Buscar

aps direito empresarial aplicado

Prévia do material em texto

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Ana Luiza Soares de Souza
RA:1710253
Aps Direito Das Empresas Aplicado
Resenha do livro “Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática”
São Paulo
2023
Resumo do capítulo 2:
Há um relativismo de pensamentos e entendimentos que dificultam a implantação da responsabilidade social empresarial. Mas Carroll, encontra algumas resoluções. Seu artigo publicado em 1979 é muito utilizado como modelo de gestão. Sua definição consiste na responsabilidade social das empresas que compreendem as expectativas econômicas, legais, éticas e discricionárias/filantrópicas.
Responsabilidade econômica: lucro da empresa, já que ela é a unidade econômica básica da sociedade, e tem a responsabilidade de produzir bens e serviços da sociedade e torná-los lucro.
Responsabilidade legal, quando a sociedade aprova o sistema econômico, ela permite que empresas assumam seu papel produtivo como parte da efetivação de um contrato social, impondo regras básicas. Refere-se à expectativa de atuar conforme a lei.
Responsabilidade ética que se refere à obrigação de fazer o que é certo e justo, evitando ou minimizando causar danos as pessoas.
Responsabilidade filantrópica, retribuição à sociedade pelo que a empresa recebeu por conta dela. Em outras palavras, as empresas atuem como bons cidadãos, promovendo o bem-estar humano.
Após críticas de alguns autores, Carroll diz que há uma hierarquia quando se tratada de responsabilidade em uma pirâmide, mas considera que não há hierarquia já que todas devem ser igualmente respeitadas, devem ser dignas tal como fala o caput do artigo 170, CF.
O novo modelo utilizado, os três domínios da responsabilidade social empresarial, que são: 
1. Domínio econômico: atividade voltada à produção de impactos econômicos positivos, diretos e indiretos
2. Legal: respostas dadas pela empresa com relação as normas e aos princípios legais, podendo ser:
Conformidade legal- associados ao artigo 170, parágrafo único, CF.
· passiva ou acidental: a empresa faz o que quer e atende a lei de maneira acidental. Está fora do campo legal 
· Restrita: a empresa deve fazer coisas em função de lei, já que de outro modo não faria
· Oportunista: a empresa opera em lugares com restrições ruins.
· a empresa tira vantagem da lei para exercer algumas atividades
3. Ético: as ações são julgadas ou decididas pelas suas consequências. Uma ação é considerada consequencialista se promove o bem social ou se o seu propósito é produzir a maior quantidade de benefícios líquidos, ou o menor custo líquido, comparativamente às outras alternativas. O terceiro padrão ético geral é o deontológico, que envolve as noções de obrigação e dever como motivadores das ações
A superposição ideal é aquela composta pelos três campos da responsabilidade social estão em equilíbrio. Econômico/ legal/ético.
A Triple Bottom Line (TBL), ou tripé da sustentabilidade, objetiva organizar e articular as atividades da empresa para que ela obtenha resultados líquidos positivos em termos econômicos, sociais e ambientais
Ela parte do princípio de que a busca por resultados satisfatórios não deve acontecer de forma isolada, mas visa também o desenvolvimento sustentável a longo prazo
Uma dessas variações é o modelo dos 3Ps, de profit, people e Planet (lucro, pessoas e planeta), que representam as três dimensões da 
sustentabilidade: econômica, social e ambiental, respectivamente. A responsabilidade social, se apoia no desempenho dessas três dimensões é a viga que suporta a sustentabilidade empresarial.
Os pilares do tripé da sustentabilidade triple bottom line 3 ps, envolve: 
Social (People) – associada com o artigo 170, inciso VIII, CF
· Ética
· Salários justos
· Cumprimento de acordos trabalhistas
· Clima organizacional bom
· Impacto no entorno
· Contribuição com a comunidade
Ambiental (Planet) – associada com o artigo 170, inciso VI, CF
· Impacto no meio ambiente
· Redução de desperdícios
· Separação e descarte correto de resíduos
· Consumo de água e energia reduzido
· Foco em energias renováveis
· Pegada de carbono
Financeiro (Profit) – associada com o caput do artigo 170, incisos I e VIII, CF
· Respeito ao fluxo de caixa
· Cuidado com endividamento
· Saúde financeira
· Boa lucratividade
· Pagamento de fornecedores no prazo
O modelo dos três resultados líquidos tem relação com a aplicação geral usado para empresas, entidades públicas, cooperativas e outras organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. 
Artigo utilizado: 
Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existências dignas, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
I - Soberania nacional;
II - Propriedade privada;
III - Função social da propriedade;
IV - Livre concorrência;
V - Defesa do consumidor;
VI - Defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)
VII - redução das desigualdades regionais e sociais;
VIII - busca do pleno emprego;
IX - Tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 6, de 1995)
Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei. (Vide Lei nº 13.874, de 2019)
Resenha crítica:
O estado não age com eficiência no que se diz respeito ao interesse coletivo, tendo em vista que o mesmo é constituído meramente por egoístas, fazendo com que uma pequena parcela do que produzem para si mesmos fossem voltados a sociedade como um todo.
As empresas, devem adotar um sistema mais sustentável, para que os consumidores também adotem, pois estes saberão do comprometimento da empresa com meios de produção relacionados com recursos naturais e manutenção do meio ambiente as gerações futuras.
Portanto, todos os princípios citados nos incisos do art. 170 devem ser respeitados, de modo que a ordem econômica assegure a existência digna a todos, baseada no devido valor que deve ser dado ao trabalho humano e à livre iniciativa.
Devera sempre haver um equilíbrio sobre todas os campos da responsabilidade social, já que se um sobressair ao outro, haverá hierarquia, não concedendo tais direitos a sociedade 
image1.jpg

Continue navegando