Buscar

Extensão Rural e Direitos Fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXTENSÃO RURAL PROMOVENDO DIREITOS INDISPENSÁVEIS
Weslley Grassi Honorato
36015918
Medicina Veterinária
A Extensão Rural desempenha um papel crucial na promoção dos direitos fundamentais, especialmente em áreas rurais onde o acesso a recursos e informações é limitado. Vários artigos acadêmicos destacam a importância dessa prática como um veículo para capacitar comunidades rurais e garantir o exercício de seus direitos fundamentais.
Quando se trata de acesse a informação e educação a Extensão Rural é um meio eficaz para fornecer tais conhecimentos técnicos aos agricultores, capacitando-os para melhorar suas práticas agrícolas e sua qualidade de vida, porém, nem sempre foi assim.
Nos anos 1980 no Brasil, essa motivação, que justificava as ações dos extensionistas, passou a receber muitas críticas; a maior delas: o outro (aquele afetado pelo trabalho dos extensionistas) não era envolvido como sujeito dos processos de mudança. Esferas decisórias do Estado, grandes empresas e instituições internacionais de pesquisa operavam num contexto sistêmico, no qual os extensionistas eram vistos apenas como engrenagens do processo difusionista (Lelis et al, 2012, p. 69).
Conforme os avanços ocorridos no mundo, a Extensão Rural se torno uma profissão extremamente necessária, pois é através dela que os agricultores são capacitados a participar ativamente na tomada de decisões que afetam suas vidas e meios de subsistência.
Observamos que, na última década, assistiu-se a uma mudança sem precedentes no modo de compreender a ATER no Brasil. Passouse de uma concepção centrada na transferência de tecnologia para outra que incorpora ações voltadas à organização dos agricultores, a gestão de processos participativos, o apoio à comercialização e a articulação interinstitucional desde uma perspectiva territorial, todo no contexto de uma forte preocupação ambiental e da focalização na agricultura familiar (Landini, 2015, P. 372).
Programas de extensão bem planejados e executados contribuem para a redução da pobreza, melhoria da saúde e educação, e fortalecimento da economia local.
REFERENCIAS
LANDINI, Fernando Pablo. Problemas enfrentados por extensionistas rurais brasileiros e sua relação com suas concepções de extensão rural. Ciência Rural, v. 45, p. 371-377, 2014.
LELIS, Davi Augusto Santana de; COELHO, France Maria Gontijo; DIAS, Marcelo Miná. A necessidade das intervenções: Extensão Rural como serviço ou como direito?. Interações (Campo Grande), v. 13, p. 69-80, 2012.

Continue navegando