Buscar

RESUMO AVES

Prévia do material em texto

Resumo da introdução 
A atividade de criar ovelhas está em expansão global e no Brasil, com um aumento anual de 1,5%. Mesmo tendo o 18º maior rebanho do mundo, o Brasil ainda precisa importar carne de cordeiro para suprir o mercado interno.
O cordeiro possui alto teor de proteínas e valor de mercado acima da carne de vaca. Além disso, as ovelhas fornecem pele, lã e leite de qualidade para a produção de queijos premium, o que torna a criação lucrativa.
Entretanto, é urgente a atualização da cadeia de produção no Brasil, especialmente em sistemas extensivos. A ausência de tecnologia, o acompanhamento nutricional deficiente e a criação extensiva levam a uma produtividade baixa.
Para melhorar a produtividade na criação de ovelhas, é essencial direcionar recursos para a reprodução dos animais. O foco é atingir índices elevados de fertilidade e prolificidade, buscando um intervalo adequado de 8 meses entre os partos e o nascimento de 3 cordeiros a cada 2 anos.
Os carneiros são animais com padrão de reprodução poliéstrico estacional de dias curtos, isto é, apresentam melhor desempenho reprodutivo durante o outono e inverno em regiões com clima frio. Na região Centro-Oeste do Brasil, a falta de chuva restringe a reprodução, demandando a utilização de suplementação alimentar.
Para reduzir os impactos da variação sazonal, é possível empregar técnicas de estimulação e coordenação de cios, tais como:
 Esponjas intravaginais contendo hormônio progesterona.
Implantes intrauterinos de progesterona (PIUP)
Procedimento de implantação de melatonina
Coerência com prostaglandinas
A disseminação dessas práticas, aliada ao uso de suplementos alimentares e boas práticas de manejo, pode alavancar o setor de ovinocultura do país, tornando-o mais rentável e competitivo.
Resumo do desenvolvimento e conclusão:
Estudo da Fisiologia da Reprodução. 
 O período de atividade reprodutiva das ovelhas geralmente varia de 14 a 19 dias e é composto por duas etapas distintas: folicular e luteal.
O crescimento dos folículos é impactado por substâncias hormonais como FSH, LH, estradiol e progesterona.
A liberação do óvulo acontece depois do aumento máximo do hormônio luteinizante.
O corpo amarelo (CL) surge depois da liberação do óvulo e produz progesterona.
A regressão do corpo lúteo acontece nos dias 14 a 17 do ciclo estral, caso a ovelha não esteja prenha.
Ciclo Reprodutivo Anual
Os ovinos são animais que se reproduzem em ciclos poliéstricos durante os dias mais curtos do ano, ou seja, têm maior atividade reprodutiva no outono e inverno.
O ciclo diurno (tempo de exposição à luz) tem impacto na fertilidade por meio da produção de melatonina.
No Sul do planeta, as mudanças de estação são menos evidentes e podem ser mais afetadas pela alimentação.
Durante os períodos de escassez de chuvas, a falta de nutrientes pode impactar o crescimento dos folículos e a liberação dos óvulos.
Técnicas de Estimulação e Coordenação de Fases de Reprodução
 Sistema de Iluminação:
Prolonga o período de iluminação solar para 16 horas.
Estimula a regularidade durante a fase de anestro.
Deve começar no outono.
Impacto Masculino:
Separa os indivíduos do sexo masculino das fêmeas por um período de 3 a 4 semanas.
Apresenta os machos para estimular o ciclo reprodutivo.
Mais produtivo durante o período anterior à estação de reprodução.
Alimentação Complementar:
Oferece alimentação rica em nutrientes.
Melhora a frequência de liberação dos óvulos e a viabilidade dos embriões.
Deve ser feita antes e durante o período de reprodução.
Procedimentos Hormonais:
Empregam progestágenos, prostaglandina e/ou gonadotrofina.
Coordenam o cio em um intervalo de 24 a 72 horas.
Possibilitam a gestão reprodutiva planejada.
Conclusão 
É importante considerar vários aspectos, como raça, estação do ano, estado físico das ovelhas e intenção do criador, ao decidir sobre o método de indução ou sincronização do estro.
Fontes de informação:
Barbosa, R. T., e colaboradores. "Impacto da melatonina na função reprodutiva de ovelhas da raça Suffolk durante distintas épocas do ano." Periódico Brasileiro de Zootecnia 39.10 (2010): 2190-2196.
Baruselli, Paulo S., et al. "Estudo sobre a sincronização do cio em ovelhas." Publicação Brasileira de Zootecnia 33.spe (2004): 137-151.
Costa, R. G., et al. "Eficiência reprodutiva de ovelhas da raça Santa Inês em variados modelos de manejo." Publicação Brasileira de Zootecnia 40.5 (2011): 1022-1028.
Em um estudo realizado por Dias e colaboradores, foi investigado o impacto da adição de grãos de sorgo e diferentes quantidades de proteína bruta na alimentação de ovelhas da raça Suffolk durante o período de reprodução. Os resultados da pesquisa foram publicados na Revista Brasileira de Zootecnia, volume 33, número 5, no ano de 2004, abordando os efeitos desses fatores na produtividade e saúde dos animais.
Eloy, L. F., et al. "Eficiência reprodutiva e produtiva de ovelhas Santa Inês em distintos métodos de manejo." Publicação Brasileira de Zootecnia 36.6 (2007): 1315-1322.
Fonseca, J. F. "Ciclo reprodutivo dos ovinos." Artigo da Revista de Zootecnia Brasileira 34.supl. (2005): 152-165.
Junior, G. A. C., et al. "Estudo sobre a produção de leite por ovelhas em distintos métodos de manejo." Publicação Nacional de Zootecnia 39.1 (2010): 142-149.
Pinheiro, M. A. G., e colaboradores. "Estudo da correlação do ciclo de reprodução e estímulo para liberação de óvulos em ovelhas da raça Corriedale utilizando distintos procedimentos de prostaglandina F2α." Publicado na Revista Brasileira de Zootecnia, volume 38, número 10, ano 2009, páginas 2054-2060.
Pires, M. V., e colaboradores. "Impacto da aplicação de PRID intravaginal na sincronização do cio e reprodução de ovelhas Santa Inês." Publicação Brasileira de Zootecnia 35.6 (2006): 1270-1275.
Silva, A. C. G., e colaboradores. "Impacto da época de acasalamento no rendimento reprodutivo de ovelhas da raça Santa Inês." Publicado na Revista Brasileira de Zootecnia em 2011, volume 40, número 2, páginas 331-337.

Continue navegando