Buscar

PIM V SÁDIA SILVA LEITE NASCIMENTO

Prévia do material em texto

2
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO SUPERIOR DE GESTÃO EM SEGURANÇA PRIVADA
SÁDIA SILVA LEITE NASCIMENTO – RA 2305723
New Life Gestão Prisional 
APARECIDA DE GOIÂNIA – GO
2024
SÁDIA SILVA LEITE NASCIMENTO – RA 2305723
New Life Gestão Prisional 
Projeto integrado Multidisciplinar IV para obtenção de conhecimentos relacionados a empresa New Life Gestão Prisional.
 Orientador: Prof. (o). Claudio Colluci
APARECIDA DE GOIÂNIA – GO
2024
SUMÁRIO
1. Introdução    ......................................................................... 04   
2. História e descrição da empresa  ......................................... 05
2.1 Como funciona a liderança na New Life Gestão Prisional ... 06
3. Gerenciamento de crises e controle de riscos......................... 07
3.1      Segurança da Equipe de Trabalho...................................... 10
4.      Matemática Financeira.......................................................... 11
4.1.    Capacitação Profissional como Ferramenta........................ 13
5. Gerenciamento de Segurança Pessoal e Executiva............ 15
6.       Discussão ............................................................................ 18
7. Conclusão ............................................................................ 19
8.       Referências .......................................................................... 20     
1. Introdução 
 O presente Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM V) tem como finalidade articular de forma prática os conhecimentos teóricos adquiridos, visando contribuir no processo de ensino-aprendizagem do discente. Nessa perspectiva, estaremos analisando a empresa New Life Gestão Prisional, visto que o Estado é responsável pela reinserção do indivíduo ao convívio social, logo, cabe a ele garantir que os agentes envoltos do sistema ajam em conformidade com determinações internacionais de tratamento dos presos. O processo de humanização da pena de privação de liberdade, oriunda do conceito de Segurança Dinâmica desconstrói a lógica da punição apenas, para uma lógica ressocializadora do indivíduo ao meio social.
2. História e descrição da empresa       
 A New Life Gestão Prisional é uma empresa que atua no mercado brasileiro de prestação de serviços especializados há 25 anos. Nossas metodologias operacionais têm foco na recuperação, ressocialização e protagonismo dos reeducandos, com o objetivo de formar cidadãos aptos a refazerem suas vidas com mais dignidade, confiança e autoestima.
 Usamos tecnologia de ponta para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio. Formamos e treinamos nossas equipes para assegurar o cumprimento rigoroso da Lei de Execuções Penais. Temos propósitos que nos motivam, visão que nos dá direção e valores que estão presentes em tudo o que fazemos e que nos motivam, visão que nos dá direção e valores que estão presentes em tudo o que fazemos.
· MISSÃO
 Oferecer as melhores soluções em cogestão prisional, visando a satisfação do cliente, a segurança e o bem-estar da população prisional, a ressocialização dos apenados e o crescimento sustentável da empresa.
· VISÃO
 Ser referência em ressocialização e tecnologia no sistema prisional brasileiro.
VALORES
· Cumprir com os compromissos assumidos;
· Qualidade e planejamento;
· Respeito a todos os stakeholder; 
· Desenvolvimento dos colaboradores;
· Ética;
· Atendimento e soluções personalizadas aos clientes.
2.1 Como funciona a empresa
 Atuamos em todo o território nacional. Hoje, estamos presentes em quatro Estados: Tocantins, Amazonas, Paraná e Alagoas.
 Para tanto, nosso principal diferencial é oferecer as melhores e mais modernas tecnologias aplicadas em gestão, controle e segurança prisional. Investimos permanentemente em pesquisa e no desenvolvimento de soluções atuais, práticas e eficazes, como o uso de drones com câmeras térmicas para o monitoramento de áreas externas, uso de sensores sísmicos e cabos microfônicos para identificar abalos em paredes, laje, chão e grades, biometria para identificação de colaboradores e internos, automatização de trancas e uso de barreiras virtuais para controle digital de movimentação em áreas internas.
· Monitoramento 360º, com uso de sensores de presença, sísmicos, câmeras
inteligentes e drones com câmera térmica.
· Canil tático com cães adestrados para operações especiais, contenção e
movimentação dos internos e identificação de drogas pelo faro.
· Equipe qualificada para operar com cães nos procedimentos operacionais
internos e nas rondas táticas.
· Uso de bodyscan com capacitação contínua para operação.
· Controle rigoroso na entrada de visitas e de material, por meio de raio x, detectores de celulares e revistas pessoal.
· Uso de barreiras virtuais para controle a áreas de acesso restrito, controlado por sistema integrado de câmeras.
 Para formar as equipes técnicas em cada unidade prisional onde atuamos na Cogestão Prisional, selecionamos os melhores e mais experiências profissionais de diferentes áreas, promovendo treinamentos de capacitação para a formação contínua do time. Nossas equipes são formadas por profissionais das seguintes áreas:
· Gestão;
· Psicologia;
· Assistência Social;
· Odontologia;
· Medicina;
· Enfermagem;
· Pedagogia;
· Terapia ocupacional; e
· Psiquiatria.
 Normalmente as grandes empresas buscam constantemente meios para manter sua posição e conquistar novos mercados, mediante uma concorrência agressiva e clientes cada vez mais exigentes. 
3. Gerenciamento de crises e controle de riscos
 O gerenciamento de crise é apresentado como ferramenta para a elaboração e manutenção de relacionamento com públicos de interesse em momentos de crise. É incentivado o planejamento das ações de comunicação para que as empresas consigam minimizar os problemas ou mesmo evitar as crises. Isso deve ocorrer a partir do envolvimento e treinamento dos funcionários. Demonstra-se o método PDAC como suporte para a manutenção e melhoria do planejamento de risco e observa-se a importância da avaliação de resultados, uma vez que é através da mensuração dos resultados que a empresa pode definir em quais ações investir, qual seria a melhor e aquelas que deve descartar. As empresas Acesso Comunicação Júnior e Belgo-Arcelor Juiz de Fora são utilizadas para exemplificar maneiras diferentes da utilização e implantação do gerenciamento de crises nos processos de uma organização. 
 Visto que o gerenciamento de riscos é voltado para o público interno através de uma Planilha de Riscos. Na segunda, o gerenciamento de crise é feito para melhorar a comunicação com os públicos de interesse da empresa, nos momentos de crise. O trabalho também apresenta a visão de jornalista sobre a necessidade das empresas estarem preparadas para informar a imprensa durante as crises.
 De forma geral, o gestor intui que precisa saber agir em situações inesperadas, críticas, conhecidas como situações de crise. Contudo, tal pensamento acaba se perdendo em possíveis generalizações, perdendo a condição de pensar concretamente nos problemas da organização. Apenas para exemplificar: todo gestor sabe que um mau atendimento aos clientes pode gerar uma crise de imagem para a empresa. Mas pensar nos possíveis detalhes desencadeadores de tal atendimento inadequado, elencar as possíveis motivações para o fato, tais como falta de treinamento do atendente, falta de estudo das diversas possibilidades de problemas a que o consumidor esteja sujeito (especialmente em problemas raros, que não acontecem com frequência etc.), além de outras vertentes, pode não ser uma tarefa fácil.
 Portanto, situações de crise precisam ser conduzidas com o conhecimento de preceitos administrativos e legais. Observe um ponto importante: o bem mais valorizado pela Constituição Federalde 1988 é a vida. Mesmo que a segurança patrimonial tenha a missão de defender o patrimônio da organização, nota-se que atitudes sem o devido reparo legal podem gerar consequências seríssimas. O ideal é que a prevenção seja sempre a orientação principal, para que fatos isolados não se constituam em problemas maiores. Essa questão será novamente abordada, com mais profundidade.
 Se a organização já sabe como lidar com um determinado problema, se já possui uma rotina de enfrentamento deste, se o evento se repete com frequência, não se trata exatamente de uma situação de crise. Por exemplo, se numa determinada empresa há vazamentos constantes em suas máquinas e isso é considerado rotina, não há como classificá-los de crise. Mas, se não é ocorrência frequente e se tal vazamento se instala repentinamente, capaz de atrasar a entrega de um cliente especial, por exemplo, daí sim é uma crise. Dinkin (2007, p. 49, tradução nossa) define bem esse contexto: 
“A situação de crise não deve apenas ser repentina e exigir uma resposta em tempo oportuno; ela também deve requerer estratégias que sejam diferentes dos procedimentos normais de funcionamento da instituição. A crise é um evento raro que não faz parte do negócio orientado para a missão de uma organização. Se a situação pode ser controlada pelos procedimentos e serviços normalmente prestados pela organização, não pode ser considerada crise para efeito deste estudo”.
 Sendo assim, é importante lembrar que a gestão de crises é o exercício de decisões não programadas, pois o evento crítico se instala de repente e está no conjunto de ocorrências não rotineiras. A esse respeito, Maximiano (2009, p. 108) enfatiza que “as decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver”.
 O Gerenciamento de crises é uma ferramenta dentro dessas novas atribuições da Comunicação, que chega para amparar e indicar novos caminhos no relacionamento das empresas com seus públicos e a mídia. Gerenciar crises deve ser uma estratégia de comunicação, pois “[...] todos estão mais vulneráveis aos olhos do público. Tanto no que se refere à divulgação de informações sobre determinada empresa ou produto, quanto no alcance geográfico destas informações”. (OLIVEIRA, 1999, p.3).
 Para tanto, percebe-se que a Comunicação é indispensável em todo e qualquer momento. E toda empresa está sujeita a passar por uma crise. Nesses momentos, é fundamental comunicar o erro ou saber se defender, além de informar como corrigi-lo ou, pelo menos, demonstrar aos públicos de interesse e à imprensa a disponibilidade para executar tal tarefa. 
 Assim sendo, torna-se indispensável a utilização da Comunicação nas empresas, organizações e entidades para o Gerenciamento de Crises. Cada vez mais, as empresas percebem que as crises mal administradas geram prejuízos, às vezes, irreparáveis em suas imagem e reputação, sendo importante para a sua sobrevivência que elas adotem medidas preventivas para construir e preservar esse patrimônio. O gerenciamento de crise deve ser entendido como uma ação de comunicação para prevenção, controle e acompanhamento de crises, sendo necessário o investimento em planejamento. 
 Portanto, a Comunicação Empresarial já não pode ser considerada apenas um conjunto de métodos de comunicação dirigido ao público interno e externo das empresas, 17 sendo parte fundamental do desenvolvimento e crescimento das organizações atuais. Como destaca Bueno (2003, p.8): 
‘A comunicação empresarial encerra, agora, um conjunto de novos atributos que a tipificam como insumo estratégico. Fundamentalmente, caminha para assumir, por inteiro, a perspectiva da chamada comunicação integrada, com uma articulação estreita entre os vários departamentos/áreas e profissionais que exercem atividades de comunicação nas empresas ou entidades”.
 Percebe-se então que a reputação da empresa é mensurada pela sua percepção pelo público, assim como a marca que a representa. Ambas são fundamentais para o relacionamento entre o público, a mídia, a empresa e a informação. Isso acontece porque, hoje, as pessoas podem obter informações em vários canais. A globalização e as novas tecnologias, como a Internet, fazem com que as possibilidades de informação sejam ilimitadas e extrapolem a localidade onde um fato ocorre. A postura da opinião pública na atualidade pode ser explicada da seguinte forma: 
 Os negócios hoje são realizados em uma sociedade da informação, onde as pessoas estão todas conectadas em uma gigante aldeia global, principalmente por satélites ou pela Internet [...] As organizações enfrentam hoje uma nova forma de pressão: diretamente através do usuário de computadores e indiretamente, por meio dos jornalistas que embasam suas matérias nessas novas fontes de 19 informação. (LERBINGER 1997, p.14 apud GRITZAPIS 2003, p.15).
 Além disso, os consumidores e o público em geral na New Life Gestão Prisional, estão mais conscientes de seus direitos e exigentes em relação às atitudes e processos das empresas. Todos estão mais atentos e preocupados com as questões ambientais e sociais, levando em consideração, na hora da compra e da propaganda boca a boca, o trabalho que as organizações desenvolvem nessas áreas. Isso também influencia a reputação e imagem das empresas, podendo servir de agravante ou vantagem num momento de crise. 
 Valores culturais, morais, éticos, religiosos compõem um prisma que influi decisivamente na forma como uma imagem é assimilada pelo público, principalmente durante as crises. Portanto, trabalhar o gerenciamento de crises é importante para toda e qualquer empresa. A atividade deve ser constante e evoluir junto às necessidades da organização, trabalhando sempre a ideia de que erros podem ser corrigidos, mas o melhor é que sejam evitados. E o gerenciamento de crises é uma ferramenta, se não para evitá-los, ao menos para fazer com que sejam menores, mantendo a imagem da empresa como um porto seguro para investidores, funcionários e consumidores.
3.1 Segurança para a equipe profissional
• Tolerância zero para corrupção e desvio de conduta;
• Padronização de processos;
• Qualificação e capacitação permanentes;
• Formação para práticas restaurativas;
• Equipe técnica multidisciplinar.
 Nossos agentes de ressocialização recebem capacitação e adquirem conhecimentos sobre Sistema Prisional Brasileiro, Lei de Execução Penal Aplicada, Construção da Cidadania, Primeiros Socorros, Promoção e Proteção à Saúde, além de outros temas importantes para o exercício da atividade profissional, tais como:
• Noções de Direito Administrativo e Penal;
• Estatuto do Servidor Público do Estado no qual atua;
• Drogadição e dependência química;
• Atenção em saúde mental,
• Regime disciplinar aplicado ao preso;
• Equipamentos e munições menos letais;
• Noções de prevenção, enfrentamento, gerenciamento e comportamento
em situação de crise penitenciária;
• Atividades de inteligência penitenciárias;
• Políticas de reintegração social;
• Direitos humanos e cidadania;
• Comportamento humano em instituições carcerárias, entre outros.
4. Matemática Financeira 
 A matemática financeira é o ramo da matemática aplicado aos negócios. É importante que você, aluno, conheça as expectativas da universidade e dos coordenadores pedagógicos quanto ao conteúdo que lhe deve ser proporcionado pelo professor dessa disciplina comum, ou seja, aplicada aos alunos dos cursos tecnológicos de gestão da Universidade Paulista – UNIP, ela é utilizada diariamente, por exemplo, quando vamos realizar uma compra à vista e o vendedor oferece um desconto de 5% no valor do produto, ou quando optamos em realizar a compra de um produto em parcelas e, nesse processo, uma taxa de juros é cobrada do comprador ao decorrer do tempo.
 Portanto, ao estudar os conceitos fundamentais utilizados por todos os que se deparam com problemas matemáticosrelacionados aos negócios. Estudou conceitos como: juros; capitais; fluxo de caixa; valor atual; capitalização simples e composta; juros simples e juros compostos; montante, capital; taxas proporcionais e equivalentes; desconto simples, racional ou “por dentro”. 
 Sendo assim, Um exemplo fácil de se entender a importância os conceitos da matemática financeira é o chamado limite de cheque especial. Ao abrir-se uma conta em determinado banco, é oferecido um dinheiro “extra”, para emergências, por exemplo. Entretanto, ao usar-se esse limite ou parte dele, é cobrada, além do dinheiro pego, uma taxa a ser paga posteriormente. Essa taxa é chamada de juros, e, compreendendo melhor esses conceitos, podemos traçar uma melhor estratégia de administração das finanças.
 Portanto, "A matemática financeira é uma das áreas da matemática responsável por estudar fenômenos relacionados ao mundo financeiro. Além disso, estudar seus conceitos faz-se muito importante, uma vez que, em nosso cotidiano, eles estão cada vez mais presentes, por exemplo, ao recebermos um desconto ao comprar algo à vista ou um acréscimo ao comprar algo parcelado."
 A empresa em questão New Life Gestão Prisional está apta para prestar todos os serviços necessários para o bom funcionamento de unidades prisionais em qualquer lugar do Brasil. Seus serviços são customizados de acordo com as necessidades e o perfil de cada projeto, respeitando as orientações e diretrizes das autoridades responsáveis por essas unidades e assegurando o cumprimento de toda a Lei de Execuções Penais. Mas parte de uma matemática financeira diferenciada, compondo Capacitação profissional e atividade laboral, com remição de pena e remuneração, aos reeducandos e de forma sustentável nas quais veremos nos projetos a seguir:
· Capacitação Profissional (25 cursos)
· Formação para o Trabalho (41 cursos e oficinas)
· Formação Educacional (EJA / Faculdade EAD / Instituto Mundoi Melhor)
· Alimentação completa (café, almoço, lanche, jantar, ceia)
· Atendimento odontológico
· Assistência médica
· Serviços farmacêuticos
· Serviços de hotelaria e higiene
· Limpeza
· Manutenção geral
· Monitoramento e vigilância
IMM organiza capacitação para profissionais do sistema de co-gestão prisional New Life.
 O sistema de co-gestão prisional, New Life, recebeu o módulo de práticas restaurativas em uma parceria com o Instituto Mundo Melhor. Durante as aulas, o foco foi direcionado não apenas ao contexto prisional, mas também à abordagem interdisciplinar da Justiça Restaurativa em variadas esferas sociais, pessoais e comunitárias.
 À medida que as aulas avançavam, os participantes tiveram a oportunidade de conectar suas experiências pessoais com suas atividades diárias no ambiente de trabalho, através de conceitos práticos. Essa abordagem revelou-se crucial para o fortalecimento dos laços dentro da equipe, especialmente, considerando a diversidade de unidades representadas, provenientes de distintos estados.
 Além da parceria consolidada com a New Life nas unidades penais, agora o IMM atua também como preparador da equipe, abordando a política restaurativa para formar e qualificar os profissionais para o tratamento penal. “Enxergamos com bastante entusiasmo tal iniciativa de parceria entre a empresa e o Instituto, com exponencial oportunidade de tratar as relações humanas nesses espaços com mais cuidado e solidariedade”, afirma a pedagoga do IMM, Érica Lemes.
 “Nós demos o primeiro passo em busca do conhecimento certo para um futuro diferente na política criminal penitenciária desse Brasil, aonde podemos ter a honra de executar, através da nossa empresa New Life, com um excelente parceiro, como o Instituto. Só temos a agradecer a Deus e agradecer a todos que participaram para que isso acontecesse”, ressalta Alexandre Calisdo, gestor de ressocialização e execução penal da New Life. 
 Assim, podemos concluir que a melhor opção é pegar o dinheiro com o amigo. Essa é uma simples e importante aplicação da matemática financeira, claro que existem problemas, ferramentas e conceitos mais sofisticados, mas, como tudo na vida, antes de compreender-se a parte complexa, é necessário entender-se o básico.
FÁBRICA DE TIJOLOS
 Capacitação profissional e atividade laboral, com remição de pena e remuneração, aos reeducandos que produzem blocos de cimento que são usados em melhorias prediais internas e comprados por empresas da construção civil. Esse projeto tem forte caráter ressocializador ao preparar os reeducandos para o mercado de trabalho e gerar renda para o sustento de suas famílias, durante o período de reclusão.
FERMENTO DA LIBERDADE
 Como o levedo faz crescer a massa do pão, o trabalho aumenta as chances de recuperação e ressocialização da população carcerária brasileira. O projeto “Fermento da Liberdade” tem por objetivo capacitar profissionalmente os resultados, gerar trabalho, remição de pena e renda e promover a melhoria nutricional das refeições nas unidades. Os reeducandos recebem formação básica em panificação e confeitaria, com aulas teóricas e práticas. O projeto de remição garante um dia a menos de pena para cada três dias de trabalho.
CONSTRUINDO A LIBERDADE
 O curso de formação em Construção Civil desenvolve as habilidades dos reeducandos nas áreas de elétrica (eletricista predial), alvenaria (pedreiro) e hidráulica (encanador). Além da capacitação técnica, os participantes desse projeto recebem orientações sobre empreendedorismo, para que também saibam atuar como autônomos e microempreendedores individuais quando conquistarem a liberdade. Esse projeto também oferece remição de pena aos reeducandos e toda a prática da capacitação é aplicada em melhorias na infraestrutura das unidades prisionais.
RECICLAR PARA EMPREENDER
 Bastante popular no Brasil, a sigla D.I.Y. (do inglês, “do it yourself”) é usada há anos para dar significado ao produto feito à mão, o artesanato. Quando traduzido para o português, o “faça você mesmo” já nos diz muito sobre o projeto “Reciclar para Empreender”. Além de desenvolver habilidades manuais e o censo estético, os reeducandos que participam do projeto também são estimulados a empreender e tem remição de pena.
5.3 Gerenciamento de Segurança Pessoal e Executiva 
 Considera-se segurança pessoal privada o serviço executado por empresa de segurança privada autorizada pela Polícia Federal do Brasil, a proteção da incolumidade física de pessoas por profissionais devidamente habilitados para exercer a função. A normatização é pela Lei n. 7.102, de 20 de junho de 1983, regulamentada pelo Decreto n. 89.056, de 24 de novembro de 1983 e suas portarias, como as Portarias DPF n. 3.233, de 10 de dezembro de 2012, e n. 277, de 13 de abril de 1998
 Para exercer a atividade de segurança pessoal privada (ou o Vigilante de Segurança Pessoal Privada – VSPP), o candidato deverá se apresentar a uma escola de formação de vigilante autorizada a funcionar pelo Departamento de Polícia Federal (DPF) e se matricular no Curso de Extensão em Segurança Pessoal Privada (CSPP), que dura 50 h/a (horas/aula), munido de toda documentação exigida pela lei, e concluir o aproveitamento do curso, ou seja, ser aprovado. O Vigilante de Segurança Pessoal Privada (VSPP) tem como função a proteção de pessoas, principalmente executiva ou familiar, deslocando-se junto com o seu cliente, tomando ações preventivas e defensivas a fim de garantir a sua integridade. 
 Sendo assim, os bens mais valiosos de qualquer empresa são seus colaboradores, assim a primeira ordem de todo programa de segurança é assegurar que as pessoas estejam fora de perigo. Esta não é uma proposta fácil, dada à natureza global dos negócios e às ameaças presentes no clima geopolítico do século 21, sendo um adequado programa de proteção executiva, o bom planejamento. A grande competitividade entre as empresas, independentemente de seu ramode atuação ou tamanho, além dos riscos naturais característicos ao seu negócio e, ainda, o aumento da violência, ascensão do crime organizado, descontrole social e atuação abaixo do desejável dos órgãos de segurança pública, as obriga a programarem da forma mais eficiente todas as normas de segurança. Nesse contexto, não se pode reduzir a segurança empresarial
 Portanto, sobre os principais conceitos básicos, temos: • Segurança: são todas as medidas e/ou providências adotadas que se propõem a garantir a plenitude física e moral de uma autoridade. • Proteção: medidas adotadas para garantia física e moral de uma autoridade dentro dos limites de uma área definida e executada por agentes de segurança. • Sistema de segurança: conjunto de medidas e cuidados adotados que visam estabelecer a segurança de uma autoridade em uma determinada área, compreendendo a segurança pessoal e da área.
Componentes da Segurança Pessoal
 A segurança pessoal, especialmente para executivos, é multifacetada e vai além do mero provimento de um guarda-costas.
Ela engloba:
1. Análise de Riscos
2. Treinamento
3. Proteção Física
4. Tecnologia
Análise de Riscos
 A análise de riscos, em sua essência, é um processo sistemático e detalhado para identificar potenciais ameaças e avaliar a vulnerabilidade do executivo a essas ameaças. Quando falamos em segurança pessoal, a análise de riscos torna-se crucial, pois é a fundação sobre a qual todas as outras estratégias de segurança serão construídas.
Treinamento
 O treinamento é um dos pilares fundamentais na garantia de segurança pessoal para executivos. Ocorre em múltiplos níveis, envolvendo tanto os profissionais de segurança quanto os próprios executivos. Vamos abordar o que compõe uma formação eficaz e por que ela é tão essencial.
Proteção Física
 A proteção física, no contexto da segurança pessoal para executivos, refere-se à implementação de medidas tangíveis que minimizam ameaças físicas diretas. Ela compreende desde barreiras arquitetônicas até equipamentos de defesa pessoal. A proteção física, aliada ao treinamento adequado e à inteligência de segurança, compõe um escudo robusto de defesa para os executivos.
Tecnologia
 Em um mundo em rápida evolução, onde a tecnologia molda muitos aspectos de nossas vidas diárias, ela se tornou uma ferramenta indispensável na garantia da segurança pessoal para executivos. A integração de soluções tecnológicas avançadas permite um monitoramento mais eficaz, uma resposta mais rápida às ameaças e uma abordagem mais personalizada para atender às necessidades específicas de cada indivíduo.
A Tecnologia na Segurança Pessoal
 A tecnologia tem desempenhado um papel crucial na modernização da segurança pessoal. Softwares de rastreamento em tempo real, comunicações criptografadas e sistemas de identificação biométrica são apenas algumas das ferramentas à disposição dos especialistas em segurança.
 Todas as rotas devem ser feitas para que se tenha sempre um hospital a dez minutos de distância. Pela NR 6,
“Temos que: 6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e, c) para atender a situações de emergência. [...] E.2 - Colete à prova de balas de uso permitido para vigilantes que trabalhem portando arma de fogo, para proteção do tronco contra riscos de origem mecânica (BRASIL, 2018)”.
 A biometria, em particular, tem sido revolucionária. Ao garantir acesso apenas por meio de características únicas, como impressões digitais ou reconhecimento facial, os executivos podem se sentir seguros sabendo que suas informações e espaços físicos estão protegidos contra intrusos.
6. Discussão 
 A New Life Gestão Prisional continua cultivando grande simplicidade, mesmo quando trata de temas complexos, pensando e agindo como uma empresa que busca um trabalho social e sustentável. Em baseia-se na humanização da pena de privação de liberdade, desconstruindo a lógica da punição apenas, para uma lógica ressocializadora do indivíduo ao meio social.
 O ponto mais positivo é oferecer as melhores e mais modernas tecnologias aplicadas em gestão, controle e segurança prisional e as práticas eficazes, como o uso de drones com câmeras térmicas para o monitoramento de áreas externas, uso de sensores sísmicos e cabos microfônicos para identificar abalos em paredes, laje, chão e grades, biometria para identificação de colaboradores e internos, automatização de trancas e uso de barreiras virtuais para controle digital de movimentação em áreas internas.
7. Conclusão
 O mundo corporativo, com suas complexidades e desafios, demanda uma abordagem de segurança pessoal robusta e personalizada para seus líderes.
 Garantir a segurança de um executivo não é apenas proteger um indivíduo, mas também as inúmeras pessoas e ativos ligados a ele. Sendo assim, a New Life Serviços acredita que cada ser carrega em si o dom de ser capaz e ser feliz. 
 Sabemos que não conseguimos mudar o passado, mas também sabemos que o que fazemos no presente é capaz de construir o nosso futuro.
Acreditamos que a mudança de comportamento só acontece a partir da transformação da mente e isso só é possível com educação, cultura, capacitação profissional, fé e muito trabalho realizado.
8. Referências
AVA. Livro texto unidade 1 UNIP
Autor: Prof. Fernando Gorni Neto Colaboradores: Prof. Ricardo Martins Profa. Angélica Carlini
AVA. Livro texto unidade 16 UNIP
Autor: Prof. Herbert Gonçalves Espuny Colaboradores: Prof. Ricardo Martins Profa. Angélica Carlini G
AVA. Livro texto unidade 15 UNIP
Autor: Prof. Jean Carlos Cavaleiro Colaborador: Prof. Santiago Valverd
Veja mais sobre "Matemática financeira" em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/matematica-financeira.htm
Veja mais sobre em: 
https://newlifeservicos.com.br/imm-organiza-capacitacao-para-profissionais-do-sistema-de-co-gestao-prisional-new-life/
Veja mais sobre em: 
https://newlifeservicos.com.br/onde-estamos/
Veja mais sobre em: 
https://newlifeservicos.com.br/projetos/
Veja mais sobre em: 
https://newlifeservicos.com.br/sobre-nos/
ANEXOS: 
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg

Continue navegando