Buscar

Saúde Mental

Prévia do material em texto

SAÚDE MENTAL
Nota 7
1.O conceito de saúde e de saúde mental é dinâmico e reflete o momento histórico de sua construção. Atualmente, vivemos em uma era que almeja a percepção holística e integrativa da saúde, incorporando diversas visões sobre a saúde e concretizado no conceito de saúde proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a informação, marque a alternativa INCORRETA:
· Uma delas seria de que o conceito é idealizado e utópico, já que o completo bem-estar físico, mental e social é inatingível a qualquer ser humano. Ninguém pode ser considerado saudável se o conceito de saúde for interpretado de forma concreta e literal.
· Alternativamente, pode-se interpretar que cada indivíduo está em um processo de saúde/doença contínuo e estável. Outra crítica se refere à possibilidade de o conceito fomentar um Estado excessivamente paternalista e intervencionista, podendo assumir posturas flexíveis, justificadas pela busca do completo bem-estar social.
· O transtorno de personalidade dependente, por exemplo, é caracterizado por uma tomada de decisão diária extremamente difícil, desacordo com outras pessoas, tomada de iniciativa e se considerar uma pessoa autônoma e independente.
· Devemos tomar o cuidado de não posicionar a compreensão biológica da saúde como modelo correto ou absoluto. Essa visão trouxe inquestionáveis avanços a todas as áreas da medicina.
2. Vários hábitos de vida e traços de personalidade estão relacionados à menor incidência e prevalência de doenças mentais. Pessoas com maior espiritualidade e envolvimento religioso têm menor propensão ao desenvolvimento de transtornos mentais e autorrelato de maiores níveis de felicidade.   Julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.
() Diversos estudos correlacionam a prática de atividades físicas com maior saúde mental, melhora de sintomas depressivos e melhora de sintomas ansiosos.
() A separação dos processos psíquicos normais dos patológicos não pode prescindir dos modelos humanísticos para a completa apreensão dos fenômenos mentais.
() Diferentemente do que ocorre em outras áreas da saúde, não existe várias teorias ou um único agente etiológico que explique o fenômeno dos transtornos mentais.
() Conhecendo os múltiplos conceitos de saúde mental, normalidade e psicopatologia, fica claro que não é possível realizar um conceito definitivo de saúde mental. Qualquer modelo de doença mental será, inevitavelmente, limitado e incompleto.
A sequência CORRETA é:
· V, V, V, V
· F, V, V, F
· V, V, F, V
· F, F, V, F
3. O indivíduo é visto como uma “existência singular”, que é essencialmente histórico e humano, apenas habitando o corpo biológico. O adoecimento se dá como uma forma trágica de ser no mundo, uma existência dolorosa para si e para os outros.:
· Psicopatologia descritiva;
· Psicopatologia dinâmica.
· Psicopatologia Biológica.
· Psicopatologia existencial.
4. Este modelo é antagônico à psicopatologia categorial, argumentando ser mais próximo da realidade, pois o conjunto de queixas apresentadas pelos indivíduos dificilmente se enquadram exclusivamente em uma categoria. Cria-se então o “espectro bipolar”, “espectro da esquizofrenia”, etc:
· Psicopatologia dimensional.
· Psicopatologia sociocultural.
· Psicopatologia categorial.
· Psicopatologia psicanalítica.
5. A __________ como um dos maiores problemas de saúde pública. Situações geradoras de __________que podem afetar um objeto, e muitas vezes membros de sua família, fazem parte da realidade cotidiana, como situações de violência entre indivíduos, incluindo maus-tratos e___________, além de outras situações presentes em toda a sociedade, onde podemos nos referir tanto a desastres quanto a desastres naturais, como situações de agressão, estupro ou acidente de carro grave.
A sequência CORRETA é:
· violência – estressores – negligências infantis.
· predisposição– estressores– violência verbal.
· violência- problemas– violência verbal.
· predisposição–problemas – negligências infantis.
6. Apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmar que não existe uma definição específica, ou oficial, para a saúde mental, tem-se o uso dessa expressão para a descrição de níveis de qualidade de vida cognitiva e emocional, acrescida pelas capacidades funcionais de se relacionar com o mundo e a sociedade. Podemos concluir que a afirmativa é:
· VERDADEIRA
· FALSA
7. Funções mais afetadas nos transtornos psicoorgânicos, EXCETO:
· Nível de consciência
· Orientação
· Inteligência
· Corpo
8. Muitas são as classificações das alucinações. Dentre os grandes grupos, podemos destacar as seguintes. Sobre o assunto:
I – Visuais simples: também chamadas de fotopsias, em que o indivíduo enxerga cores e pontos brilhantes.;
II – Visuais simples: são aquelas que apresentam figuras de pessoas vivas ou mortas, partes do corpo, entidades como: anjos, demônios, fantasmas e santos, objetos inanimados, animais ou crianças;
III – Auditivas simples/elementares: o indivíduo ouve ruídos primários, como zumbidos, burburinhos e cliques.;
IV – “Alucinações schneiderianas: são alucinações audioverbais em que o indivíduo escuta vozes que comandam ou comentam ações, tanto corriqueiras do paciente como de ação não planejada;
A sequência CORRETA é:
· I, III
· I, III e IV
· I, II, IV
· II, III e IV
9. Pode ser definida como o conjunto integrado de traços psíquicos, ou seja, o modo como uma pessoa sente, pensa, reage, se comporta e se relaciona com outras pessoas e o meio.
· Self
· Personalidade
· Eu
· Persona
10. Uma das funções mentais é a sensopercepção. Para melhor compreendê-la, é importante a compreensão das definições de sensação e percepção.  Assinale a alternativa CORRETA:
· A sensação é considerada um fenômeno relativo, produzido por estímulos físicos, químicos ou biológicos, que produz estimulação no receptor.
· A percepção é considerada um fenômeno ativo, uma vez que o sistema nervoso geralmente constrói a percepção a partir da síntese de estímulos sensoriais, agregando fatores como experiências passadas presentes na memória do indivíduo e ao contexto em que está inserida, para dar sentido às experiências vividas.
· Quando falamos de alucinações, descrevemos um fenômeno em que ocorre a percepção distorcida ou alterada de um objeto real e presente, ou seja, quando os estímulos motores são realmente confundidos ou mal interpretados pelos indivíduos.
· As ilusões podem ser sensitivas, por exemplo, quando o indivíduo escuta seu nome ser chamado ou ouve palavras significativas para si, ou podem ser olfativas, como no caso de membros fantasmas, no qual o indivíduo que teve algum membro amputado pode ter sensações locais como coceira, dor e formigamento.

Continue navegando