados de morte.
AULA 3: Meio Ambiente e Toxicologia
7- O processo de industrialização e a necessidade de descoberta de novos produtos ocasionou um desordenamento na utilização dos recursos naturais que podem comprometer a saúde humana e do meio ambiente. Neste contexto, o que a fundamentação científica da epidemiologia e toxicologia estabelece?
A fundamentação científica da epidemiologia e toxicologia estabelece que a utilização desordenada dos recursos naturais pode gerar impactos negativos na saúde humana e no meio ambiente. A epidemiologia estuda a relação entre a exposição a agentes químicos e a ocorrência de doenças, enquanto a toxicologia avalia os efeitos desses agentes no organismo. Dessa forma, é importante que haja um controle rigoroso na utilização dos recursos naturais, a fim de minimizar os riscos à saúde e ao meio ambiente.
8- A Toxicologia considera os aspectos de saúde pública envolvidos na contaminação das águas, solo, ar, alimentos e outras diversas partes do ambiente. Dentro da epidemiologia ambiental que é a função da toxicologia?
Na epidemiologia ambiental a toxicologia tem como função verificar como se dissipam e se comportam as principais substâncias tóxicas, seus efeitos aos sistemas do corpo humano, as maneiras como são incorporadas, absorvidas, metabolizadas, armazenadas e excluídas dos organismos.
9- Considerando o princípio da epidemiologia ambiental, qual a função e a finalidade do monitoramento do meio ambiente?
Com a finalidade de avaliar a possibilidade de exposição dos organismos vivos às substâncias tóxicas, o monitoramento do meio ambiente tem a função de determinar as concentrações dessas substâncias nos diferentes compartimentos do ar, da água e do solo. Fundamental para determinar a relevância da dose recebida e para identificar a situação de risco é o conhecimento da concentração da substância tóxica no ambiente monitorado.
O monitoramento do meio ambiental estima a intensidade da exposição, não completamente fundamentado nas ações necessárias para se evitar o risco decorrente da exposição. Incontáveis são as variáveis capazes de interferir na associação direta entre a exposição e seus efeitos nocivos. A intensidade e a duração da exposição aos poluentes do ar, da água e do solo poderão se apresentar de maneiras variadas entre os indivíduos expostos, desta maneira, variações decorrentes da rotina de trabalho, dos hábitos domésticos e alimentares e do ambiente como um todo.
AULA 4: Desenvolvimento de Estudos Epidemiológicos para Vigilância Ambiental
10- O estudo epidemiológico é uma ferramenta, qual é o seu propósito fundamental?
O propósito fundamental dos estudos epidemiológicos é a evidência da relação de causa e efeito entre a exposição a algum fator ambiental com o aparecimento de um determinado efeito, positivo ou negativo, na saúde do grupo em estudo. Os principais tipos de estudos epidemiológicos são: seccional ou transversal; coorte; coorte histórica e caso-controle e experimental.
11- Os estudos epidemiológicos se iniciam com a descrição e definição das possibilidades que serão analisadas e serão o objeto do estudo. Para compormos um estudo, baseado nos protocolos científicos quais devem ser os critérios de causalidade?
a) temporalidade: a causa antecede o efeito; 
b) plausibilidade: associação entre outros mecanismos de estudo; 
c) consistência: existem resultados semelhantes em outros estudos? 
d) força: qual o risco relativo entre causa e efeito? 
e) relação dose-resposta: alterações na disposição do estudo causarão alterações no efeito? 
f) reversibilidade: sem exposição o risco de adoecer é reduzido ou eliminado? 
g) desenho do estudo: foi o mais apropriado?
12- O estudo epidemiológico dará evidências da relação entre os efeitos causados à saúde e às condições de multicausalidade. Portanto, quais os principais tipos de estudos epidemiológicos?
Os principais tipos de estudos epidemiológicos são: seccional ou transversal; coorte; coorte histórica e caso-controle e experimental.
image1.png

Continue navegando