Buscar

O homem como objeto do estudo da antropologia

Prévia do material em texto

1. A análise dos fenômenos sociais não nasce no século XIX. Nesse período, porém, tem início movimento para:
Reposta: A. a normatização das formas de análise dos fenômenos sociais.
2. De acordo com o ensaísta brasileiro Antônio Cândido, a sociologia como ciência teve dois períodos de aprimoramento das técnicas:
Resposta: C. o primeiro período, entre 1880 e 1930, em que a sociologia seria “praticada por intelectuais não especializados”, e o segundo período, após a década de 1940, quando a sociologia se incorpora ao Ensino Superior e passa a ser tratada como ferramenta de análise social.
3. De acordo com Herbert Spencer, as ciências não deveriam ser encaradas a partir de supostos graus de complexidade, uma vez que:
Resposta: D. todas as ciências são complexas, o que muda é o grau de estabilidade dos objetos analisados, o que determina o nível de abstração necessário para sua observação.​​​​​​​
4. Entre as ciências que deram origem à sociologia, qual importante ciência social pode ser destacada?
Resposta: A. O direito, como ciência jurídica, derivado da filosofia.
5. "Todas as culturas, de um modo ou de outro, refletem necessidades humanas comuns”, essa frase é atribuída ao antropólogo Bronislaw Malinowski. "O antropólogo é o astrônomo das ciências sociais: ele está encarregado de descobrir um sentido para as configurações muito diferentes, por sua ordem de grandeza e seu afastamento, das que estão imediatamente próximas do observador", essa assertiva, por sua vez, é de autoria do antropólogo Claude Lévi-Strauss.
Com base nessas afirmações e considerando as fontes e os métodos de pesquisa antropológicos, marque a opção correta.
Resposta: C. A etnografia e a observação participante são consideradas métodos antropológicos fundamentais e envolvem pesquisa de campo.

Continue navegando