Buscar

3 AVA DE INV II 2022 dp

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ / CAMPUS LUIZ MENEGHEL
CURSO: Ciências Biológicas / DISCIPLINA: Invertebrados II
PROFª.: Laila Herta Mihsfeldt
NOME:.................................................................................................................................. N.º:.....................
NOME:.................................................................................................................................. N.º:.....................
NOME:.................................................................................................................................. N.º:.....................
Data: 02/09/2022 Boa Sorte!!!
3ª AVALIAÇÃO-Dependência
PARTE I (Valor: 6,0)
Coloque no espaço correspondente o valor da somatória das questões VERDADEIRAS. Se achar que todas as questões são falsas, escreva ZERO no espaço.
	I
	
	
	1
	( )
	Dendritos são fibras nervosas eferentes que chegam ao corpo celular trazendo impulsos nervosos para serem por ele decodificados, enquanto que o axônio é uma fibra aferente que sai do corpo celular e leva a resposta aos diferentes órgãos do corpo do inseto. 
	2
	( )
	A larva campodeiforme se caracteriza por apresentar 3 pares de pernas torácicas longas, ser ágil e predadora e viver sobre as folhas das plantas. É a larva t´pica da joaninha (Coeoptera, Coccinelidae). 
	4
	( )
	A pupa característica do bicho cesto, da traça-de-roupas e do bicho charuto é classificada como pupa obtecta encerrada em casulo incompleto, já que apresenta aberturas em ambas as extremidades.
	Total:
	
____________________________________
	II
	
	
	1
	( )
	As libélulas apresentam a fase jovem aquática e denominada de náiade. Os adultos são aéreos e terrestres. Elas apresentam desenvolvimento do tipo holometabólico, pois apresentam mudança no habitat apesar de não apresentarem mudanças no hábito alimentar.
	2
	( )
	Durante o desenvolvimento embrionário, a quebra do núcleo é denominada de clivagem e a migração dos núcleos filhos para a periferia do ovo forma uma camada celular contínua denominada de blastoderma.
	4
	( )
	Após a segmentação do corpo do embrião ocorre a formação dos órgãos internos. Assim, podemos dizer que o aparelho respiratório e o sistema nervoso são de origem endodérmica, enquanto o aparelho circulatório é de origem ectodérmica.
	Total:
	
____________________________________
	III
	
	
	1
	( )
	O hormônio da oclusão é um polipeptídeo com grupamentos ácidos secretado pelas células neurossecretoras, armazenado temporariamente pelos corpos cardíacos e é responsável pelo comportamento do inseto durante o processo de ecdise.
	2
	( )
	O disco germinativo equivale a linha mediana dorsal do futuro embrião e surge num dos polos do ovo, a partir da camada celular contínua formada pela migração dos núcleos filhos para a periferia do ovo. Diferencia-se desta camada por ser mais delgada e alongada.
	4
	( )
	Nervos são aglomerados de neurônios envolvidos por uma bainha conjuntiva especial, nos quais predomina a ocorrência de longos dendritos e gânglios são aglomerados de neurônios que formam centros nervosos específicos.
	Total:
	
____________________________________
	IV
	
	
	1
	( )
	O momento em que o inseto já está com o seu novo tegumento formado, porém continua encoberto pelo velho tegumento, segundo Hinton, é denominado de fase farata. 
	2
	( )
	A larva que se caracteriza por ser ápoda, branco leitosa, ter os segmentos torácicos destacados, viver em galhos caídos e podres, alimentando-se de matéria orgânica em decomposição é chamada de buprestiforme, ocorrendo em besouros da família Buprestidae.
	4
	( )
	O neurônio bipolar se caracteriza por apresentar apenas um dendrito independente do axônio. Já o multipolar se caracteriza por apresentar vários dendritos chegando ao pericarion, enquanto que no tipo unipolar dendritos e axônio chegam e sai, respectivamente, através de um ramo comum.
	Total:
	
____________________________________
	V
	
	
	1
	( )
	As aberturas do cório do ovo que permitem a entrada de oxigênio e de água são denominadas, respectivamente de aerópilas e higrópilas.
	2
	( )
	O corpo de um embrião é dividido em cabeça primária e tronco. Os segmentos mandibular, maxilar e labial fazem, inicialmente, parte do tronco e, somente após a migração destes três segmentos para se unirem à cabeça primária, o corpo do embrião apresentará heteronomia, ou seja, o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.
	4
	( )
	A cadeia nervosa ventral tem o aspecto de uma escada em função de estruturas que ligam os gânglios de segmentos adjacentes e os de um mesmo segmento. Estas estruturas recebem, respectivamente, o nome de comissuras e conectivos.
	Total:
	
____________________________________
	VI
	
	
	1
	( )
	A larva curculioniforme se caracteriza por ser recurvada, ápoda, com cabeça diferenciada e quitinizada, de coloração branco leitosa. Ela ocorre em besouros da família Curculionidae, mas pode ocorrer em outros coleópteros e representantes de outras ordens.
	2
	( )
	O tipo de pupa que se caracteriza por apresentar os apêndices intimamente aderidos ao corpo, ou seja, os apêndices são de difícil visualização, é classificada como obtecta. Quando ela tem coloração prateada ou dourada pode ser denominada de crisálida. É a pupa típica de borboletas e mariposas.
	4
	( )
	A larva que se caracteriza por ter o corpo recurvado na forma de uma letra “C”, com três longos pares de pernas torácicas, branco leitosa, com muitas dobras em seu tegumento e último segmento abdominal bastante desenvolvido e ser subterrânea é denominada de escarabeiforme.
	Total:
	
____________________________________
	VII
	
	
	1
	( )
	Uma das etapas do mecanismo de eclosão do embrião consiste no aparecimento de movimentos antiperistálticos na faringe, indicando que ele está deglutindo líquido amniótico para aumentar de volume e preencher totalmente o interior do ovo.
	2
	( )
	A larva que se caracteriza por ser ápoda, branco leitosa, ter os segmentos torácicos destacados e recobertos por escleritos rígido para se protegerem de abrasões e poderem viver dentro de galhos vivos, presos as árvores, alimentando-se no interior destes galhos é chamada de cerambiciforme, ocorrendo em besouros da família Cerambycidae. São conhecidas vulgarmente como coleobrocas.
	4
	( )
	Segundo a regra de Dyar, a cápsula cefálica de uma lagarta cresce em progressão geométrica, aumentando em espessura a cada ecdise, numa razão que é constante e que vale em média 1,4.
	Total:
	
____________________________________
	VIII
	
	
	1
	( )
	A fase jovem de um inseto hemimetabola é chamada de ninfa e tem como exemplos percevejos, gafanhotos, baratas etc
	2
	( )
	Segundo Snodgrass, ínstar é a forma assumida pelo inseto e o tempo decorrido entre duas ecdises consecutivas. A nomenclatura proposta por Snodgrass é mais prática e mais fácil de ser empregada, já que se baseia na troca de pele.
	4
	( )
	A cigarra (Ordem Hemíptera–Auchenorrhyncha; família Cicadidae) apresenta metamorfose do tipo holometabólico, já que apresenta o seguinte ciclo biológico: ovo, ninfa, pseudopupa e adulto.
	Total:
	
____________________________________
	IX
	
	
	1
	( )
	A larva euruciforme caracteriza-se por apresentar três pares de pernas torácicas e até 5 pares de pernas abdominais, situadas nos III, IV, V, VI e X urômeros, sendo que este último apresenta colchetes ou ganchos. Ocorre em lepidópteros e pode receber o nome vulgar lagarta.
	2
	( )
	O processo de digestão dos tecidos larvais é denominado de histólise e o processo de formação dos tecidos do futuro adulto a partir da lise dos tecidos larvais é denominado de histogênese. Ambos os processos ocorrem na fase larval de um inseto com hemimetabolia.
	4
	( )
	Neurônios são células nervosas especializadas nas funções decondução, suporte e coordenação de impulsos nervosos. Já as células gliais são células nervosas especializadas nas funções de sensação, proteção e nutrição dos neurônios.
	Total:
	
____________________________________
	X
	
	
	1
	( )
	Ecdisteróides são esteróis com atividade promotora da ecdise e são produzidos pelas glândulas protorácicas, que precisam primeiro ser ativadas pelo hormônio protorácico tropico para dar início a sua produção. O principal ecdisteróide é o ecdisônio, que pode ser armazenado temporariamente nos corpos cardíacos.
	2
	( )
	A larva do pernilongo é vermiforme e vive na água, enquanto o adulto é aéreo e terrestre. Se for uma fêmea ela se alimentará de sangue e se for um macho ele quase não precisará de alimento. Em função da situação descrita, podemos dizer que o tipo de metamorfose apresentado pelo pernilongo é a hemimetabolia, já que ocorre mudança de habitat e de hábito alimentar.
	4
	( )
	O momento de retração da cutícula para dar início à deposição de uma nova epiderme, segundo Hinton, é denominado de apolise.
	Total:
	
____________________________________
	XI
	
	
	1
	( )
	O controle da metamorfose e da ecdise nos insetos é de natureza hormonal, isto é, esses fenômenos são governados por hormônios exócrinos produzidos por glândulas com dutos próprios para lançarem suas secreções na hemolinfa. Como exemplo, pode-se citar o hormônio da oclusão e o bursicônio entre outros.
	2
	( )
	Segundo a regra de crescimento de Przibram, o peso do inseto dobra a cada ecdise e todas as dimensões lineares aumentam numa razão que é constante e vale em média = 1,26. Para estabelecer a regra, o autor trabalhou com apenas um gênero de louva-a-deus.
	4
	( )
	Um neurônio pode ser classificado como sensorial ou aferente quando traz informações ao sistema nervoso central e como motor ou eferente quando leva informações do sistema nervoso central aos órgãos correspondentes.
	Total:
	
____________________________________
	XII
	
	
	1
	( )
	O esboço do futuro inseto é denominado de gástrula, já que ele é formado por gastrulação, ou seja, ele é originário dos três folhetos germinativos (endoderme, mesoderme e ectoderme) que surgem a partir do esgotamento do disco germinativo.
	2
	( )
	A fase jovem de um inseto ametábola é chamada de gêade e como exemplo podemos citar as traças-de-roupas, enquanto a fase jovem de um inseto hemimetábola pode ser chamada de náiade, quando esta é aquática.
	4
	( )
	Um gânglio é constituído pela lamela neural (que é a parte a mais externa), o perinêurio que está associado com o tecido gorduroso, o córtex que é a parte central e a porção interna é a neurópila ou neurospôngio.
	Total:
	
____________________________________
	XIII
	
	
	1
	( )
	O sistema nervoso simpático caudal faz parte do sistema nervoso simpático ou visceral e é responsável pela inervação dos aparelhos reprodutores e do proctodeu.
	2
	( )
	O bursicônio é um polipeptídeo, produzido pelas células neurossecretoras e liberado por órgãos neuroemais associados a gânglios torácicos e abdominais, sendo responsável pelo escurecimento do novo tegumento após o processo de ecdise.
	4
	( )
	O crescimento do corpo do inseto é mais ou menos cíclico, alternando períodos de repouso com períodos de atividade. O desenvolvimento é contínuo e caracterizado por uma série de trocas de pele.
	Total:
	
____________________________________
	XIV
	
	
	1
	( )
	A hipermetabolia é a metamorfose completa que se caracteriza por apresentar vários tipos de pupas antes de chegar à fase de larva. Ocorre, por exemplo, nos besouros do gênero Meloi.
	2
	( )
	A abertura que permite a entrada do espermatozóide no óvulo e que degenera logo após a penetração, deixando uma cicatriz característica para cada espécie, é denominada de micrópila.
	4
	( )
	O tipo de pupa que se caracteriza por apresentar os apêndices visíveis e afastados do corpo é classificado como livre ou exagerada e ocorre, por exemplo, nas vespas, abelhas, besouros entre outros.
	Total:
	
____________________________________
	XV
	
	
	1
	( )
	As “cascas” ou exúvias das cigarras encontradas nas árvores, após estas terem chegado ao estado adulto, são formadas por uma parte do velho tegumento que é eliminada após cada uma das trocas de peles necessárias para o crescimento e metamorfose do inseto. Assim, a parte do tegumento que forma a exúvia e que é eliminada a cada ecdise é formada pela epicutícula mais a exocutícula.
	2
	( )
	A larva do bombardeiro é do tipo carabiforme, a da mosca é do tipo vermiforme, a do besouro escaravelho é do tipo escarabeiforme e a da mosca da família Syrphidae é do tipo limaciforme
	4
	( )
	O tipo de metamorfose sofrido pelas borboletas, abelhas, vespas, besouros etc. é denominado de metamorfose completa ou holometabolia.
	Total:
	
____________________________________
Parte II (valor: 4,0)
Questões discursivas: responda-as de forma completa e clara!!!!
01. Você foi convidado pela equipe do hospital “Bee Movie” para fazer uma cirurgia de alto risco em uma lagarta que queria ter os seus corpos alados retirados. O que vai acontecer com a lagarta, após a retirada destas estruturas? E se a lagarta quisesse retirar suas glândulas ou células neurossecretoras, o que iria acontecer? Explique, com detalhes, a sua resposta. (1,0)
02. É correto dizer que, se eu retirar o cérebro de um inseto, ele não poderá mais se alimentar e nem se locomover, já que o cérebro é responsável pela inervação de todos os apêndices do corpo do inseto? Explique, com detalhes, a frase baseando-se na definição do termo e nas funções descritas. (1,0)
03. É correto dizer que a transmissão elétrica de impulsos nervosos se caracteriza pela necessidade da presença de um transmissor nas terminações nervosas, enquanto a transmissão sináptica necessita do ácido gama-amino-butírico para realizar a passagem do impulso na terminação nervosa? Explique, com detalhes, a frase baseando-se na definição do termo e nas funções descritas. (1,0)
04. Na Tabela 1 estão apresentadas as dimensões de cápsula cefálica e duração do período larval de uma lagarta fictícia. Você diria que ela obedeceu a regra de Dyar? Explique, com detalhes, a sua resposta. (1,0)
Obs.: Não se esqueça de deixar indicado os cálculos!!!!
Tabela 1 Estágio de desenvolvimento, dimensões da cápsula cefálica e
duração (em dias) do período larval de uma lagarta fictícia.
	Estágio de desenvolvimento
	Cápsula
cefálica
	Duração
(dias)
	1º instar
	0,5 cm
	5
	2º instar
	0,8 cm
	6
	3º instar
	1,5 cm
	6
	4º instar
	2,7 cm
	5
	5º instar
	4,3 cm
	6
	6º instar
	6,5 cm
	5
A prova deverá ser feita em trio!!!
Vocês deverão entregar a prova até as 18h de terça feira (06/09/2022).

Continue navegando