Buscar

Atividade 1 vale 2 pts

Prévia do material em texto

1) Explique cada fase do modelo da história natural da doença, e cite a qual nível de prevenção corresponde a cada uma delas
​
1. A Fase do Período PRÉ-PATOGÊNICO: onde o Agente, uma bactéria ou radiação... é exposta no hospedeiro. Ou seja, a pessoa vai reagir de acordo com sua idade, genética, imunidade e o agente vai interagir e viver em equilíbrio com este organismo e ambiente. Sua prevenção é a PRIMÁRIA, que “podem ser medidas gerais e educativas de resistência e bem estar geral dos indivíduos” (Furtado e Oliveira, 2019, p.19).
2. A Fase do Período PATOGÊNESE PRECOCE: onde o hospedeiro começa a ter alterações celulares, mas não há sinais da doença e sintomas. Sua prevenção é a SECUNDÁRIA que tem como base um diagnóstico precoce e precisa limitar o dano quanto antes para buscar uma redução dos fatores de risco.
3. A Fase do Período PATOGÊNESE AVANÇADA: a doença começa a ter manifestações e já vai para o estado clínico para a prevenção SECUNDÁRIA intervenha, limite, minimize, reduza as sequelas da doença.
4. A Fase de RECUPERAÇÃO: o indivíduo e a intervenção tem sucesso. Sua prevenção é a TERCIÁRIA, a reabilitação.
5. A fase de INCAPACIDADE OU MORTE a prevenção é a TERCIÁRIA, o indivíduo consegue ser reabilitado intervindo nas sequelas, ou então vem a falecer.
2) Ainda que o modelo mostre a evolução de uma doença e as ações sanitárias para cada fase, ele possui limitações. Qual é a crítica que este modelo recebeu, apesar de suas contribuições?
A CRÍTICA SERIA QUE ESSE MODELO NA HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA, ELES NÃO CONSIDERAM OS FATORES CONDICIONANTES COMO AS CONDIÇÕES DE VIDA, DE TRABALHO, SOCIAL NA SAÚDE DESSAS PESSOAS. “O QUE REDUZ O CONCEITO DE SAÚDE COMO ESTRITAMENTE BIOLÓGICO, IGNORANDO A DIMENSÃO SOCIAL QUE ENVOLVE O PROCESSO SAÚDE DOENÇA”. (MENEGHEL, 2015 APUD UNICESUMAR, 2019)

Continue navegando