Buscar

Biossegurança- EPI

Prévia do material em texto

Biossegurança:EPI´s
Professora Ms. Laianne Alencar
Legislação
NR6 Portaria SIT nº194, de 07 de dezembro de 2010
Afim de que a contenção exerça sua função dentro do laboratório é imprescindível o conhecimento acerca do manuseio dos equipamentos de proteção individual (EPI) e disponibilidade dos mesmos para a sua utilização.
Conceito
EPI: trata-se de barreiras primárias que protegem a integridade física e a saúde do profissional quanto o ambiente em que atua.
Legislação
O funcionário está sujeito a sanções trabalhistas podendo até ser demitido por justa causa
A legislação trabalhista prevê que é obrigação do trabalhador: usar e conservar os EPI’s e quem falhar nestas obrigações poderá ser responsabilizado; assim como o empregador poderá responder na área criminal ou cível, além de ser multado pelo Ministério do Trabalho.
Tipos
Protetores faciais - Oferecem uma proteção à face do trabalhador contra risco de impactos (partículas sólidas, quentes ou frias), de substâncias nocivas (poeiras, líquidos e vapores), como também das radiações (raios infravermelho e ultravioleta, etc.)
Protetores oculares - Servem para proteger os olhos contra impactos, respingos e aerossóis. É importante que sejam de qualidade comprovada, a fim de proporcionar ao usuário visão transparente, sem distorções e opacidade.
Tipos
Protetores respiratórios - São utilizados para proteger o aparelho respiratório. Existem vários tipos de respiradores, que devem ser selecionados conforme o risco inerente à atividade a ser desenvolvida. Os respiradores com filtros mecânicos, por exemplo, destinam-se à proteção contra partículas suspensas no ar, os com filtros químicos protegem contra gases e vapores orgânicos.
Protetores auditivos - Usados para prevenir a perda auditiva provocada por ruídos. Devem ser utilizados em situações em que os níveis de ruído sejam considerados prejudiciais ou nocivos em longa exposição.
Tipos
Luvas - Previnem a contaminação das mãos do trabalhador ao manipular, por exemplo, material biológico potencialmente patogênico e produtos químicos.
Jalecos - São de uso obrigatório para todos que trabalham nos ambientes laboratoriais onde ocorra a manipulação de microrganismos patogênicos, manejo de animais, lavagem de material, esterilização, manipulação de produtos químicos (devem ser impermeáveis) e de mangas compridas, cobrindo os braços, o dorso, as costas e a parte superior das pernas.
Tipos
Calçados de segurança - São destinados à proteção dos pés contra umidade, respingos, derramamentos e impactos de objetos diversos, não sendo permitido o uso de tamancos, sandálias e chinelos em laboratórios.
Luvas, calças e capotes em Câmara fria – Devem ser usados toda vez que for entrar nestes ambientes e obedecer a faixa de temperatura e o tempo de exposição.
Lavagem e conservação dos EPI´s
Lavados e guardados corretamente para garantir sua vida útil;
Separar das roupas comuns;
Lavar com sabão neutro e não deixar as vestimentas de molho;
Uso de alvejante não é recomendado  resistência
Lavagem e conservação dos EPI´s
As botas, as luvas, os óculos e a viseira devem ser enxaguados com água abundante após cada uso;
Respiradores com manutenção (com filtros especiais para reposição) devem ser descontaminados e armazenados em local limpo;
Equipamentos de proteção coletiva
EPC
Tem a função de proteger o ambiente e a saúde dos laboristas, além da integridade dos mesmos;
Exemplos: 
cabines de segurança biológicas, 
capelas de exaustão química, 
extintores de incêndio, 
chuveiro de emergência 
lava-olhos
Equipamentos de proteção coletiva
O corpo humano consiste de 70% de água, e os ácidos em geral só reagem com água, provocando assim queimaduras de até 3º Grau. Quando ocorre um acidente com ácidos, o funcionário que foi atingido irá se utilizar do chuveiro lava-olhos de emergência por 15 minutos, para que o ácido venha a reagir com a água do chuveiro ao invés de reagir com a água do corpo do funcionário acidentado. 
“15 minutos de fluxo contínuo”
Lava-olho
Chuveiro de alta vazão
Equipamentos de proteção coletiva
Extintores
Capela de exaustão para que não haja inalação ou acidentes com ácidos e outros reagentes.
HIGIENIZAÇÃO 
DAS MÃOS
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.gif
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.emf
image18.emf
image19.emf
image20.emf
image21.png

Continue navegando

Outros materiais