Buscar

ATIVIDADE AP1 CORPORAL

Prévia do material em texto

A)Com base no estudo dessa unidade, descreva os tipos de tecido adiposo presentes no organismo humano.
R: há dois tipos de tecidos adiposos distribuídos pelo corpo: o tecido adiposo unilocular, ou amarelo, cujas células apresentam uma única gota de lipídio em quase todo o citoplasma; e o tecido adiposo multilocular, ou marrom;pardo, que apresenta em seu interior várias gotículas de lipídeos e um número maior de mitocôndrias.
B) Conforme os autores a pele é composta por três camadas. A partir das informações obtidas nessa unidade descreva a camada da pele que é considerada uma camada de gordura.
a pele e composta poe três camadas , a Epiderme , a derme e a Hipoderme ou camada adiposa que e formada por celulas adipositas.
O tecido adiposo é formado por um tipo específico de tecido conjuntivo, que, por sua vez, é responsável por reter lipídio em suas células adipócitas. O tecido adiposo concentra a maior reserva de energia do corpo humano, que se faz presente na forma de triglicerídeos. O tecido adiposo corresponde a cerca de 20 a 25% do peso corporal feminino e cerca de 15 a 20% do peso corporal masculino, em indivíduos com peso normal.
C) A partir do estudo do material didático discorra sobre os tipos de disfunções estéticas que atingem o tecido adiposo.
As disfunções esteticas que atingem o tecido adiposo soa as mais comuns sãoa lipodistrofia localizada acontece em locais . Geralmente, os homens tendem a acumular menos gordura que as mulheres, sendo mais comum na região abdominal (obesidade androide). O público feminino acumula gordura em regiões das pernas e do quadril (obesidade ginoide). Ambos, quando acometidos pela gordura localizada, têm o formato corporal alterado.
A obesidade também se relaciona à gordura corporal e ocorre em consequência de um desequilíbrio entre armazenamento e mobilização de gordura.
Outra alteração do tecido adiposo é a celulite, ou fibroedema geloide, uma alteração histopatológica presente na hipoderme. Trata-se de uma desordem localizada no tecido dérmico e subcutâneo, manifestando alterações vasculares e lipodistróficas.
Indicações e contraindicações dos ativos cosméticos
Adipol é um complexo de ácido tartárico, extratos de hera e bile bovina, tem propriedade tensoativas, antilipêmicas, antiespasmódicas, anti-inflamatórias e permeação dos capilares, sendo utilizado no tratamento de gordura localizada e celulite. Nicotinato de metila é um éster do álcool metílico e do ácido nicotínico,
agente hiperêmico (causa vermelhidão) devido ao seu efeito vasodilatador, promovendo o descongestionamento dos tecidos, sendo muito utilizado para o tratamento da celulite e da gordura localizada. Esse ativo necessita de uma atenção especial devido ao seu efeito irritante tópico. Contraindicações: sensibilizante, pode causar irritação cutânea, não indicado para pessoas com histórico de alergias ou sensibilidades da pele e gestantes.
 Argisil C é um silício orgânico hidrossolúvel que estimula a lipólise sem
penetrar no tecido adiposo, tem ação reparadora, antienvelhecimento, amenizadora de bolsas e inchaço, lipolítica e remodeladora, sendo utilizado no tratamento da gordura localizada e da celulite.
 Cafeína é uma substância do grupo das xantinas e um lipolítico que inibe a fosfodiesterase, a adenosina e os receptores da membrana, aumentando o AMP cíclico, favorecendo, assim, a lipólise. Além disso, protege contra a radiação UV, agindo como estimulante da microcirculação sanguínea da pele. É muito utilizada no tratamento da celulite e da gordura localizada, podendo ser encontrada em diversos tipos de plantas. Além dos grãos de café, também pode ser encontrada em folhas de alguns tipos de chás, na erva-mate, no guaraná e nos grãos de cacau. 
L-carnitina é um poderoso antioxidante natural, rico em flavonoides do
tipo polifenóis, que inibem o estresse oxidativo, sendo uma ótima associação com a cafeína. É muito utilizada como coadjuvante de cosméticos lipolíticos para tratamento de gordura localizada e celulite. A L-carnitina pode ser encontrada em carnes, laticínios e alguns tipos de grãos, como o trigo e o arroz.

Continue navegando