Buscar

Avaliação Final Objetiva - Psicologia e Comportamento Organizacional - Período letivo 2024 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
Período Letivo: 2024/1
Turma: 52261AG/3
Disciplina: Psicologia e Comportamento Organizacional
Prova: 80346641 – Avaliação Final Objetiva – individual
Peso da Avaliação: 4,00
01. Um grupo é constituído por duas ou mais pessoas que interagem entre si, de tal maneira que o comportamento e o desempenho de uma delas são influenciados pelo comportamento e pelo desempenho da outra. No entanto, os grupos não são todos iguais. Existe uma diferença que deve ser considerada na formação e atuação de um grupo de trabalho. Os grupos de trabalho podem ser divididos em dois tipos. Assinale a alternativa CORRETA quanto a esses dois tipos de grupo de trabalho:
A. ( ) Simples e composto.
B. ( x ) Formais e informais.
C. ( ) Principal ou paralelo.
D. ( ) Lateral e unilateral.
02.É a capacidade de utilizar o corpo para se expressar em atividades artísticas ou esportivas. Sobre essa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.
A. ( ) Inteligência naturalista.
B. ( x ) Inteligência sinestésica.
C. ( ) Inteligência espacial.
D. ( ) Inteligência intrapessoal.
03.O processo de comunicação é fundamental e é composto de sete partes. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA que cita cada parte desse processo: 
A. ( x ) Fonte, codificação, canal, decodificação, receptor, retroação e ruído.
B. ( ) Fonte, codificação, canal, decodificação, meio, retroação e repercussão.
C. ( ) Meio, codificação, transmissor, decodificação, receptor, retroação e ruído.
D. ( ) Fonte, codificação, canal, visão, receptor, repercussão, retroação e ruído.
04.Alguns autores desenvolveram estudos voltados ao sentido de explicar e compreender o pensamento humano com foco no desenvolvimento e falhas das capacidades intelectuais. Identificaram-se as inteligências múltiplas divididas. Essas inteligências se combinam e se organizam de maneiras diferentes em cada pessoa que se utiliza dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Nesse contexto temos diferentes inteligências. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição de inteligência espacial:
A. ( ) Pode ser descrita como habilidade para entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivação e desejos de outras pessoas.
B. ( ) É a capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. Um campeão de ginástica olímpica ou um dançarino famoso, com certeza, possuem essa inteligência bem desenvolvida.
C. ( x ) Habilidade para receber com precisão o mundo visual, transformar e modificar percepções e recriar a realidade visual.
D. ( ) É a capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com essa inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade der aprendizado de idiomas.
05.Conforme estudado, a síndrome de burnout é definida por alguns autores como uma reação à tensão emocional crônica gerada a partir do contato direto e excessivo com outros seres humanos. A síndrome de burnout envolve três componentes. Assinale a alternativa CORRETA que indica quais são esses três componentes:
A. ( ) Dificuldade de organização e planejamento em longo prazo. Níveis de energia para execução de tarefas ficam reduzidos. Tendência a ignorar novas informações.
B. ( ) Negligência na resolução de problemas e execução de tarefas. Resistência a mudanças. Empobrecimento da criatividade.
C. ( x ) Exaustão emocional. Despersonalização. Falta de envolvimento pessoal no trabalho.
D. ( ) Decréscimo da concentração e atenção. Diminuição da capacidade de observação. Aumento no número de erros.
06.Algumas medidas diretas e indiretas podem ser realizadas como formas de prevenção à Síndrome de Burnout, como ter hábitos de vida saudáveis: manter uma dieta equilibrada, realizar atividades físicas e dormir de maneira adequada. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um exemplo de medida direta de prevenção à Síndrome de Burnout:
A. ( ) Reserve um tempo para você mesmo.
B. ( x ) Estabeleça suas prioridades.
C. ( ) Conheça técnicas de como lidar com o estresse.
D. ( ) Procure ajuda profissional, se julgar necessário.
07.A Universidade de Brasília realizou uma pesquisa na qual mostrou que o número de trabalhadores com doenças mentais aumentou nos últimos anos. Nesta pesquisa, foi verificado que cerca de 48% dos afastamentos que se estendem por mais de 15 dias ocorrem por causa de algum tipo de doença mental. É importante salientar que a doença mental, como a depressão, nunca vem sozinha. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um fator que pode favorecer o surgimento da depressão: 
FONTE: TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento. Rio de janeiro: SENAC, 2007.
A. ( ) Agressividade.
B. ( ) Euforia.
C. ( x ) Alcoolismo.
D. ( ) Satisfação.
08.Desde seu surgimento como ciência a psicologia vem expandindo seus campos de pesquisa e atuação. A psicopatologia é uma área que pesquisa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o que essa área estuda:
A. ( x ) O comportamento anormal do ser humano.
B. ( ) As mudanças no ciclo de vida das pessoas.
C. ( ) Aperfeiçoa a aplicação de testes psicológicos.
D. ( ) O processo de informação do sistema nervoso.
09.O estresse é um componente presente na vida moderna. Ele se caracteriza por quatro fases. Em uma delas, a pessoa estressada desenvolve doenças como herpes, gastrite e hipertensão arterial. Além disso, a pessoa está acima dos seus limites e com uma sensação de cansaço contínua. Estas características correspondem a qual fase do estresse? 
A. ( x ) Fase de quase exaustão. 
B. ( ) Fase de exaustão. 
C. ( ) Fase de resistência. 
D. ( ) Fase de alerta.
10.Além dos estilos de liderança mais conhecidos, como é o caso dos estilos autocrático, liberal e democrático há também a liderança situacional. Sobre as características da liderança situacional, analise as afirmativas a seguir: 
I – A liderança situacional prevê a combinação dos traços de personalidade e comportamento do líder ao contexto ambiental, para determinar qual é o estilo de liderança adequado.
II – A liderança situacional é um fenômeno situacional baseado em três elementos: forças no líder, forças nos subordinados e forças na situação.
III – O enfoque central da liderança situacional é a flexibilidade diante das situações; no entanto, não se recomenda que o líder assuma padrões de liderança distintos, conforme as tarefas ou seus liderados.
A. ( ) Somente a afirmativa II está correta.
B. ( ) As afirmativas I e III estão corretas.
C. ( ) Somente a afirmativa III está correta.
D. ( x ) As afirmativas I e II estão corretas.
11. (ENADE, 2012) A segunda metade do século XIX foi caracterizada pela utilização dos métodos das ciências naturais em pesquisas de fenômenos mentais. Técnicas foram elaboradas, livros foram escritos e aparelhagens, desenvolvidas. Alguns filósofos enfatizam a importância dos sentidos, enquanto cientistas buscavam descrever seu funcionamento. Entretanto, faltava quem propusesse unir, sintetizar essas duas posições e reconhecimento da Psicologia como uma ciência, à exposto, analise as sentenças a seguir: 
I – A Psicofísica, desenvolvida sobretudo por Fechner, foi responsável por apresentar a síntese mencionada no texto e, assim, contribuiu para o reconhecimento da Psicologia como ciência.
II – O estudo da experiência consciente realizado por Wilhelm Wundt no laboratório de Leipzig atendeu ao Zeitgeist do período e marcou o efetivo ingresso da Psicologia no campo das ciências.
III – As alterações efetuadas por Titchener no sistema teórico wundtiano foram responsáveis pelo atendimento pleno das exigências acadêmicas e culturais da época.
A. ( ) I, apenas.
B. ( ) II e III, apenas.
C. ( ) I e III, apenas.
D. ( x ) II, apenas.
12. (ENADE, 2006) Muitas empresas têm dificuldades de promover mudanças nos comportamentos de seus funcionários no ambiente de trabalho.
PORQUE
As crenças, valores e atitudesque compõem a cultura organizacional influenciam comportamentos dos funcionários na empresa.
A. ( ) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
B. ( x ) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
C. ( ) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
D. ( ) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Outros materiais