Buscar

Norte-Lite_20d65f00a7e94e899a84319593951142

Prévia do material em texto

BANDEIRAS DOS ESTADOS DA REGIÃO NORTE
ACRE
AMAPÁ
AMAZONAS
PARÁ
RONDÔNIA
RORAIMA
TOCANTINS
REGIÃO 
NORTE
1
ARARA - VERMELHA
ARIRANHA
BOTO-COR-DE-ROSA
ONÇA - PINTADA
HARPIA
SUCURI
1
2
4
3
5
6
ANIMAIS
2
A harpia, ou gavião-real, gavião-de-penacho, uiruuetê, uiraçu, uraçu, uiracuir, uiraquer, cutucurim e uiraçu-verdadeiro, é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e peso de até 12 quilos
É o maior golfinho de água doce, e um dos cetáceos com dimorfismo sexual mais evidente, com os machos medindo e pesando 16% e 55% mais do que as fêmeas. Os adultos apresentam uma coloração rosada, mais proeminente nos machos. Como outros odontocetos, possui um órgão chamado melão utilizado para ecolocalização. A nadadeira dorsal é pequena, mas é muito larga e as suas nadadeiras peitorais são grandes.
A onça-pintada ou jaguar, também conhecida como onça-preta, é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos felídeos encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.
A Arara-Vermelha ou Arara Vermelha-Grande é uma ave psitaciforme, nativa das florestas do Panamá, Brasil, Paraguai e Argentina. A sua alimentação é baseada em sementes, frutas e coquinhos.
A ariranha, também conhecida como onça-d'água, lontra-gigante e lobo-do-rio, é um mamífero mustelídeo, característico do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas, na América do Sul. É o membro mais antigo dos mustelídeos, um grupo de predadores de sucesso global, alcançando até 1,7 metros.
A sucuri-verde divide com a píton-reticulada (Python reticulatus), o título de maior serpente do mundo, alcançando 6 metros ou mais de comprimento, muito embora seus indivíduos adultos, em média, alcancem em torno de 3 ou 4 metros. Uma sucuri pode viver com tranquilidade por até 30 anos. As fêmeas são maiores que os machos, atingindo a maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. Há muitas narrativas sobre ataques destas serpentes a seres humanos; no entanto, na sua maioria, os casos são fictícios, principalmente no que diz respeito ao tamanho real do animal. Por ter tamanho acentuado, a sucuri ou anaconda tem vértebras.
3
CICLO DA BORRACHA
PROJETOS GOVERNAMENTAIS
CICLO DA BORRACHA
DROGAS DO SERTÃO
 PROJETOS 
GOVERNAMENTAIS
4
EXTRATIVISMO VEGETAL
EXTRATIVISMO ANIMAL
EXTRATIVISMO MINERAL
AGROPECUÁRIA
ECONOMIA
5
COLE AQUI
 O segundo maior rio do mundo!
O Rio Amazonas é o segundo rio mais comprido do planeta, perdendo apenas para o Rio Nilo. Sua extensão tem quase a mesma distância do que a distância entre o centro do Brasil e o centro do México! Existem pesquisadores que contestam a informação, reclassificando a nascente do Amazonas, o que faria com que ele seja maior até mesmo do que o Nilo.
 A cobra gigante!
A Sucuri, também conhecida como Anaconda, é uma das moradoras da Floresta Amazônica. Ela é considerada a maior cobra do mundo na relação peso X comprimento,  podendo chegar a 9 metros de comprimento e pesar até 135 quilos!
COLE AQUI
COLE AQUI
 
 Povos da Amazônia
De acordo com o Censo 2010 do IBGE, vivem na Amazônia cerca de 306 mil indígenas, sendo que a maioria vive na zona rural. Algumas tribos são:
– Guarani
– Xerente
– Amawáka
_ Ianomami 
Considerado uma das maiores festas regionais do país, o Festival de Parintins não acontece durante o carnaval, mas pode ser comparada às grandes manifestações carnavalescas que acontecem pelo Brasil, por sua importância e grandiosidade. Presente no calendário oficial de eventos de ou Parintins desde 1965, o evento se repete todo mês de junho. O nome do festival é originário do lugar onde ela acontece, a Ilha de Parintins, a 420 quilômetros de Manaus.
Durante o festival é representada uma rivalidade quase centenária entre dois grupos que encenavam nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi nordestino. Os bois encenam a lenda de Catirina, uma roceira que teve o desejo de comer língua de boi durante a gravidez. Para satisfazer o desejo dela, Negro Francisco, marido de Catirina, mata o boi favorito de seu patrão. Por causa disso, ele foi ameaçado de morte. Um pajé ajuda Francisco e ressuscita o boi.
FESTIVAL DE PARINTINS
CAPRICHOSO
GARANTIDO
COLE AQUI
CURIOSIDADES
COLE AQUI
6
 
 PATO NO TUCUPI
Esse prato é um clássico do estado do Pará, tendo como base um líquido originado da raiz da mandioca que, após ser cozido e fermentado por cerca de 3 dias, se torna o tucupi. O outro ingrediente chave é o pato, assado e destrinchado para, posteriormente, ser fervido junto ao tucupi. Para quem é do sul e sudeste, o sabor com certeza será exótico!
Popularmente chamada de “feijoada paraense”, essa invenção tem raízes indígenas e leva em sua composição as folhas da mandioca brava (cozida por cerca de 3 dias), carne de porco e de boi. Os acompanhamentos mais comuns são arroz, pimenta e farinha de mandioca.
Com uma mistura de itens intensos, como: tapioca, camarão, pimenta, jambu – erva amazônica que pode adormecer um pouco a boca – e tucupi, essa comida é uma espécie de sopa que pode ser encontrada em estados como: Pará, Amapá e Roraima.
TACACÁ
PIRARUCU DE CASACA
O protagonista dessa receita é o Pirarucu, um dos maiores peixes de água doce, que tem uma carne suculenta e é super prática de comer pelo fato de não possuir espinha. O prato é apreciado em camadas: peixe, farofa de mandioca, banana da terra frita e refogado de vegetais. Huuum… Que delícia!
COLE AQUI
COLE AQUI
COLE AQUI
COLE AQUI
MANIÇOBA
Curte um prato agridoce? Essa receita com certeza irá agradar! Em baixo, as bananas fritas em manteiga, por cima o queijo do norte praticamente integralmente derretido regado a muito açúcar e canela. Parece receita que só avó sabe fazer, não é?
COLE AQUI
CARTOLA
7
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.jpeg
image10.png
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.jpeg
image14.jpeg
image15.jpeg
image16.png
image17.png
image18.jpeg
image19.jpeg
image20.png
image21.png
image22.png
image23.png
image24.png
image25.png
image26.png
image27.png
image28.png
image29.png
image30.png
image31.png
image32.png
image33.png
image34.jpeg
image35.png
image44.jpeg
image36.jpeg
image37.jpeg
image38.jpeg
image39.jpeg
image40.jpeg
image41.jpeg
image42.jpeg
image43.jpeg
image45.jpeg
image46.jpeg
image47.jpeg
image48.jpeg
image49.jpeg
image50.png

Continue navegando